domingo, 11 de março de 2018

Medicina Funcional e Doenças Inflamatórias


É um assunto, realmente, de meu interesse. Em meio a perca de pessoas que amo como minha filha que veio a óbito em decorrência de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), em 2005 e o meu pai em decorrência da Doença de Addison (DA) também conhecida como Insuficiência Adrenal, em 2017... pude constatar no decorrer do tratamento e do agravamento destas doenças que nada de medicina preventiva foi realmente feito.

Geralmente, nós familiares, amigos e curiosos, ficamos atônitos e devastados diante da "descoberta da doença". Palpitamos, porém não temos a formação médica geral ou específica necessária. Então, nos omitimos paralisados diante do diagnóstico de doença auto-imune, doença grave ou incurável, debilidade progressiva, de doença que pode causar a morte se não tratada. Eis o x da questão: o tratamento. Nos enchemos de esperanças. Ficamos céticos. Imploramos por um milagre. 

A morte põe um ponto final em nossas expectativas de possível melhora e cura. Nada mais pode ser feito. O certo é que a morte também elimina quaisquer resquício de dúvidas que pudéssemos ter quanto ter visto ou não sucumbir mais uma vítima da medicina PA- LI- A- TI- VA. Na minha opinião esta medida deveria ser estritamente provisória enquanto se busca a causa, mas quando aplicada de forma continuada e permanente (enquanto viver) ela se torna desumana, pois se sabe que pode até aliviar os sintomas (às vezes nem isso), mas não trata a causa e não cura a doença.

Trágico. Traumático Revoltante. Frustrante. Sim, os médicos falharam. Contudo, como já ouvi o médico Lair Ribeiro e também o médico Dayan Siebra dizer em seus vídeos: "Ninguém é mais responsável por sua saúde que você mesmo". 



A INFLAMAÇÃO É UM TEMA "QUENTE" NA MEDICINA. Parece ligado a quase todas as doenças crônicas conhecidas - de doenças cardíacas a câncer, diabetes a obesidade, autismo a demência e até depressão.

Outras doenças inflamatórias, como alergias, asma, artrite e doenças auto-imunes estão aumentando a taxas dramáticas. Como médicos, somos treinados para parar a inflamação com aspirina, medicação anti-inflamatória, como Advil ou Motrin, esteróides, e cada vez mais poderosa medicação de supressão imune com efeitos colaterais sérios.

Mas não somos treinados para encontrar e tratar as causas subjacentes da inflamação em doenças crônicas. Alérgenos escondidos, infecções, toxinas ambientais, uma dieta inflamatória e estresse são as causas reais dessas condições inflamatórias.

As doenças auto-imunes, especificamente, agora afetam 24 milhões de pessoas e incluem artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla, doença da tireoide, doença inflamatória intestinal e muito mais.

Estes são frequentemente abordados por medicação de supressão imune poderosa e não por abordar a causa. Isso é como tomar muita aspirina enquanto você está de pé em uma tachinha. O tratamento não é mais aspirina ou um forte supressor imune, mas removendo a aderência.

Encontrando a fonte

Você quer acabar com a inflamação no seu corpo, você deve encontrar a fonte. Trate o fogo, não a fumaça. Em medicina, na maior parte das vezes, somos ensinados a diagnosticar doenças por sintomas, NÃO por causa subjacente.

A medicina funcional, o paradigma emergente do século 21 do sistema de medicina, ensina-nos a tratar a causa, não apenas os sintomas, para fazer a pergunta POR QUE você está doente, não apenas "que doença você tem".

Recentemente, participei de uma discussão em grupo com um médico convencional, um reumatologista e paciente com doença auto - imune , e um dos meus pacientes que foi curado de uma doença auto-imune complexa ao abordar as causas.

O foco dos outros médicos, no entanto, foi sobre como suprimir a inflamação com medicação, não encontrar e tratar a causa. A medicina funcional é uma maneira diferente de pensar sobre doenças que nos ajudam a entender e tratar as causas reais da inflamação em vez de encontrar maneiras inteligentes de desligá-la. A medicina como é praticada hoje é como tirar a bateria de um detector de fumaça enquanto um fogo queima sua casa!

As condições auto-imunes estão ligadas por um processo bioquímico central: uma resposta imune desenfreada também conhecida como inflamação sistêmica que resulta em seu corpo atacando seus próprios tecidos.

Quando meu paciente descreveu como ele curou sua doença auto-imune encontrando e eliminando as causas da inflamação em sua dieta e meio ambiente, foi descartado como uma "remissão espontânea". Em face de um caso clínico paradigmático, esses médicos dificilmente estavam curiosos e rapidamente desprezível, descrevendo o que foi compartilhado como anedótico.

Meu paciente nesse painel, um pai de três anos de idade, trabalhador de 46 anos, já estava tão inflamado que mal conseguiu funcionar. Ao tratar as causas subjacentes de sua inflamação, ele agora está em boa saúde vibrante, desfrutando de sua vida com seus filhos e totalmente capaz de cuidar deles.

Histórias como essas (e muitas outras que compartilhei em meus blogs, livros e na televisão) não são anedotas, mas uma bússola gigante que nos indica a direção que devemos procurar encontrar respostas para nossos problemas de saúde.

No blog de hoje, vou explicar o que é a auto-imunidade, como as espirais da inflamação estão fora de controle, descrevem algumas das causas subjacentes desses incêndios no corpo e fornecem nove etapas para esfriar os incêndios da inflamação e superar condições que variam de alergias para artrite e mais.

Auto-imunidade: o que é e como ocorre

Estamos enfrentando uma epidemia de alergias (60 milhões de pessoas), asmáticas (30 milhões de pessoas) e doenças auto-imunes (24 milhões de pessoas). Doenças auto-imunes incluem artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla, psoríase, doença celíaca, tiroide doença, e as muitas outras síndromes rígidos de classificar no século 21.

Estas são todas condições auto-imunes e, na sua raiz, estão ligadas por um processo bioquímico central: uma resposta imune desenfreada também conhecida como inflamação sistêmica que resulta em seu corpo atacando seus próprios tecidos.

Seu sistema imunológico é sua defesa contra invasores. É o seu exército interno e tem que distinguir claramente o amigo do inimigo - para conhecê-lo dos outros. A auto-imunidade ocorre quando seu sistema imunológico se confunde e seus próprios tecidos são pegos em fogo amigável.

Seu corpo está lutando contra algo - uma infecção, uma toxina, um alérgeno, um alimento ou a resposta ao estresse - e de alguma forma redireciona seu ataque hostil em suas articulações, seu cérebro, sua tireoide, seu intestino, sua pele ou às vezes seu corpo inteiro.

Esta confusão imunológica resulta do que é referido como mimetismo molecular. As abordagens convencionais não têm um método para encontrar o insulto causando o problema. O medicamento funcional fornece um mapa para descobrir qual molécula as células estão imitando.

Curiosamente, os transtornos auto-imunes ocorrem quase que exclusivamente em países desenvolvidos. Pessoas em nações pobres, sem amenidades modernas, como água corrente, banheiros sanitários, máquinas de lavar roupa e quintais estéreis não recebem essas doenças.

Se você cresceu em uma fazenda com muitos animais, também é menos provável que você tenha algum desses distúrbios inflamatórios. Jogar na sujeira, estar sujo e estar exposto a insetos e infecções treina seu sistema imunológico para reconhecer o que é estrangeiro e o que é "você".

Neste país, as doenças auto-imunes, quando tomadas em conjunto, são um enorme encargo para a saúde. Eles são a oitava causa de morte entre as mulheres, reduzindo a duração média do paciente por oito anos. O custo anual de cuidados de saúde para doenças auto-imunes é de US $ 120 bilhões ao ano, representando quase o dobro da carga econômica de cuidados de saúde do câncer (cerca de US $ 70 bilhões por ano). (Eu)

Infelizmente, muitos dos tratamentos convencionais disponíveis podem fazer você se sentir pior. Medicamentos anti-inflamatórios como Advil, esteróides, supressores imunes como o metotrexato e os novos bloqueadores de TNF-alfa como Enbrel ou Remicade podem levar a hemorragias intestinais, insuficiência renal , depressão , psicose, osteoporose, perda de músculo e diabetes, para não mencionar esmagadora infecção e câncer . ( ii )

Quando usados ​​seletivamente, essas drogas podem ajudar as pessoas a recuperar suas vidas. Mas eles não são uma solução a longo prazo. Eles não devem ser o fim do tratamento, mas uma ponte para esfriar a inflamação enquanto tratamos a causa raiz da doença.

Há outra maneira de lidar com condições auto-imunes. Deixe-me compartilhar a mesma história que eu disse aos médicos nesse painel.

Recuperando da auto-imunidade: abordando as causas radicais da inflamação

Meu paciente Sam acabou com uma longa desadaptação pelo sistema médico antes de vir me ver. Durante anos, ele passou de médico para médico obtendo todos os tipos de rótulos para seus problemas, mas sem ajuda real para tratá-los.

Este trabalhador profissional, uma vez saudável, de repente, desenvolveu de repente uma série de condições inflamatórias, incluindo sinusite crônica e infecções da próstata. Muitos médicos lhe deram muitos antibióticos para essas infecções.

Pouco tempo depois, ele desenvolveu dores de peito severas e foi para a sala de emergência. Enquanto ele estava lá, os médicos encontraram linfonodos inchados e disseram que ele tinha linfoma, uma forma de câncer. Durante três semanas ele viveu em desespero até os resultados da biópsia voltarem. Descobriu que ele não tinha câncer, mas uma doença auto-imune. Qual doença autoimune? Os médicos não tinham certeza ...

Ele teve muitos resultados anormais de teste de sangue - como baixa contagem de glóbulos brancos e plaquetas, níveis elevados de auto-anticorpos de todos os tipos (anticorpos que atacam nossos próprios tecidos), imunoglobulinas altas (os soldados do sistema imunológico) e tireóide autoimune doença. Mas os médicos tiveram dificuldade em colocar o dedo sobre o que estava errado. Eles não podiam rotulá-lo.

Enquanto isso, Sam desenvolveu síndrome metabólica e ganho de peso (pré-diabetes) como resultado da inflamação desenfreada em seu corpo.

Aqui está uma citação de uma das notas de seu especialista:

"Se ele tem lúpus ou síndrome de Sjogren é um pouco obscuro. Independentemente disso, ele simplesmente precisa de observação e nenhuma intervenção terapêutica neste momento ".

Isso, infelizmente, é muito comum. O que exatamente eles planejaram observar, quão ruim ele se sentia? Ou eles apenas esperariam que ele piorasse antes de intervir?

Foi quando ele veio até mim. Usando uma abordagem de medicina funcional, uma nova maneira de pensar sobre as causas e desequilíbrios subjacentes em doenças crônicas, comecei a fazer perguntas simples a Sam. Então eu fui a caça de toxinas, alérgenos e infecções - todas as causas comuns de inflamação - e encontrei as verdadeiras causas de seus sintomas.

Ele tomou tantos antibióticos que alteraram sua flora intestinal ou bactérias e promoveram o crescimento excessivo de leveduras. Fungus floresciam em seu corpo, crescendo entre os dedos dos pés, as unhas dos pés, a virilha e o couro cabeludo. Ele tinha bactéria Helicobacter pylori em seu intestino. Ele tinha um intestino vazado (permeável) e reagiu a muitos alimentos, incluindo produtos lácteos e glúten. Ele estava exposto a toxinas em seu trabalho e tinha altos níveis de mercúrio. E ele teve infecções crônicas dos seios paranasais.

Então fomos trabalhar a desintoxicação. Tratava fungos com anti-fungícos e o H. pylori com antibióticos, livrava-se de suas alergias alimentares, fixava seu intestino, desintoxicava-o de metais e limpava os seios paranasais.

Então eu ajudei a curar seu sistema imunológico apoiando-o com nutrientes. Eu dei-lhe zinco, óleo de peixe, vitamina D, ervas e probióticos, e colocá-lo em uma dieta limpa, completa, sem alergênios, anti-inflamatória.

Na sua próxima visita de acompanhamento, perguntei a Sam como estava fazendo, esperando que ele dissesse que ele se sentia um pouco melhor. No entanto, sua resposta me surpreendeu. Ele disse que se sentia bem.

"E a fadiga?", Perguntei.
"Eu tenho uma grande energia".
"E quanto ao inchaço e gases?"
"Não."
"E o refluxo?"
"Acabou."
"E quanto a seus seios paranasais e fleuma crônica?"
"Tudo limpo."
"E quanto a sua memória e problemas de concentração?"
"Tudo melhor."
E ele perdeu 15 kilos...

Quando os exames laboratoriais chegaram, confirmaram o que ele me disse - todas taxas voltaram ao normal. As células brancas aumentaram e seus marcadores imunológicos se acalmaram.

Os resultados de Sam simplesmente refletem a aplicação de um novo modelo de pensamento sobre problemas chamados de medicina funcional - é uma maneira de chegar à raiz dos problemas de saúde e tratar as causas subjacentes do que o aflige em vez de suprimir os sintomas com medicamentos.

Se você tem uma doença auto-imune, aqui está o que você precisa para pensar e fazer.

Nove Passos para o Tratamento da Doença Autoimune
  1. Verifique se há infecções ocultas - leveduras, vírus, bactérias, Lyme, etc. - com a ajuda de um médico e tratá-los.
  2. Verifique se há alergênios de alimentos escondidos com testes de alimentos de IgG ou apenas experimente a Dieta UltraSimple, que é projetada para eliminar a maioria dos alérgenos alimentares.
  3. Faça o teste para a doença celíaca, que é um exame de sangue que qualquer médico pode fazer.
  4. Verifique se a toxicidade dos metais pesados. Mercúrio e outros metais podem causar auto-imunidade.
  5. Corrija seu intestino. Para detalhes, veja meu blog sobre a síndrome do intestino irritável .
  6. Use nutrientes como óleo de peixe, vitamina C, vitamina D e probióticos para ajudar a acalmar sua resposta imune naturalmente.
  7. Faça exercício regularmente - é um anti-inflamatório natural.
  8. Pratique o relaxamento profundo como ioga, respiração profunda, biofeedback ou massagem, porque o estresse piora a resposta imune.
  9. Informe o seu médico sobre a Medicina Funcional e incentive-o a obter formação - vá para www.functionalmedicine.org para obter mais informações e obter uma cópia do livro de texto para medicina funcional .
Experimente estes passos e veja se você não começa a se sentir menos inflamado. Como eu disse anteriormente, as respostas estão bem na sua frente. Trate as causas subjacentes da sua doença e você começará a experimentar uma saúde vibrante mais uma vez.

fonte

http://wisemindhealthybody.com/dr-hyman/9-steps-heal-autoimmune-disease/?c=JER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.