sábado, 29 de julho de 2017

Milho Roxo


Aqui no Brasil, só conhecemos o milho amarelo, que chamamos de milho verde. Mas, no Peru, existe uma grande variedade de milhos, entre eles, o milho roxo, que oferece vários benefícios para a saúde.

Segundo a Revista Nutraceuticals World, o milho roxo possui um potente efeito antioxidante, graças a seu teor de antocianinas. Essas substâncias colaboram para:

a regeneração das células e tecidos do corpo
estimular a circulação sanguínea
reduzir o colesterol
promover a formação de colágeno
aumentar os níveis de energia
diminuir o risco de catarata
prevenir a artrite
diminuir o risco de diabetes
proteger a saúde do coração e das artérias

Segundo especialistas, o consumo de milho roxo é indicado para todas as pessoas, sobretudo por quem apresenta uma tendência a doenças degenerativas e metabólicas, como diabetes, hipertensão, cardiopatias etc.

O pigmento do milho roxo também se mostrou eficaz na prevenção do câncer de cólon, mais um motivo para começar a consumi-lo.

A seguir, daremos a receita da Chicha Morada, uma bebida típica peruana que, além de saborosa, é muito saudável.
Receita de Chicha Morada

A Chicha Morada leva milho roxo, cascas de maçã e abacaxi, o que lhe confere muitas capacidades curativas.


Refrescante e desintoxicante, ela é uma excelente alternativa a refrigerantes e a outros tipos de bebidas açucaradas, que só elevam o nível de glicose no sangue e aportam poucos nutrientes.

Por ser cozida, pode ser guardada na geladeira por alguns dias, sem estragar.

Esta receita também rende muito: você vai preparar entre 3 a 4 litros. É uma boa opção para festas de aniversário, churrascos e outras celebrações.

Ingredientes
5 litros de água
1 kg de milho roxo
1 abacaxi inteiro
5 maçãs verdes
5 paus de canela
25 cravos-da-índia
Açúcar, mel ou adoçante a gosto

Como fazer:
Descasque o abacaxi e separe as cascas da maçã da sua polpa. Reserve as maçãs descascadas numa vasilha com água e suco de limão para não escurecer.


Coloque as cascas de maçã numa panela grande, adicione o abacaxi em cubos e todos os demais ingredientes. Quebre o milho roxo em pedaços menores e junte à mistura. Deixe em fogo médio até ferver. Quando iniciar a fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 15 minutos. E está pronto! Agora é só coar e deixar esfriar. Se quiser, pode adicionar um pouco de suco de limão. Sirva em copos com as maçãs reservadas cortadas em cubinhos, bastante gelo e um ramo de hortelã ou fatia de abacaxi para decorar.

Encontrar o milho roxo pode não ser tão fácil no Brasil, mas mercados típicos peruanos e lojas de alimentos naturais podem oferecer alguns exemplares.

Outras benefícios do milho

Um dos cereais mais consumidos do mundo, o milho é uma excelente fonte energética, por causa de seu alto teor de carboidratos. Pão de milho, broas, bolos, bolachas, papas e cremes de milho são pratos comuns em várias regiões do Brasil e do mundo. No Nordeste brasileiro, o milho assado e cozido é consumido o ano inteiro, juntamente com muitas comidas à base deste cereal, como a canjica e a pamonha, no mês de junho.

Também possui as vitaminas A, B e E, além de fibras, que previnem a prisão de ventre, hemorroidas e outras doenças do intestino.

Por seus nutrientes, o milho é indicado para alimentar pessoas que estejam com o sistema imune deficiente, e também para crianças e adolescentes, que precisam de muita energia. Os atletas também podem se beneficiar deste alimento, que além de saboroso é bastante versátil.

Para degustar o milho puro, basta cozinhá-lo até que os grãos fiquem moles, em água com sal. Muitas pessoas gostam de temperá-lo com manteiga, orégano ou queijo ralado. Uma delícia!

Receita: Disney Babble


CHICA MORADA

Conhecido como Chicha Morada, essa é uma receita de origem peruana, elaborada pelo chef James Hollister, do Bar Exquisito!

“Combina muito bem com iogurte e granola para um café da manhã saudável ou mesmo só para refrescar, a qualquer momento durante o dia. Uma ótima alternativa ao refrigerante em festas de crianças e em churrascos também”, comenta o chef.

Segundo ele, para encontrar o milho roxo, vale procurar em feiras bolivianas, hortifrutis e mercadões, e esperar o tempo certo da receita para pegar o sabor no fogão. O suco pode ficar na geladeira por até 3 dias, sem problemas!

“É uma bebida com muitos benefícios para a saúde: o milho roxo tem propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, as cascas de maçã e abacaxi são repletas de vitaminas e minerais”, revela.

Confira a receita, que rende de 3 a 4 litros. 

Ingredientes
Você vai precisar de:

Água: 5 litros
Milho roxo: 1 kg
Abacaxi: 1 unidade
Maçã verde: 5 unidades
Canela em pau: 5 unidades
Cravo-da-índia: 25 unidades
Açúcar: a gosto (pode ser mascavo, mel ou adoçante)

Modo de preparo
Descasque o abacaxi e retire a coroa - pode guardá-la para decorar sua jarra ou os copos depois.
Descasque as maçãs e jogue as cascas numa panela de tamanho suficiente para receber todos os ingredientes. Guarde a fruta para cortar em pedacinhos e colocá-los no suco na hora de servir. Dica: deixe a maçã submersa em água com suco de limão para não escurecer.
Junte os demais ingredientes na panela. Recomenda-se dar uma quebradinha no milho roxo, se ele estiver inteiro, e esquentar no fogo médio até começar a ferver.
Depois, abaixe o fogo e deixe em infusão em fogo bem baixo, durante 45 minutos. Apague o fogo e deixe 'curtir', tampado por mais 15 minutos.
Passe pela peneira em uma jarra com um pouco de gelo e mantenha na geladeira até servir.
Monte seus copos ou faça a montagem na jarra com gelo e pedaços de fruta e decore com algumas folhas da coroa.
Se quiser, pode acrescentar uva-passa, noz-moscada, uva, pera ou suco de limão para diferenciar, caso prefira seu suco um pouco mais azedinho.

FONTE

http://disneybabble.uol.com.br/br/cozinhar/bebidas/suco-saud%C3%A1vel-e-inusitado-com-milho-roxo

https://www.facebook.com/FrancoNoriegaOfficial/

https://www.oleoo.com.br/beneficios-do-milho-roxo-e-uma-receita-para-voce-inclui-lo-na-dieta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.