quinta-feira, 11 de maio de 2017

Sintomas da Menopausa


Você conhece os sintomas da menopausa? Pode estar chegando a sua vez! Existem alguns sintomas fáceis de diagnosticar. O assunto que abordaremos hoje é um tanto delicado para muitas mulheres. Pensar em entrar na menopausa faz com que algumas sintam-se velhas e, muitas vezes, o psicológico pode ser nosso pior inimigo.

Quando chegamos à menopausa, significa que estamos deixando para trás a nossa fase de reprodução e, apesar de esse momento ser ignorado pela maioria das mulheres que ainda não entrou nele, é algo ao qual deve se dar uma certa atenção.

Algo que passa desconhecido por grande parte de nós é a perimenopausa. Você já ouviu falar?

A perimenopausa é o momento em que os nossos órgãos reprodutivos começam a deixar de funcionar para a reprodução propriamente dita. Nossas produções de progesterona e estrogênio começam a sofrer alterações, causando uma irregularidade menstrual e, consequentemente, a irregularidade na frequência da ovulação.

Esse período geralmente dura dois anos e pode acontecer a qualquer momento entre os 40 e os 50 anos da mulher. A diferença da perimenopausa e a menopausa é que, durante a primeira, a mulher ainda possui a chance de engravidar, já que, apesar de serem mais raras, as ovulações ainda acontecem.

É como se a perimenopausa fosse a porta de entrada da menopausa. E junto com a alteração do ciclo menstrual, ela pode ser a primeira fase em que a mulher sofre muitas alterações hormonais, alterando também o seu humor. Tristeza, depressão, ansiedade, aumento de peso, são sintomas que podem acometer as mulheres já na perimenopausa.

É importante lembrar que todo e qualquer sintoma incomum que venha a lhe acometer deve ser relatado ao seu médico ginecologista. Se você vem sentindo alguma das mudanças hormonais e psicológicas mencionadas acima, não deixe de investigar. O período da menopausa geralmente precisa de acompanhamento.


Para aliviar os sintomas da peri e da menopausa, a dica é reforçar uma alimentação muito balanceada e saudável. Outra dica, é tomar chá de amora. Nós trouxemos a receita para vocês.

Ingredientes:

Água: 1 litro
Folhas de amora: 3 folhas picadas

Modo de preparo:

1. Ferva a água e adicione as folhas de amora;
2. Desligue o fogo e tampe a panela;
3. Depois, é só coar antes de beber!

A dica aqui é ingerir 4 xícaras desse chá todos os dias, nos intervalos das refeições. Muitas mulheres afirmaram que esse chá ajudou na redução de até 1,5kg por semana, acompanhado de uma dieta balanceada e exercícios físicos.


Saiba se pode ser menopausa
Ginecologista

Os sintomas da menopausa normalmente têm início entre os 45 e 55 anos de idade, quando a menstruação passa a ser irregular e surgem problemas como ondas de calor, aumento da produção de suor e pele e cabelos ressecados.

A menopausa acontece devido à diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher, e a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com cada organismo.

Sintomas que confirmam a menopausa


Se tem mais de 40 anos e acha que pode estar entrando na menopausa, selecione os seus sintomas:

1. Menstruação irregular
Sim
Não
2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos
Sim
Não
3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente
Sim
Não
4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono
Sim
Não
5. Cansaço frequente
Sim
Não
6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza
Sim
Não
7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono
Sim
Não
8. Secura vaginal
Sim
Não
9. Queda de cabelos
Sim
Não
10. Diminuição da libido
Sim
Não

Estes sintomas e a sua intensidade variam de mulher para mulher, porque enquanto algumas não apresentam qualquer alteração, outras apresentam sintomas muito intensos e difíceis de ignorar.

A idade da menopausa também varia de uma mulher para outra. Em média, ela ocorre perto dos 50 anos, mas há mulheres que iniciam a menopausa antes dos 40 e há quem passe por ela depois dos 52, dependendo da genética e do estilo de vida da mulher.

Diagnóstico da menopausa

O diagnóstico da menopausa é feito com base nos sintomas que a mulher apresenta e a sua principal característica é ficar sem menstruar por pelo menos 12 meses consecutivos. O médico também poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de FSH no sangue para comprovar a menopausa.

Tratamento para menopausa

O tratamento para menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva. Ele pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo ginecologista a base de estrogênio e progesterona, mas é contraindicado para mulheres que apresentam hipertensão descontrolada ou colesterol alto, neste caso, pode-se sugerir a suplementação com soja.

Outra opção para o tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais, como Agnocasto (Agnus castus), Dong quai (Angelica sinensis) ou Erva-de-são-cristóvão (Cimicifuga Racemosa), sob orientação médica. Para mais dicas do que você pode fazer para aliviar o desconforto da menopausa assista o vídeo a seguir:



FONTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.