terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Tomilho


De origem europeia o tomilho é um subarbusto aromático da família das labiadas, muito usado na culinária e na medicina natural. As propriedades dessa planta são várias e o tomilho ainda é utilizado na indústria de perfumaria, em especial no fabrico de sabonetes, visto que seu cheiro é muito agradável. Antibiótico natural, o tomilho também ajuda na digestão, descontração muscular, acalmando o sistema nervoso e até mesmo contribuindo com benefícios para casos de estresse e depressão.


As propriedades do tomilho 

É antioxidante, antisséptico e antidepressivo; Contém aroma agradável que serve como desodorante e desinfetante; É diurético, tônico e pode servir para cólicas, diarreias, azia e má digestão; Doenças no sistema respiratório são tratadas, como a bronquite, catarro, aftas, tosses, dores de garganta e outras inflamações na boca; Ajuda no combate à gripe e à anemia; Diminui consideravelmente o corrimento vaginal; Fortalece os cabelos, evitando a queda; Elimina a acne e clareia suas manchas.



Cuidado!

O uso do tomilho não é indicado para as pessoas com casos de insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes. Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, pois pode causar convulsões, toxidade no fígado, albuminúria e hematúria. Evite ingerir o tomilho por tempo prolongado.

Receita – Chá de tomilho



Em um recipiente, que não seja de plástico ou metal, coloque um ramo pequeno do tomilho e coloque um litro de água fervente por cima. Deixe em infusão por uma hora, coe e beba. Em casos de gripe, prefira beber o chá bem quente, principalmente se as vias respiratórias estiverem obstruídas, neste caso inspire o vapor do chá também. Pode adoçar a infusão com uma colher de chá de mel.

Muito utilizado em receitas da culinária mediterrânea, principalmente, na França, o tomilho é uma erva aromática indispensável no preparo do bouquet garni tradicional e uma das ervas da Provença (“herbes de Provence”, em francês). Possui aroma e sabor que lembram o orégano, porém mais delicados.

É o ingrediente que dá um toque sofisticado a carnes vermelhas, podendo ser utilizado para temperar a própria carne ou o molho que a acompanha. Uma carne grelhada, por exemplo, pode ser pincelada com azeite e folhinhas de tomilho. No caso dos molhos, uma combinação é certeira: vinho tinto e tomilho. Em ambos os casos, ele pode ser utilizado fresco ou seco, lembrando que o tomilho fresco é sempre mais aromático.

Tomilho é extremamente potente na melhoria da saúde geral, e oferece inúmeros benefícios para a saúde, é rico em minerais, como cálcio, ferro e potássio e age como um antioxidante.

Suas propriedades medicinais são freqüentemente usadas na indústria por fábricas farmacêuticas, em produtos para o tratamento da esclerose múltipla, lúpus, artrite reumatoide e fibromialgia.

Esta planta benéfica regula a pressão arterial, trata tosse e bronquite, ajuda à formação de glóbulos vermelhos, trata a fadiga crônica, asma, dor de garganta, laringite, lúpus, fibromialgia, lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla e tireoidite de Hashimoto.

Tomilho-limão


O tomilho-limão é uma variedade mais exótica da erva e possui um sabor levemente cítrico. Essa característica faz com que ele harmonize com peixes. Mesmo assim, deve ser utilizado com parcimônia, para que sabor não fique muito forte. Uma dica infalível no preparo de peixes assados é regá-los com uma mistura de suco de laranja e folhinhas de tomilho-limão.

Combina com

Caso queira combinar outras ervas com o tomilho, utilize plantas da mesma família aromática. Ele pode ser usado juntamente com alecrim, salsa, orégano, louro ou coentro, de acordo com o manual de cozinha da escola francesa Le Cordon Bleu.Cultivar em casa


O tomilho é uma planta resistente e de fácil cultivo, podendo ser plantado em pequenos  vasos. A propagação pode ser feita por meio de sementes ou estaquia, sendo esse último, o melhor método, porque reduz o tempo de colheita.

Para produzir mudas por meio de estacas, basta colocar os galinhos em um recipiente com água. Em aproximadamente 15 dias, surgem as primeiras raízes e a muda deve então ser repassada para um vasos com substrato. 

Substrato: O tomilho se desenvolve melhor em solos arenosos, porém férteis. O substrato para cultivar tomilho deve ser composto por uma mistura de 2 partes de terra, 1 parte de areia e 1 parte de matéria orgânica (húmus de minhoca ou esterco curtido). 

Água: O excesso de umidade é prejudicial para a maioria das ervas. Portanto, o vaso nunca deve ficar encharcado. As regas devem ser feitas em dias alternados ou sempre que o solo estiver seco. 

Sol: O tomilho necessidade de iluminação abundante e deve receber, pelo menos, três horas diárias de luz solar direta. 


Chimichurri

O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.



Receita

10 g de salsinha,
10 g de alho,
10 g de cebola,
10 g de tomilho,
10 g de orégano,
10 g de pimenta vermelha moída,
10 g de pimentão,
10 g de louro,
10 g de pimenta do reino negra,
10 g de mostarda em pó,
10 g de salsão,

Aumente a quantidade de acordo com a necessidade de uso o importante é que todos os ingredientes estejam nas mesmas porções desidratados, em flocos ou triturados, pode ser feito no processador ou no liquidificador.

0 vinagre e azeite de oliva só devem ser acrescentados uns 30 min antes do uso, assim os ingredientes quando permanecem desidratados duram aproximadamente 1 ano.

Pode temperar arroz, feijão, saladas, molhos, assados, cozidos, sopas, caldos e cremes...

veja outras opções de temperos no Cozinha de A a Z do Portal Gastrovia

Curiosidades:

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão, tomate seco em flocos e outras muitas variadas versões e ingredientes. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.

A origem do nome é controversa e nas várias versões prevalece a tradição oral, de difícil verificação. Alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses ou prisioneiros decorrentes da invasão inglesa que deram início ao nome, dizendo "give me the curry" (dá-me o molho) ou adicionando o "tche" :"tche my curry" (tche meu molho). Cita-se ainda um comerciante inglês ou irlandês Jimmy Curry ou James C. Hurra, inventou o molho, seu nome deu origem à palavra.

Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri , que significa mistura. (minha preferida)

O mais importante é que independente das versões, seu sabor é fantastico e valorizará seu prato.

FONTE

http://www.remedio-caseiro.com/propriedades-tomilho-ajudam-contra-depressao/

http://www.sofisticado.com.br/cozinhar/ervas-e-especiarias/como-usar-tomilho-em-receitas/

http://temperoseespeciarias.blogspot.com.br/2011/07/como-fazer-chimichurri.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.