terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Lanolina


A lanolina (palavra proveniente do latim lana = lã; oleum = óleo) é um produto natural obtido a partir da limpeza da lã dos carneiros, sendo constituído por vários compostos, dentre os quais ésteres e poliésteres de alcoóis de cadeia longa e ácidos graxos, predominando os insaturados. A lanolina, graxa amarelada e excretada pelas glândulas sebáceas dos carneiros, possui larga aplicação industrial e está presente na composição de cremes hidratantes, xampus, sabonetes e amaciantes de roupas.

A forma sem água (anidra) é utilizada como lubrificante de instrumentos musicais de sopro.


Excelente hidratante para a pele e cabelos!
A lanolina é usada na composição dos xampus como sobre-engordurante, possuindo a propriedade de repor parte da gordura perdida, facilitando, assim, o penteado dos fios. O óleo amacia e protege as fibras capilares danificadas e ressecadas por tratamentos químicos e deixa os fios mais soltos.

Lanolina nos cuidados com a pele
Cicatrização – Alguns medicamentos para tratar feridas e cicatrização possuem a lanolina como ingrediente. Há controvérsias sobre possíveis efeitos adversos de seu uso, porém nada comprovado.

Impermeabilizante: Pode ser usada para impedir a passagem da água, como, por exemplo, em fraldas.


Cosméticos e protetores: Por ser um excelente dispersante para pós e pigmentos, a lanolina é bastante útil na formulação de pomadas, maquiagens (batons, sombras, blushes etc) e produtos de proteção solar.

Desde o tempo dos antigos gregos, a lanolina vem sendo utilizada como um hidratante, pois o óleo é absorvido facilmente pela pele e evita a perda excessiva da umidade, mantendo a pele hidratada, devido às suas longas cadeias de extremidades polares que se ligam às moléculas de água. Por ajudar a recuperar lábios secos, a lanolina pode ser encontrada em alguns tipos de batons, além de produtos para tratar pequenas queimaduras e erupções cutâneas.

A ação hidratante da lanolina faz com que ela seja uma substância emoliente (amaciante) ou umectante, aumentando, também, a elasticidade da pele. Indicada por médicos, uma de suas principais aplicações de uso é para a hidratação dos mamilos antes e durante a amamentação, evitando rachaduras e dores.

FONTE

http://www.remedio-caseiro.com/lanolina-um-otimo-hidratante-para-pele-e-cabelos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.