domingo, 9 de outubro de 2016

Benefícios da Folhas da Goiaba



Quem diria, não é mesmo? As folhas da goiabeira são extremamente benéficas para a nossa saúde. Elas são ricas em potássio, vitaminas A e C, fibras saudáveis e licopeno, um antioxidante de cor vermelha que pode ser também encontrado no tomate e no pimentão.

A goiabeira é uma árvore tropical muito comum na América do Sul e América Central. Seus fruto, além de muito saboroso, tem muitas utilidades medicinais. E suas folhas também são bastante utilizadas para tratamentos de saúde. Entre os principais benefícios da goiaba, tanto da fruta como da folha, podemos destacar:

BENEFÍCIOS DA FOLHA DE GOIABA
  • O chá das olhas de goiabeira diminuem o mau colesterol – LDL -, sem afetar os níveis do bom colesterol 0 HDL
  • O chá é muito bom para a tosse para quem tem bronquite.
  • Aplique folhas esmagadas em alergias para aliviar a coceira.
  • O mesmo se pode dizer em relação às picadas de inseto
  • Chá de folhas de goiabeira são um excelente remédio para a queda de cabelo.
  • O chá não deixa os carboidratos se transformar em açúcar, o que é muito bom para quem quer perder peso.
  • É ótimo para quem está com dor de estômago, de grande ajuda contra intoxicações alimentares.
  • Muito eficaz no tratamento da diarreia ou disenteria
  • É recomendado aos homens que tem problemas de infertilidade
  • Ajuda no combate a alguns tipos de câncer, como o da próstata
  • Rico em vitamina C, o chá de folhas de goiabeira combate as espinhas e a acne. Para remover cravos, esmague algumas olhas e aça uma pasta com água, aplicando nos locais desejado antes da remoção. A mesma solução combate o envelhecimento da pele. Os resultados são surpreendentes;
  • Eficaz contra infecções, pode ser aplicado em feridas ou arranhões
  • Muito bom para quem tem diabetes, pois diminui o açúcar no sangue e não estimula a secreção de insulina
  • Alivia a dor de dente, inflamações na gengiva e feridas na cavidade oral.
  • As folhas podem ser usadas no tratamento da candidíase através de duchas com seu extrato;
  • Mastigando essas mesmas folhas, previne-se e alivia o mau hálito, além de evitar ressacas e dores de cabeça causados pelo consumo de bebidas alcoólicas (quando mastigadas antes);
  • O chá da casca pode ser usado como anti-inflamatório em casos de lesões ou úlceras na pele;
  • Esmagar as folhas da goiaba e aplicar em feridas evita que as mesmas infeccionem, atuando também como um eficiente cicatrizante e analgésico;
  • Tanto as folhas, como a casca possuem propriedades antissépticas, sendo muitas vezes mais eficiente que produtos similares industrializados;
  • Outro benefício das folhas é regularizar disfunções no período menstrual, amenizando sangramentos intensos. Trata inchaços e dores nos tornozelos.

RECEITAS
Para combater a queda de cabelo: prepare o chá das folhas de goiaba.
Depois enxágue bem com água.
Faça isso pelo menos três vezes por semana.
- Para combater acne e cravos: triture as folhas e aplique sobre a acne e os cravos.
Deixe por um tempo e, em seguida, enxágue.
Faça vários dias até que a pele está limpa e clara.
- Para retardar o envelhecimento da pele: aplique sobre a pele uma decocção (fria) de folhas de goiaba.
Isso serve para melhorar o tom e a textura da pele.
- Para tratar bronquite e tosse: faça um chá de folhas de goiabeira e tome-o por vários dias, até cessarem os sintomas.
- Para diarreia: ferva 30 gramas de folhas com um punhado de farinha de arroz em um ou dois copos de água.
Beba duas vezes por dia.
- Para baixar o colesterol: tome o chá da folha de goiaba por três meses.
- Para feridas e infecções: triture as folhas e aplique na parte afetada.
Isso previne a infecção e acelera a cicatrização.
- Para dor de dente, gengiva inchada e feridas na boca: mastigue algumas folhas de goiabeira.
- Para perder peso: tome o chá das folhas de goiaba, uma ou duas vezes por dia.
Ferva um litro de água. Quando levantar fervura, adicione 5 folhas de goiaba, espere um pouco e desligue o fogo. Espere 20 minutos e consuma a primeira xícara. Em aplicações na pele ou no cabelo, espere esfriar antes de usar.




Benefícios da Goiaba para Imunidade: A Goiaba é uma excelente fonte de vitamina C e Antioxidantes. Ela contém 228 mg de Vitamina C, que é igual a 338% da necessária diária ou seja 3x mais do que o necessário. Com o aumento da função do sistema imunológico, seu corpo irpa se proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe e contra infecções.

Benefícios da Goiaba com Propriedade anti-tumoral:Goiaba contém elevada quantidade de licopeno (5.204 microgramas), que é um fitonutrientes conhecido como carotenoides. O licopeno tem uma propriedade anti-tumoral que protege contra os radicais livres, uma vez que luta ativamente para neutralizá-lo. Portanto, comer goiaba vai ajudar a combater o câncer de próstata.


Benefícios da Goiaba contra o Câncer : A Goiaba é uma excelente fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. Goiaba contém grande quantidade de vitamina C, que protege contra os radicais livres do oxigênio. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo que danificam o DNA das células que o transforma em uma célula cancerosa. os antioxidantes neutralizam esses radicais livres e age como um escudo que proteger o DNA dos radicais livres. Também contém uma quantidade elevada de licopeno, que têm propriedades anti-tumor. 


Como sabemos a principal causa de câncer é radicais livres e danos causados ao DNA das células e o licopeno impede o crescimento do tumor. Assim, com estes dois os nutriente da goiaba torna-se alimentos mais saudáveis para prevenir o câncer de próstata. A goiaba é eficaz para proteger da cólon, mama, boca, pele, estômago, cavidade oral e câncer de pulmão.



Como fazer o chá das folhas

Muito se sabe sobre os benefícios que a goiaba possui, mas não é apenas na fruta que encontramos propriedades medicinais poderosas. Suas folhas (e cascas da goiabeira) são capazes de tratar desde uma simples dor de dente, até uma doença sexualmente transmissível como a candidíase.

As folhas e a casca da goiabeira vêm sendo usadas há muito tempo por povos indígenas como uma fonte de cura e prevenção de doenças. Atualmente, várias pesquisas comprovaram o poder que a planta possui, sendo vastamente utilizada na medicina alternativa.


FONTE

http://curapelanatureza.com.br/post/04/2016/queda-de-cabelo-feridas-bronquite-emagrecimento-colesterol-descubra-todos-os-poderes-da
http://chabeneficios.com.br/chas-das-folhas-e-cascas-da-goiabeira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.