segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Sementes de Abóbora



As abóboras são originárias da América do Norte e já era muito valorizada na antiguidade pelos nativos americanos devido a suas propriedades nutritivas e medicinais. Seus múltiplos benefícios derivam de um alto teor em nutrientes essenciais para o organismo: zinco, fósforo, cobre, potássio, ferro e magnésio.

As sementes torradas tem um sabor suave e doce – similar ao das nozes – com uma textura mastigável, algumas aparecem recobertas por uma capa de cor amarela e branca. Mas, sobretudo são uma das mais nutritivas que existem.

Consumo

Normalmente, as sementes são retiradas e fervidas em água e sal, posteriormente vão ao forno para torrar. Uma vez torradas, podem ser consumidas diretamente ou em outro tipo de prato, como complemento, entretanto, seja qual for o modo que você escolher, continuarão sendo saborosas.

Uma opção é torra-las com sal e utilizar no preparo de saladas ou em sopas. Também é possível caramelizar e utilizar no preparo de barras de cereais caseiras.

Outras alternativas excelentes são pulverizar as sementes e adicioná-las a um combinado de frutas frescas e frutos secos, ou em biscoitos caseiros, adicionando a semente em pó à farinha de trigo que normalmente se utiliza para a preparação. Também é possível encontrar o óleo da semente de abóbora em lojas especializadas.

Quais são os benefícios para a saúde?

As sementes de abóbora contêm generosas quantidades de vitaminas A, K, assim com ácido fólico e vitamina B3. Também contém ácido linoleico, ácidos graxos ômega 6 e ômega 3.

Dentre as vantagens que oferece ao organismo encontramos:

– Recomendável para pessoas com osteoporose, devido ao teor de zinco que ajuda a retardar a deterioração da densidade mineral óssea.
– Beneficiam pessoas com artrite, reduzindo as inflamações.
– Favorecem à próstata e ajudam a quem tem dificuldade em urinar devido à próstata dilatada.
– Podem diminuir os riscos de apresentar cálculos renais.
– Colaboram nos tratamentos da nefrite e outras condições associadas ao sistema urinário. Isso devido ao seu teor em cucurbitina, um aminoácido essencial que, segundo alguns estudos, também melhoram o funcionamento da bexiga.
– Ajudam a reduzir os nível de colesterol mal, graças a seu teor de “fitoesteróis”.
– Podem ajudar na prevenção contra certos tipos de câncer.
– Funcionam como um potente antidepressivo, já que contém L – triptofano, que nada mais é que um antidepressivo natural.
– Favorecem na produção dos hormônios do “sono” (serotonina) ajudando com problemas de sono e ansiedade.
– Utilizam-se para combater parasitas intestinais.
– São úteis no tratamento da síndrome do intestino irritável.
Sobre o óleo verde dessas sementes podemos dizer, entre outras coisas, que:
– É emoliente, calmante e laxante.
– É considerado excelente para os pulmões e membranas mucosas.

 Não deixemos de desfrutar desse presente da natureza!


O que você conclui sobre a incrível quantidade de benefícios que essas sementes nos dão? Em resumo, as sementes de abóbora são de grande ajuda para nos manter jovens, tanto por dentro quanto por fora. O mais surpreendente é pensar em quantos benefícios para a saúde perdemos ao nos desfazer dessa parte da abóbora quando a cozinhamos.

Sabemos que o processo de separar, cozinhar, torrar e por fim pulverizar parecerá complicado à maioria das pessoas. Mas, devemos considerar que, atualmente, é possível comprá-las em lojas de alimentos naturais, dietéticos e lojas de produtos fitoterápicos.

Portanto, seja qual for o modo de obtê-las, vale a pena incorporar o uso da semente aos nossos costumes diários, já que consumir algo com semelhantes propriedades é, sem dúvidas, algo que melhorará nossa saúde e qualidade de vida.

FONTE

http://melhorcomsaude.com/sementes-de-abobora-e-suas-multiplas-propriedades


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.