sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Exercícios de ginástica cerebral


Ginástica cerebral: prática que cria novos padrões de atividades dos neurônios, pois, fortalece as conexões neuronais e mantém o cérebro ágil e forte

A ginástica cerebral oferece ao cérebro experiências fora da rotina, variadas e com grau de desafio crescente. Essa prática tira o cérebro da zona de conforto e estimula o desenvolvimento de novas redes neurais e a produção de neurotransmissores (endorfina, dopamina, adrenalina, noradrenalina, etc.) que aumentam a qualidade das sinapses (conexão entre os neurônios), ampliando a capacidade de processamento e a reserva cognitiva do cérebro.

Se as conexões não estão “ligadas” corretamente, os dendritos (prolongamentos ramificados das células nervosas que recebem e processam informações através das sinapses) podem atrofiar. Isso reduz a capacidade do cérebro de incluir novas informações na memória, além de dificultar a recuperação de informações antigas.

Assim como os exercícios físicos ajudam a manter e melhorar a forma física, a ginástica cerebral pode ajudá-lo a melhorar sua capacidade mental. A neurociência comprova a capacidade extraordinária do cérebro de se adaptar e mudar padrões de conexões com o conceito de neuroplasticidade.

Basicamente, a neuroplasticidade, ou plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências.

Ginástica cerebral: como funciona

Os alunos exercitam o cérebro por meio de seis ferramentas: ábaco, exercícios cognitivos, jogos, neuróbicas, dinâmicas e o SUPERA Online.

Os benefícios da ginástica cerebral do SUPERA abrangem todas as idades. Crianças, jovens, adultos e as pessoas da terceira idade potencializam a capacidade cognitiva, melhorando a concentração, o raciocínio lógico, a memória, a criatividade, a autoestima, a perseverança, a coordenação motora e a capacidade de resolver problemas de forma criativa e inovadora.

Você também pode praticar ginástica cerebral em casa. Descubra os top 10 exercícios de ginástica cerebral:
  1. Ouça uma música e tente identificar os instrumentos do conjunto
  2. Leia muito!
  3. Jogue dama ou outros jogos que estimulem o raciocínio lógico
  4. Mude o seu percurso habitual pelos corredores do supermercado
  5. Faça neuróbica: aieL este otxet ao oirártnoc. (Consiste em desenvolver o equilíbrio e uso pleno do cérebro, como as coisas que realizamos diariamente).
  6. Escreva com a mão não dominante
  7. Sem olhar, escolha roupas, sapatos e assim por diante, combinando ou contrastando texturas
  8. Mude a localização de objetos familiares que você normalmente pega sem pensar
  9. Procure alimentos que possam trazer de volta algumas memórias da infância
  10. Convide parentes e amigos para trazerem garrafas de vinho diferentes a fim de fazerem comparações.
FONTE

http://metodosupera.com.br/10-exercicios-de-ginastica-cerebral/

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.