sexta-feira, 10 de junho de 2016

Chá de levístico


Antigamente o chá de levístico era chamado em francês de luveshe ou em inglês deloveache, que significa “dor do amor”. Já o seu nome científico é Levisticum officinale. No Brasil o chá de levístico, é conhecido também como levítico, erva-maggi ou folhas de ligústica. Sua planta pertence à família das Apiaceae.

A planta levístico cresce até aproximadamente dois metros de altura e suas folhas possuem o formato de pequenos triângulos. As flores desta planta desabrocham no verão tendo uma tonalidade de cor que varia entre verde e amarelo. Sua folhagem possui cheiro característico, lembrando uma mistura do aroma do aipo, porém, é ainda mais forte, com toques sutis que lembram cheiro de limão. O caule do levístico é oco e suas sementes também possuem um forte sabor, apresentando uma vaga semelhança com o do cravo.

A planta inteira pode ser utilizada na alimentação, sendo as folhas consumidas cruas ou cozidas como o aipo, ou usadas como tempero, podendo ser usadas no lugar da salsa ou salsinha, embora seu sabor seja mais forte. As sementes (na verdade frutos secos contendo as sementes) são parecidas com as sementes do funcho e do cominho, e podem ser usadas em pães, doces, biscoitos e como especiaria. Já as raízes têm um sabor muito forte, mas também podem ser consumidas cruas ou cozidas, e quando secas e raladas podem ser usadas como condimento. Esta planta também é utilizada para diversos fins medicinais.

Para a realização do chá de levístico de forma medicinal, utiliza-se da planta a raiz, as folhas e as sementes. Já dentro da culinária utilizamos o caule, a raiz, as folhas e sementes. Dentro da gastronomia a planta pode ser utilizada com as folhas frescas ou desidratadas. Uma ótima dica para preservar suas propriedades e usar posteriormente é congelando as folhas frescas da planta.

Levístico

Principais benefícios e propriedades

Com propriedades afrodisíaca, diurética, anestésica, emenagoga, antilítica, cicatrizante, colerética, expectorante, tônica, colagoga e estomáquica, a planta foi usada desde a América Colonial para tratar icterícia e para limpar tumores.

Seu uso é indicado para tratamento de afecções do peito, amenorreia, cálculo renal, cistite, dores da gota e do reumatismo, problemas do estômago e do fígado, feridas, catarro, dores de cabeça, entre outras.
  • Estimula a produção de suor no organismo;
  • Ajuda e prevenir desconforto no sistema digestivo, diminuindo sintomas, como por exemplo, os gases;
  • Possui efeito expectorante, ideal para ser utilizado durante uma forte gripe ou resfriado;
  • Proporciona alívio nas cólicas durante a menstruação, pois possui efeito anestésico;
  • Possui propriedades cicatrizantes, isto é, potencializa o efeito de anticoagulantes.

Levístico flores

Contraindicações ao chá de levístico
O chá de levístico é contraindicado às pessoas com inflamação renal e também durante a gravidez. A utilização da bebida em contato direto com a pele também pode proporcionar irritação na pele.

Chá de levístico – Como fazer?
Coloque uma xícara de água para ferver acompanhada de uma colher de chá de raiz seca de levístico. Após a fervura, coe e sirva à mesa. O chá de levístico deve ser consumido no mesmo dia, no máximo duas xícaras por pessoa.

Chá de levístico com outros sabores
Para fazer um chá de levístico com outros sabores adicione uma colher de chá de sementes de roseira-silvestre durante o processo de fervura. Coe e sirva à mesa. O chá também pode ser combinado com cravo e canela e caso queira utilizar a planta de levístico por completo, certifique-se de cozê-la um pouco.

Nativa da Europa, a planta vem sendo usada há mais de 500 anos para fins medicinais e em temperos. Quando plantada em sementes, cresce bem, mas todas as primaveras podem ser colhidas mudas que devem ser transplantadas em solos ricos. Ao final de junho ou começo de julho, as folhas e talos podem ser colhidos. É muito usada na fabricação de alguns temperos, e pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, além de mercados naturais e farmácias de manipulação.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.