domingo, 29 de maio de 2016

Unha de Gato


A planta unha de gato é utilizada por muitas pessoas para prevenir e curar doenças infecciosas, como a varicela, herpes e gonorreia, uma vez que fortalece o sistema imunológico. Também é muito usada por aqueles que sofrem de SIDA (Síndrome de Imunodeficiências Adquirida), por ser capaz de melhorar suas defesas.

Ainda é usada para controlar a taxa de natalidade, prevenir o câncer, retardar o crescimento das células cancerosas e ajudar a reparar os danos celulares causados pela quimioterapia e radioterapia, curar a síndrome de fadiga, asma, doença de Crohn, Alzheimer e até mesmo curar feridas.

Esta planta também atua como vasodilatador e diurético, também é recomendada para pessoas que sofrem de hipertensão. E tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam nosso organismo, prevenindo assim o aparecimento de muitas doenças. Também melhora a atividade cerebral, e contribui para melhorar a memória.

Na Fitoterapia atual, a Unha de Gato é empregada no mundo inteiro nas diferentes condições, incluindo desordens imunológicas, gastrite, úlcera, câncer, artrite, reumatismo, desordens reumáticas, nevralgias, inflamações crônicas de todos os tipos e até doenças virais como herpes zoster (shingles).

A Unha de Gato têm sido utilizada no Peru e na Europa desde o início dos anos 90 como tratamento adjuvante para câncer e AIDS, assim como em outras doenças que afetam o sistema imunológico. Pesquisadores italianos reportaram em um estudo in vitro, realizado em 2001, que a Unha de Gato inibi diretamente o crescimento celular do câncer de mama em 90%.

Relatórios recentes das pesquisas de observação de Keplinger's em pacientes com câncer recebendo a Unha de Gato concomitantemente com as terapias de câncer tradicionais como quimioterapia e radiação, reportaram menor efeitos colaterais comparado às terapias tradicionais (como queda de cabelo, perda de peso, náusea, infecções secundárias e problemas de pele).

Segundo o antropólogo Pedro Luz, especialista em etnobotânica, existe e é bem acessível. O consumo diário de uma cápsula da erva unha-de-gato, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, faz com que os cabelos voltem à sua cor natural. Esse verdadeiro milagre foi descoberto por uma antropóloga americana de oitenta anos que tomou os comprimidos e acabou com a cabeleira branca. Mas, como nem tudo é perfeito, há um pequeno inconveniente, a interrupção do consumo faz com que os brancos voltem.

Além do efeito cosmético, a planta, cujo nome científico é uncaria tomentosa , também é indicada no tratamento de artrite, bursite, alergias, diabetes, lúpus, síndrome de fadiga crônica, câncer, herpes, depressão, menstruação irregular e desordens de estômago e intestino. "A unha de gato fortalece o sistema imunológico do organismo e previne a deterioração orgânica que leva a velhice prematura", afirma a farmacêutica Latife Baraka, do laboratório Amazon Ervas. 

Sua utilização como antiflamatório natural, tem obtido muito sucesso no tratamento de doenças da próstata, ovários e órgãos genitais em geral, gastrite crônica, cólera, reumatismo, doenças hepáticas, gota, diarreia e infecções diversas. De grande poder estimulante do sistema imunológico, é também coadjuvante no tratamento do câncer e da Aids, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

A unha de gato foi até agora utilizada só pela medicina tradicional no tratamento de artrites, reumatismo, diabetes, prostatites e úlcera gástrica.

Atualmente a planta é consumida como pílulas que contém concentração necessária para o combate de doenças relacionadas com o sistema imunológico, desordens do sistema digestório e urinário e para reduzir inflamações.

A uncária tomentosa possui alguns alcalóides - que justamente a diferenciam da uncária guianensis -: a isomitrafilina e a pteropodina que inibem a multiplicação dos vírus, o que a torna num imunoestimulante poderoso, melhorando as estruturas de defesas do organismo.

Como um antivirótico potente, está totalmente demonstrado que cura herpes, resfriados, sinusite, otite, o vírus da estomatite vesicular e a conjuntivite. Respeito das pessoas com HIV, também ajuda, mas sempre em combinação com os tratamentos anti-retrovirais. Faz as drogas serem mais efetivas e menos violentos seus efetos prejudiciais pelo fato de agir também como um imunorregulador.

Perante os processos cancerígenos, a pteropodina parece ser mutagênica: por um lado, ela produz apoptose (torna célere a morte da célula) e por outro lado, ela é citostática (inibe o crescimento ou a reprodução celular). Ou seja que produz uma dupla ação: ataca a célula cancerígena, tornando célere sua morte e não permite sua reprodução.

Quanto às propriedades da uncária tomentosa para agir contra o câncer, as provas científicas ainda estão em desenvolvimento. Existem trabalhos feitos até a etapa pré-clínica: no laboratório e nos animais. Ainda falta que as pesquisas passem pelas etapas III e IV, nos humanos. Mesmo as comprovações empíricas serem decisivas, ainda no existem conclusões garantidas cientificamente.

O que a ciência garante é que outros princípios ativos do vegetal o tornam num anti-inflamatório. Utiliza-se para: artrite reumatoide, artrites diversas, bursite, reuma, lúpus e fibromialgias. Também é um eficaz antialérgico porque inibe a liberação de histamina, substância que gera os processos alérgicos. Usa-se em neuro bronquite e lúpus.

Também se lhe reconhecem virtudes antioxidantes. E a explicação é que, geralmente, as plantas que agem como anti-inflamatórias, também possuem propriedades antioxidantes, porque no processo de infecção, gera-se o que se chama de cascata de radicais livres, que produzem uma grande quantidade de substâncias oxidantes e que mobilizam o processo inflamatório ou perpetuam a inflamação.

Como desintoxicante de toxinas ambientais, é eficaz para os casos de fadiga crônica, depressão orgânica e acne. Além disso, apela-se a ela nos tratamentos de diverticulite, colite, hemorroidas, fístulas, gastrites, úlceras, parasitos intestinais, gotejamento anal e alterações da flora intestinal

.

Toxicidade/Contra-indicações 

É bem tolerada nas doses usuais. Ocasionalmente verificou-se casos de febre, constipação ou diarreia que cedem diante a suspensão da medicação. Já foram mencionados casos com sintomas hepáticos e alterações do nervo óptico. Altas doses foram tidas como um efeito anticonceptivo (Keplinger K. 1982).

A DL50 do extrato seco foi calculada em aproximadamente 162 mg/kg em ratos. A administração em ratos por via intraperitoneal de 2 a 5 g/kg durante 18 dias não produziu alterações nem comportamentos anormais noa animais. Os estudos realizados tanto na Alemanha quanto no Peru demonstraram que a Uncaria tomentosa não é tóxica nem mutagênica.

É contra-indicado o uso durante a gravidez, lactação e para crianças menores de três anos por falta de estudos adequados, Recomenda-se não tomar Unha de Gato dois dias antes e dois dias depois da aplicação de quimioterapia devido a seu forte efeito imunoestimulante.

As únicas pessoas que não podem consumi-la são as que tenham manifestações de alergia à planta. E nos pacientes com problemas gástricos, parece que aumenta a irritação do estômago. Exceto nesses dois casos, a uncária, em qualquer uma de suas duas variedades, não tem contra-indicações nem efeitos secundários.

Dosagem e Modo de Usar:

- Decocção: a 2%, durante 20 minutos, três ou mais xícaras ao dia.

- Tintura (1:1): em solução alcoólica 70°, 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia.

- No comércio existem cápsulas de Uncaria tomentosa, na razão de 150 mg por unidade, recomendando-se a dose de até 6 cápsulas diárias nas refeições, divididas em 2-3 doses.


Chá de Unha de Gato
Conhecido por tratar úlcera e gastrite, candidíase, viroses, artrite e artrose e até miomas, o chá de unha de gato também é um poderoso antialérgico natural.

Ingredientes
– Folhas trituradas de unha de gato
– Água
Como fazer o chá: Utilizar-se da medição de 1 colher de sopa das folhas trituradas para 1 litro de água. Junte os dois e deixe ferver. Deixe a mistura no fogo por mais 3 ou 4 minutos após a fervura da mesma. Retire do fogo após o tempo indicado e deixe em repouso por 10 minutos. Por fim, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.

Benefícios do chá de unha de gato

Rico em isomitrafilina e em pteropodina, os compostos do chá de unha de gatoestimulam o sistema imunológico bloqueando a reprodução viral, diminuindo as ações inflamatórias superiores, como a sinusite, amigdalite e faringite e inibindo a liberação de histamina, substância responsável pelas reações alérgicas.

O antialérgico natural pode ser encontrado em cápsulas, tinturas, saches prontas para chá ou em folhas secas. Para preparar o antialérgico caseiro a melhor alternativa é a folhagem seca, que deve ser acrescentada em água quente, mas não pode ser fervidas para não perder as principais propriedades.

Além de controlar a alergia, o chá também estimula a produção de colágeno, controla o ácido úrico e é utilizado em tratamentos para a infertilidade.

FONTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.