sábado, 28 de maio de 2016

Kefir: Receitas Saudáveis


O Kefir de leite é super versátil. A primeira fermentação ocorre quando os grãos estão em contado com o leite, depois disso os grãos são coados e se tem o produto do Kefir, que muito se assemelha ao iogurte natural que conhecemos, no entanto, como já mencionei em posts anteriores ele é muito mais rico nutricionalmente e repleto de boas bactérias que fazem bem ao organismo.

O leite do Kefir pode ser consumido imediatamente, após os grãos terem sido removidos, puro ou batido com frutas. Mas, é possível ainda fazer muitas variações a partir deste leite fermentado, como por exemplo: realizar uma segunda fermentação adicionando ou não outros substratos ao leite, dessorar para fazer um iogurte mais denso, similar ao grego, ou ainda dessorar por mais tempo e fazer queijinho de kefir. Há a possibilidade, ainda, de usar em inúmeras receitas e preparações, lembrando, entretanto, que após aquecido acima de 40ºC o Kefir perde as propriedades probiótica. E é sobre essa gama infinita de possibilidades que eu vou falar um pouquinho hoje.


Descobrir a forma que você mais gosta de consumir o kefir de leite é importante para aproveitar ao máximo os benefícios deste alimento probiótico. Você vai perceber que é um alimento muito versátil e você pode consumir de diferentes maneiras, fazer molhos para salada, bolos, sobremesas, cremes, queijinhos. O importante é usar a criatividade para aproveitar ao máximo e fazer receitas e pratos deliciosos.

Aqui tem um vídeo explicando o passo a passo de como cultivar e as variações do Kefir de Leite:

E eu vou, ainda, te explicar aqui no blog três opções para consumo do leite fermentado e com muitos desdobramentos dentro delas:

OPÇÃO 1: leite fermentado puro ou com frutas 

Depois de fermentado o leite kefirado já está pronto para ser consumido. Você pode optar por consumir ele puro mesmo ou ainda bater com alguma fruta, mel e/ou especiarias para saborizar.


Aqui em casa consumimos normalmente o leite kefirado/fermentado batido com frutas e a possibilidade de mistura de sabores é infinita: frutas vermelhas, maracujá, caqui, mamão, kiwi, coco. Misturas como morango e cubos de leite de coco congelados. banana congelada com manteiga de amendoim, maracujá com gengibre e hortelã são as preferidas em casa.

Você pode optar por adoçar ou não, dependendo do seu paladar. Além do mais algumas frutas já conferem o sabor doce necessário. Aqui é importante você encontrar a mistura que mais agrade e diversificar sempre, para obter sempre um sabor novo e também uma fonte de vitamina e nutrientes diferentes.


Se você bater o kefir de leite com frutas congeladas a consistência fica muito parecida com um smoothie e é delicioso para dias quentes.

Outra opção ainda é utilizar este leite para fazer molhos para a salada. Substituir o leite na hora de fazer bolos e molhos em geral.

OPÇÃO 2: dessorar o leite fermentado

Outra opção é dessorar o leite kefirado, ou seja, separar o soro e isso muda totalmente a consistência.


É só colocar o leite fermentado (depois de retirar os grãos) em um coador de papel (filtro de café) ou de pano e deixar dessorando dentro da geladeira. Aí, dependendo do tempo que você deixar dessorando você vai obter versões diferentes.


Em 8 horas você vai ter o grego de kefir, um iogurte mais denso. É um dos jeitos que eu mais gosto de consumir. Acho que a textura fica bem cremosa e dá para adicionar frutas, granola, fazer parfait. Enfim, servir como você serviria o iogurte grego. Normalmente eu misturo com frutas. Este da foto eu amassei meio kiwi, adicionei ao kefir grego e a outra metade coloquei em pedaços intercalando com granola caseira.


Depois de 12 horas a consistência já é mais firme, similar ao cream cheese. E fica incrivelmente gostoso para comer com torradas, pães, crackers e usar em receitas.


Nesta consistência eu gosto muito de usar para fazer molhos para salada, adicionar mostarda e limão fica uma delícia. E o mais delicioso de todos e total vício aqui em casa é: picar meio pepino, algumas folhas de hortelã, dill (opcional), sal, pimenta, limão e um pouquinho de azeite e colocar 1/2 xícara de cream cheese de kefir. Sério, faz que fica DELICIOSO!!!

Ainda, nesta consistência mais firme é possível fazer um queijinho temperado. É só colocar um pouquinho de azeite em um recipiente, colocar bolinhas de queijo modeladas com a colher, temperar com os temperinhos que você preferir (sal, pimenta, páprica, ervas em geral) e cobrir com azeite. Depois só guardar na geladeira e ir consumindo, na salada fica delicioso.


E, deixando entre 24 e 48 horas você vai ter um queijinho mais firme, que muito se assemelha a ricota, mas é mais saboroso na minha opinião. Para esse queijo eu gosto de fazer a segunda fermentação, que vou falar mais abaixo.


E o soro que sobra? Bem esse soro nada mais é do que a proteína do leite (o famosos whey protein). Há quem consuma esse soro puro mesmo em substituição ao whey industrializado. Outra função ainda é adicionar um pouco (cerca de 1/4 de xícara) na hora do demolho de grãos e cereais, pois ajuda na liberação dos fitatos. Eu uso desta última forma e descarto o que sobra.

OPÇÃO 3: segunda fermentação

Depois de coar os grãos é possível ainda deixar o leite kefirado fermentar uma segunda vez. As bactérias e leveduras já presentes no leite fermentado vão continuar agindo e fermentando. É só colocar o leite fermentado em um recipiente, tampar e deixar fermentando (dentro de um armário de preferência, como fazemos com o leite e grãos).

Eu deixei fermentando mais 48 horas sem os grãos de Kefir e tive este resultado. O soro (kefiraride) se separou completamente da parte sólida (kefiran).


Para tomar puro ficou muito ácido e este nem era o objetivo inicial. Queria ver como ficaria para fazer o queijo fresco de kefir e achei que o resultado ficou melhor. Depois de dessorar, obtive um queijo fresco mais saboroso e mais firme.

Enfim, existem muitas formas de consumir o Kefir de Leite e testando, experimentando e usando a criatividade você vai achar a que mais te agrada e a melhor maneira de introduzir este alimento tão rico em sua vida!

Você também pode encontrar mais informações no site Probióticos Brasil. Lá tem um Manual muito completo para quem quer saber e estudar mais sobre Kefir. < http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil >

FONTE

https://www.temperando.com/2016/05/kefir-de-leite-suas-variacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.