sábado, 21 de maio de 2016

Dica de Saude: Use Vinagre de Maçã



O vinagre de maçã, aquele com cor de vinho tinto ou até o mais claro, pode ser usado para obter inúmeros benefícios para a saúde, desde beleza como Emagrecimento, Branquear os dentes, até para melhorar a digestão, eliminando diversas doenças do trato digestivo. Ele tem ação contra as bactérias, é antisséptico e pode ser usado tanto internamente como externamente, geralmente misturado com água ou água+mel, ou adicionado à saladas para dar gosto. Ele é obtido através da fermentação do suco de maçã.

Desfrutar de uma salada com vinagre de sidra de maçã é sempre bom, porém além de ser um produto agradável ao paladar, também apresenta grandes propriedades que beneficiam a saúde.
As propriedades do vinagre de sidra de maçã

Além de ser um produto muito apreciado na gastronomia devido ao seu excelente sabor, o vinagre de sidra de maçã também previne alguns problemas de saúde e melhora o funcionamento do organismo em geral. Por ser um produto ácido, ele é excelente para limpar e regenerar o organismo.

Este alimento contém uma boa quantidade de substâncias nutritivas, como vitaminas, ácidos essenciais, enzimas, pectinas, celulose e minerais; além disso, possui muito potássio e micro minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, flúor, boro e silício.

A pectina, que se encontra em grandes quantidades no vinagre de sidra, é excelente para regular os níveis de açúcar e colesterol presentes no organismo. A celulose é importante para manter a saúde do intestino. O vinagre de sidra ajuda também a renovar as reservas de minerais de modo constante.

Se você consome este vinagre diariamente, ele te proporciona cálcio para os ossos e potássio para os músculos, como também estabiliza o metabolismo. O vinagre de sidra também é conhecido como o “elixir da juventude”, já que tem a capacidade de ajudar o corpo a se manter jovem.


Ele também melhora o trânsito intestinal, evitando dessa maneira a prisão de ventre, regenera a flora intestinal, eliminando a toxinas e reduz algumas dores reumáticas. Ele é diurético, ajudando no processo de perda de peso.

O hábito de consumir o vinagre com regularidade pode ser muito benéfico para as mulheres que estão na menopausa,pois ajuda a controlar os calores, a fraqueza e o cansaço repentino, os nervos e o estresse, mal estares que são típicos desta etapa pela qual todas as mulheres devem passar. Felizmente com produtos como esse, os sintomas se tornam muito mais toleráveis.

Este vinagre também pode acabar com os resfriados, gripe,inflamações bucais, dores de garganta, cáries e hipertensão.


O vinagre também é ideal para aliviar as dores de cabeça, especialmente as enxaquecas. Para isso, adicione três colheres de sopa do vinagre em meio litro de água fervendo e em seguida inale o vapor.

Pode aliviar dores musculares com compressas na parte afetada, e igualmente podemos utilizar as compressas para curar a urticária,eczemas e queimaduras leves provocadas pelo sol, para este último se pode aplicar compressas de água com o vinagre, mas a temperatura ambiente ou fria.


Com todos os benefícios que o vinagre de sidra apresenta, devemos levar em conta que é um produto que jamais deve faltar em nossa casa, seja utilizando na salada ou em carnes para realçar o sabor, ou para realizar os tratamentos que nos ajudarão a estar por mais tempo em perfeito estado de saúde.

O vinagre de sidra de maçã é um produto natural, por isso os benefícios que traz para as pessoas que o consomem são muito importantes. Recomenda-se incorporar a sua dieta o quanto antes, pois assim poderá desfrutar de todas as qualidades tanto terapêuticas como nutritivas.



Benefícios do vinagre de maçã

Vinagre de maçã para espinhas e limpeza de pele
O vinagre de maçã contém ácidos que amaciam e esfoliam a pele, e ajuda a reduzir manchas como sardas ou manchas de espinhas que ficam no rosto. Basicamente o que ele faz é reduzir manchas da pele, mas não trata de espinhas e abcessos. Mantém o PH da pele adequado. É só misturar 50% de vinagre de maçã e 50% de água a misturar. Aplicar sobre a pele com um chumaço de algodão. Não deixar por muito tempo na pele e não aumentar a dose de vinagre com pouca água ou nenhuma, sob o risco de queimar a pele. Não é aconselhável para tratar feridas abertas. Aaplicação de vinagre ou até mesmo vinagre com sal que muita gente faz achando que é melhor, faz com que mates as células ruins das feridas mas mate as boas também, dificultando a melhora.

Cura soluços
O gosto amargo do vinagre de maçã serve para parar uma crise de soluço. Tome uma colher de chá do vinagre de maçã quando acontecer.

Caspas
Duas vezes na semana é bom a pessoa misturar em um recipiente, meio copo de água e meio copo de vinagre de maçã e passar no cabelo. Ainda com ele molhado, enrolar com uma toalha e deixar por 20 minutos. Após isso é só enxaguar com um shampoo.

Ele ainda serve para ser usado para dar brilho e maciez ao cabelo. Faça uma loção, pode até mesmo usar uma garrafa velha de shampoo para guardar. Colocar para cada xícara de água, 1/2 colher de vinagre.

Estresse e estafa
O vinagre de maçã serve como um antídoto. Depois da academia, principalmente se você está frequentando a academia para emagrecer, e quando chega em casa cansado, pode tomar o vinagre de maçã ou adicioná-lo à sua dieta, pois ele tem potássio e aminoácidos e age como revigorante. Pode adicionar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã na sua bebida (também pode água).

Dieta Detox com vinagre de maçã para emagrecer
Antes das refeições, 3 vezes vez por dia, faça uma mistura de 1 ou duas colheres de chá do vinagre em 20 ml de água e beba. Logo após beber, tome um copo de água. Em vez disso também pode misturar às saladas para ficarem saborosas e você aproveitas seus benefícios.

Câimbras
Esse vinagre é ótimo para cãibras, principalmente aquelas que aparece quando apos acordar, nos espreguiçamos. Pode ser tomado para evitar e para tratar. 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 2 de mel em um copo de água e tomar.

Desintoxica o organismo
Pesquisas indicam que o vinagre de maçã ajuda a purificar o sangue e desintoxica o organismo . Consumi-lo regularmente é bom para os rins.

Vinagre de maçã para problemas digestivos
Serve para ser bebidos misturado com água ou suco, um pouco do vinagre, duas colheres das de sopa em um copo de água ou suco é o ideal. Ele tem propriedades antibióticas e pectina que respectivamente um ajuda na infecção bacteriana do aparelho digestivo que causa diarreia e outro ajuda a aliviar espasmos intestinais. Além disso, ele serve para evitar problemas digestivos e o indicado é usar antes de comer aquela refeição pesada. Neste caso o indicado é antes de comer, tomar uma solução de 1 colher de chá de mel com 1 colher de chá de vinagre de maçã em um copo d’água.

Sintomas da gripe
Tome uma solução de 1 colher de chá de vinagre de maçã em um copo d’água. Serve para nariz entupido e outros sintomas de gripe.
Pode gargarejar quando aparecer os sintomas de dor na garganta, ou garganta inflamada. Logo quando notar, misture dois dedos de vinagre de maçã e dois dedos de água em um copo, misturar e gargarejar. Por causa do acido do vinagre, as bactérias não ficam mais vivas e fazendo isso regularmente enquanto tiver com a garganta inflamada ou logo no início, ela fica curada logo.

Branqueamento dental com vinagre de maçã
Este vinagre tem um poder antisséptico e serve para branquear os dentes. Faça gargarejos misturando-o com água, pela manhã. Dois dedos de vinagre de maçã em 2 dedos e água em um copo e bochechar.

Diabetes
O melhor a se fazer é falar com o médico antes de se submeter a alguma dieta com vinagre de maçã. Existe pesquisas que comprovam que o vinagre de maçã faz bem ao diabético diminuindo os níveis de açúcar no sangue, mas ele pode afetar os níveis de insulina, por isso é melhor consultar o médico antes de usar.



O vinagre de maçã ainda tem uma infinidade de usos para melhorar a saúde, incluindo problemas cardíacos, colesterol alto, sintomas de gripe, obesidade e até câncer.

Atenção, não exagerar na dose de vinagre para beber sob o risco de desmaios. Há casos de desmaios após beber vinagre em uma dieta maluca por exemplo de beber ele puro. Se for beber, beba uma solução de um copo de água com uma ou 2 colheres de vinagre. Agora para aplicação externa ou gargarejo por exemplo, pode misturar 50% de cada, 1/2 a 1/2.

Para cachorros (suplemento alimentar e pelagem)
Muita gente usa o vinagre de maçã como um suplemento para cães fracos que não comem muito. Há até veterinários dos EUA que os recomendam para seus clientes. Eles adicionam um pouco à comida do cão para abrir mais o apetite dele, mas não há estudos que comprovem que ele age em cães, mas é certo que ajuda na digestão de humanos. 

Além disso ele é usado com água misturado para pulverizar no animal para deixá-lo com uma pelagem livre de bactérias e mais bonita. Para uso interno, fazer uma mistura de 50% de água para 50% de vinagre de maçã e adicionar à comida do cão para depois de mexer dar a ele. Dê a ele na proporção de a cada 30 quilos de cachorro, duas colheres de chá da mistura. Para melhorar a pelagem e aplicação externa, faça uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre de maçã. Use para molhar levemente um chumaço de algodão para aplicar sobre a pele lesionada (não aplicar em feridas abertas) ou colocar em um pulverizador e pulverizar sobre a pelagem do animal, deixe por um tempo e depois de um banho nele.

Fontes consultadas
https://www.vegetall.com.br/remedio-caseiro/vinagre-de-maca-beneficios-saude

http://melhorcomsaude.com/beneficios-vinagre-maca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.