quarta-feira, 15 de abril de 2015

Benefícios e Propriedades da Casca da Laranja


A laranja, uma das frutas prediletas dos brasileiros, é repleta de vitamina C, cálcio, betacaroteno e potássio. É comum o hábito de chupar a laranja e jogar a casca fora, porém essa casca é riquíssima em propriedades medicinais. De modo, que aproveitar a casca da laranja, ao invés de descarta-la, é uma ótima opção para aproveitar os diversos benefícios que ela pode trazer.

A casca de laranja pode ser comparada com a casca de maçã, quando se fala em propriedades medicinais. Sua ingestão regular otimiza o aparato digestivo. Remove gases, azia, eructação ácida, e náuseas, ajudando até a equilibrar o apetite. Os experimentos realizados também demonstram que este produto natural é de grande utilidade no combate ao colesterol e aos triglicérides, inclusive em pessoas que sofrem com tais condições em decorrência do peso corporal excessivo.

Auxilia no tratamento de problemas nas vias respiratórias, tratando a asma e reduzindo a tosse, por exemplo. Um de seus compostos, a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer de cólon. Para as finalidades descritas, há que beber 1 colher de chá do pó de casca de laranja em 1 copo de água mineral, pelo menos 3 vezes na semana.

Quando em forma de óleo essencial, são potencializadas as propriedades anti inflamatórias e anti microbianas. Este também é um excelente sedativo, podendo, ainda, ser inalado para acalmar os nervos. Se quer afastar a insônia, ou criar um ambiente “tranquilizador” em sua casa, ferva 2 mãos cheias de cascas secas em 1 litro de água, deixando em ebulição por vários minutos, para que o aroma fique “pairando” no ar.

Para a beleza, o óleo essencial desta casca é especialmente indicado para corrigir pele oleosa. Hidratar a face previamente limpa com algumas gotas transforma a tez, deixando-a macia e suave. Para os demais tipos de pele, pode-se usar o pó da casca. Umedeça uma boa quantidade, e esfregue com suavidade na face. Este esfoliante remove células mortas e cravos, proporcionando mais brilho. Já uma máscara com este pó úmido, remove manchas escuras, e agindo contra espinhas com pus, e contra a acne. Deixe por 10 minutos, 2 vezes na semana.

Para fazer o pó de casca de laranja em casa, deixe-a secando ao sol, até que mude para uma coloração mais escura. Em seguida, passe por 1 processador de alimentos. Se não possui um, apele para o bom e velho pilão. Poderá socá-las até que se transformem em pó.

Conheça os benefícios da casca de laranja:

*Trata enxaqueca, hipertensão, artrite, tem efeito emagrecedor, e conta com propriedades antioxidantes.
*Ajuda na proteção de doenças e aumenta a limpeza orgânica removendo os excessos de líquidos do nosso corpo, combatendo assim o inchaço.
*É indicado para pessoas que sofrem com casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e alguns problemas gastrintestinais, como: acidez estomacal, cólicas do aparelho digestivo, flatulência e má digestão.
*Ajuda no processo de digestão por ser composta de grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia, entre outros.
*Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante.
*Ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, pois contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas.
*Protege a pele dos raios ultravioletas, devido à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz.


Quer obter todos os benefícios descritos acima? Então faça o chá das cascas de laranja. É muito fácil e rápido!

1ª Opção de Chá de Casca de Laranja
Ingredientes:
– 6 laranjas
– 2 litros de água
Modo de Preparo: Descasque as laranjas e reserve as cascas; Coloque a água junto às cascas da laranja e leve para ferver, por mais ou menos 30 minutos; Coe o chá e estará pronto para consumo.

2ª Opção de Chá de casca da laranja
Ingredientes
1 litro de água
Cascas de 2 laranjas
1/2 xícara de chá de hortelã
3 colheres de sopa de mel
Modo de Preparo
Levar a água ao fogo juntamente com as cascas das 2 laranjas e as folhas de hortelã. Deixe fervendo por aproximadamente 3 minutos. Acrescente o mel. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos. Depois de feito isso, basta servi-lo quente ou gelado.

3ª Opção de Chá de Casca de Laranja
O chá pode ser enriquecido com cravo-da-índia, que é anti-inflamatório e antioxidante (previne o envelhecimento das células). Deixe a casca secar num ambiente livre de umidade por 24-48 horas. Quando a casca estiver secar, ferva essa casca com 10 cravos-da-índia em um litro de água por cinco minutos e tome durante o dia.
8 incríveis propriedades de Saúde de casca de laranja:
  1. Casca de laranja é embalado com vitaminas e minerais. Ela contém vitamina C em abundância. Outras vitaminas presentes na casca de laranja incluem niacina, vitamina A, ácido fólico, riboflavina e vitaminas B5 e B6 - Cálcio é o mineral principal encontrada na casca de laranja. Mas o ferro, magnésio, zinco, selênio, cobre, potássio e fósforo estão também presentes em pequenas quantidades.
  2. Uma propriedade excelente saúde da casca de laranja é que é elevado em uma fibra natural chamada pectina. Pectina funciona como um ingrediente maravilhoso que ajuda a promover o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Ela também ajuda na prevenção da constipação e normalizar o nível de açúcar no sangue. Ele atua como um supressor natural do apetite, o que ajuda na prevenção de excessos. Assim, casca de laranja ajuda na perda de peso extra.
  3. Chá preparado a partir de casca de laranja ajuda na perda de peso, bem como controle de peso, devido à sua eficácia para aumentar o metabolismo do corpo. Casca de laranja bebendo chá ajuda a melhorar a resistência e energia, e, assim, acelera a eliminação de gordura acumulada a partir do corpo.
  4. Presença de duas flavonas importantes (hesperidina e polymethoxylate) ajuda cascas de laranja na diminuição dos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e colesterol.
  5. Um estudo sugere que a casca de laranja podem inibir o cancro do pulmão, devido à presença de dois componentes importantes a saber polymethoxyflavones e liminoid. Acredita-se que polymethoxyflavones presentes na casca de laranja doce, são eficazes na inibição do crescimento e desenvolvimento de células de cancro do pulmão. E liminoid pode ser eficiente na prevenção do câncer de pulmão, além de mama, estômago e câncer de cólon.
  6. Uma casca de laranja é embalado com flavonoides e vitamina C. Esses dois nutrientes; funcionam muito bem em conjunto com o outro. Os flavonoides são também conhecidos pela sua propriedade única de retardar o crescimento de células cancerosas. Outro composto chamado d-limoneno é contido em uma casca de laranja, o qual tem o poder de diminuir a ocorrência de carcinoma de células escamosas.
  7. Óleos naturais estão presentes na camada externa de uma casca de laranja. Este óleo atua como um limpador natural e, portanto, é usado pelo corpo para a limpeza das artérias e das veias. Como resultado, as artérias e as veias tornam-se mais elástica. Óleo de laranja pode também ser usado para fazer a pele mais forte, belo e mais elástica.
  8. Uma casca de laranja tem a propriedade de ajudar na digestão e dar alívio de problemas gastrointestinais, como diarreia, flatulência, azia, acidez, etc.

Tintura da Casca de Laranja

Serenzo
Estudos feitos na França com a casca da laranja revelaram um alto nível de concentração de polifenóis, um antioxidante de muita importância que traz dentre seus benefícios a redução do estresse. Nessa pesquisa, foram usadas vinte pessoas consideravelmente estressadas que tomaram quinhentos mililitros de Serenzo (substância manipulada a partir da casca da laranja doce).

Na experiência, três horas após a ingestão da substância os pacientes responderam a algumas perguntas, onde afirmaram estarem mais dispostas a fazer atividade física espontaneamente, além de se sentirem com menos sinais de dores e menos nervosos (o estresse foi reduzido em 67% e a dor diminuída em 50%).

Os cientistas que realizaram tal pesquisa, também alegaram que além do resultado descrito, as pessoas que participaram da experiência tiveram seu senso de curiosidade aumentado em 144%. Assim, esses nutrientes presentes na casca da laranja contribuem para combater sinais de depressão e inclusive é recomendado para pessoas que estiverem acima do peso e que sintam compulsão por comida.

Essa substância é dada em forma de pílula, que deve ser tomada num determinado horário do dia ou em momentos de nervosismo. O Serenzo, no entanto, é encontrado apenas em farmácias de manipulação, onde poderá ser obtido somente a partir de receitas médicas.

FONTE

http://chabeneficios.com.br/cha-de-casca-de-laranja-propriedades-e-receita

http://www.saudemelhor.com/cha-de-casca-de-laranja

http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1260/usos-da-casca-de-laranja

http://docsetools.com/conhecimento/artigo-105.html

http://www.sweetnsimple.com.br/produtos/index.html

8 comentários:

  1. posso beber o suco da casca passado na centrifuga?perco as vitaminas?

    ResponderExcluir
  2. Valeu muito a pena ler isso. Já havia guardado as cascas e não sabia o quanto é benéfica e nem como utiliza´las. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Valeu muito a pena ler isso. Já havia guardado as cascas e não sabia o quanto é benéfica e nem como utiliza´las. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Só gostaria de saber as propriedadesdo sumo. e informações adicionais sobre. e quantidade de vit. em cada porção destes

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, li em outro site que é bom que eseja gelado ou bater com gelo ajuda a preservar as propriedades

    ResponderExcluir
  6. Muito bom hj ñ jogo mais fora as casca da laranjas bom mesmo

    ResponderExcluir
  7. Muito bom hj ñ jogo mais fora as casca da laranjas bom mesmo

    ResponderExcluir
  8. Oie... Se bater a laranja enteira com cenoura e água.... Como consigo tirar o amargor e quais as vitaminas nesse caso...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.