segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Fibras Pra Quê? (trigo)



Quem nunca ouviu dizer que o farelo de trigo é bom para intestino preso? Rico em fibras (solúveis e insolúveis), bastam 2 colheres de sopa diárias para suprir mais que a necessidade diária de fibras.

Mas ele também ajuda em dietas de emagrecimento e a explicação é simples:

1- Poucas calorias: o farelo de trigo tem, em média, 80 cal em 2 colheres de sopa;
2- Mata a fome: Devido à sua propriedade de causar saciedade, duas colheres diluídas em dois copos d’água ou mesmo sobre saladas ou enriquecendo feijão e sopas já são suficientes para causar esse efeito.

Mas atenção: O farelo não deve ser consumido por quem tem intestino solto ou intolerância a esse grão. Além disso, não deixe de comer outros alimentos saudáveis durante sua dieta.


O que é o farelo de trigo e como ele age no organismo?

O farelo de trigo é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes como: auxiliar na formação do bolo fecal aumentando e melhorando a motilidade do mesmo, eliminar toxinas do organismo auxiliando na limpeza do sistema digestório, aumentar o período de saciedade e conseqüente controle e redução de peso pela grande quantidade de fibra presente onde atua como uma esponja retendo líquidos e dando a sensação de estômago cheio. Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possuem funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras ajudando a eliminar esses nutrientes impedindo sua absorção.

Quais os seus benefícios para a saúde e, em especial, para quem deseja emagrecer?

As fibras presentes no farelo de trigo são fibras do tipo insolúveis que auxiliam no funcionamento do intestino e também na sensação de fome e saciedade. Com a saciedade aumentada, passamos a sentir menos fome e consequentemente reduzimos a ingestão alimentar ajudando assim na redução de peso.

Em relação a prisão de ventre, o farelo de trigo é capaz de melhorar o intestino?

Sim, estudos comprovam que as fibras alimentares são extremamente importantes para pessoas que sofrem de constipação (prisão de ventre) e obesidade, já que as fibras auxiliam na eliminação das fezes por aumentar o bolo fecal, deixando-o menos endurecido, facilitando a passagem das fezes pelo intestino evitando dores e desconforto abdominal, além de atuar na saciedade por absorver líquidos no organismo e conter um baixo valor calórico ajudando a melhorar a sensação de fome e reduzir a ingestão energética. É importante lembrar que no caso da prisão de ventre, quando se aumenta a quantidade de fibras na alimentação deve-se aumentar também o consumo de líquidos, principalmente água para não ocorrer o efeito reverso. A prática de atividade física também é recomendada para junto com as fibras e uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, melhorar o intestino e ajudar na redução de peso corporal.


De que forma ele deve ser ingerido diariamente?

No caso de redução de peso, é indicado a ingestão no café da manhã para proporcionar uma saciedade e a melhora do intestino ao longo do dia. Pode-se iniciar com 1 colher de sopa e ir aumentando semanalmente até chegar a no máximo 4 colheres de sopa para aos poucos o organismo se adaptar ao aumento da ingestão de fibras.

Quais outras formas, é recomendado para quem deseja emagrecer?

A semente de gérmen de trigo também auxilia na redução de peso por conter também grande quantidade de fibra insolúvel auxiliando também na saciedade, além de conter potente ação antioxidante porém o mais indicado mesmo seria o farelo por ter maior disgestibilidade.

Qual a diferença entre o farelo, o gérmen de trigo e a fibra de trigo? Como se diferenciam também suas ações e benefícios?

Farelo de trigo: é um subproduto da farinha de trigo, onde seu grão é 28% não aproveitado originando assim o farelo. É a película externa que envolve o grão de trigo integral obtida no processo de moagem para obtenção da farinha de trigo.

Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do grão de trigo, é no gérmen que a nova planta de trigo começa a brotar. É rico em vitamina B1 e vitamina E, explicando sua ação antioxidante. Pode ser misturados em sucos por conter um sabor amargo.

Fibra de trigo: é o mesmo que farelo de trigo.

A cápsula de óleo de gérmen de trigo auxilia o processo do emagrecimento? Por que?

As cápsulas de óleo de gérmen de trigo são obtidas através da compreensão do grão para extração do óleo que é rico em Omega 3 e 6 e vitaminas antioxidantes que auxiliam no controle e redução de risco de doenças cardíacas, redução do colesterol e triglicerídeos sanguíneos e redução do processo inflamatório presente na obesidade. No caso da redução de peso propriamente dita as fibras presentes na semente de gérmen de trigo que auxiliam neste processo, e para fabricação das cápsulas é extraído o óleo e retirada a quantidade de fibras existentes no grão para encapsular, sendo assim para efeito de redução de peso é mais indicado o consumo do grão de gérmen ou do farelo de trigo para atuarem na saciedade.

A manutenção de um corpo tonificado, sem gordura e doença não é um desafio impossível, porque através de sua dieta pode melhorar o funcionamento do seu corpo e aparência. O germe de trigo fornece naturalmente fibras que podem auxiliar no bom funcionamento do organismo, principalmente intestino, com baixo teor de gorduras, o germe e a fibra do trigo são ingredientes enriquecedores nas diversas preparações.

O germe de trigo é a parte germinativa do grão, e a fibra, ou farelo é a camada externa obtida no processo de moagem. Podem ser consumidos quando acrescentados em sucos de frutas, vitaminas, iogurtes ou ainda, à sopas e massas.

O germe é a parte do trigo que tem mais nutrientes para ser uma importante fonte de proteínas, minerais e vitamina E . Ela ajuda a regenerar tecidos, para manter seus músculos em perfeito estado e a saúde cardiovascular.

Além disso, seu alto teor de ácido linoléico promove assimilação adequada de gorduras, açúcares e proteínas, ou seja, ajuda a queimar a gordura localizada ao redor de sua cintura.

Por seu lado, em informações publicadas pelo The Huffington Post, Ingrid Macher, instrutor certificado e especialista em saúde holística revela que o germe de trigo ajuda a obter uma barriga lisa, reduz os níveis de colesterol e do risco de doença cardíaca.

Mesmo gérmen de trigo promove a perda de peso , melhora o sistema imunológico e digestivo; previne artrite reumatoide e câncer. De modo que beber um copo de água com duas colheres de sopa de gérmen de trigo, três vezes por dia, ou seja, meia hora antes de cada refeição, vai ajudá-lo a satisfazer o seu corpo mais rápido e evitar excessos.

Não se esqueça que para ter resultados mais visíveis você deve ter uma dieta equilibrada e praticar qualquer atividade física.

Fonte

magraemergente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.