quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Poder de cura da pimenta do reino


Além de ótimo tempero, ela contém uma série de medicamentos naturais, tais como: anti-inflamatório, analgésico, vitaminas, etc. Tais propriedades já são exploradas há muito tempo pelos homens primitivos e hoje são comprovadas pela ciência.

O sabor ardido da pimenta é justamente da substância química que contém propriedades benéficas à saúde. Embora muitas pessoas acreditem que ela deve ser evitada justamente devido seu ardido, podendo provocar úlcera, gastrite e pressão alta.

Incluir a pimenta do reino na alimentação é essencial para a prevenção de determinadas doenças. Além de que a pimenta proporciona mais sabor aos pratos.


A pimenta do reino conta com uma substância que se chama piperina, a qual libera endorfinas que são analgésicos naturais muito potentes. Ao ingerir alguma coisa apimentada, a piperina ativa os receptores sensíveis na língua e na boca, de um modo geral. Tais receptores enviam a mensagem ao cérebro de que a língua estaria “queimando”, onde o cérebro responde querendo salvar a pessoa, liberando saliva, fazendo a pessoa transpirar e fazendo suas narinas ficarem úmidas. Tudo o que acontece é somente uma reação à ingestão deste tipo de alimento, a pimenta em si não causa nenhum dano físico real.

A piperina é um estimulante natural que intervêm na absorção de selênio, betacaroteno, vitamina B e ainda auxilia na digestão, favorece a circulação no estômago, ajuda na cicatrização de feridas, etc. Lembrando que tal substância também é antioxidante e antienvelhecimento.

OUTROS BENEFÍCIOS

Além de seus princípios ativos, a pimenta do reino é rica em vitaminas A, E e C, zinco e potássio, ácido fólico, entre outros. A pimenta ainda é vista como um alimento funcional, pois apresentam nutrientes e componentes que promovem a preservação da saúde.

Também é usada como matérias prima para a fabricação de diversos remédios para dores musculares, problemas gastrintestinais, reumatismo e de prevenção à arteriosclerose.

O consumo de pimenta do reino ainda ajuda contra baixa imunidade e depressão, pois libera noradrenalina e adrenalina, para os casos de esquistossomose e enxaqueca. Atua também no combate nos males do coração, no câncer, na hipertensão e na obesidade.

Mais que um tempero, é um remédio natural com amplitude de ação impressionante. O poder de cura da pimenta do reino pode ser usado para um extenso número de doenças. É analgésica, anti inflamatória, anti séptica, diurética e funciona como laxante natural. Alivia os sintomas da sinusite, males do sistema nervoso, inibe a formação de gases e melhora a digestão de maneira considerável. Reduz inflamações causadas por artrite e dores reumáticas, e melhora a congestão nasal.

A lista que se segue ainda conta com mais benefícios. Com origem na Índia, possui três variedades: branca, verde e preta. Não importando a variedade, possui poderosa ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres, e é uma espécie de auxiliar que intensifica a ação das vitaminas E e C no organismo.

Por ser um estimulante gástrico, auxilia na cura de inchaços, de cólicas, náuseas, falta de apetite e diarreia. Pesquisas recentes demonstram que também pode ser usada na luta contra o câncer.

Um dos principais componentes é o fitoquímico piperina, substância que lhe confere o sabor picante. Uma curiosidade, é que quando inalada, a piperina causa irritação no nariz, chegando a fazer com que a pessoa espirre. Entretanto, é essa substância a maior responsável pelos benefícios desta pimenta.

A pimenta do reino é fonte de cálcio, potássio, fibras, magnésio, ferro, manganês, das vitaminas C e K, aumenta a circulação sanguínea, cura febres, e pelo seu poder em quebrar as células de gordura presentes no organismo, é ótima para emagrecer.

Quando em forma de óleo essencial, pode ser aplicada para reduzir dores no corpo, e estimular o sistema endócrino. Fortalece a mente, e ajuda a reduzir os sintomas, quando inalado durante uma crise de epilepsia. A inalação do óleo também elimina a tosse, reduz a asma, sintomas de bronquite e de constipação.

Para curar a tosse, misture 1 colher de chá de pimenta do reino preta em pó com 1 colher de chá de mel, e 1 colher de sopa de suco de gengibre. Beba essa mistura de 2 em 2 horas.

Para asma, faça a mistura de 1 colher de chá de pimenta preta com 1 colher de chá de pimenta caiena em flocos, com 1 colher de chá de gengibre em pó. Acrescente 1 colher de sopa de mel, e beba 2 vezes ao dia.

Para febre causada por malária, ferva em meio copo de água: 2 dentes de alho esmagados e 1 pitada generosa de pimenta do reino. Adoce com mel, e beba 3 vezes por dia. Fazer um gargarejo com essa mistura alivia dor de garganta, faringite e amigdalite.

Para descongestionar o nariz, cheire a mescla de partes iguais de pimenta do reino, canela em pó e cominho.

Para curar problemas com a digestão, beba de 1 colher de sopa de açúcar mascavo com meia colher de chá de pimenta do reino em meio copo de água.

Para dores musculares, ou causadas pela artrite, massageie a área afetada com partes iguais da mistura de óleo essencial de pimenta preta com óleo de amêndoas.

Para dor de dente, misture meia colher de chá de óleo essencial de pimenta preta com meia colher de chá de óleo essencial de cravo. Embeba um chumaço de algodão, e aplique sobre o dente.

Óleo essencial de pimenta preta misturado com sal fino cura inflamações na gengiva. Basta massagear o local com essa mistura.

Para emagrecer rapidamente, coloque juntos 2 colheres de chá de suco de limão, 1 colher de chá de pimenta do reino moída e 1 colher de chá de mel. Beba todos os dias antes das refeições principais.

Se parou de fumar e sofre com os efeitos da abstinência, faça a inalação do óleo essencial, e terá grande alívio.

A Pimenta do Reino também pode ser usada pelos agricultores como defensivo natural... leia aqui

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.