terça-feira, 3 de junho de 2014

Chá de Salsinha para emagrecer e reduzir o inchaço


A salsa melhora a digestão, diminui a retenção de líquido e, por esses motivos, é considerada uma grande aliada no processo de emagrecimento. Emagrecer de forma saudável é o sonho de qualquer pessoa que está numa luta constante contra a balança. Uma dieta equilibrada somada a uma série de exercícios físicos e um bom chá de salsinha parece ser o segredo para tornar essa utopia em realidade. Com as propriedades e os benefícios deste tempero, é possível conseguir uma perda de peso rápida, manter o corpo saudável, se livrar de certas doenças e toxinas que causam mal aos órgãos, e ainda combater a celulite, um problema de beleza muito conhecido e temido por várias mulheres.

As ações do chá de salsinha

A salsinha é muito utilizada nas cozinhas, mas pouca gente sabe as propriedades e os benefícios que ela pode trazer para a saúde humana. Por conter um alto teor de vitamina C, esse tempero auxilia o corpo a evitar algumas doenças, como resfriados. Isso acontece devido a ação fortificante que essa substância tem em relação ao sistema imunológico.

Outras atuações da salsinha estão ligadas ao bom funcionamento e fortalecimento do coração, e o controle da pressão arterial, graças ao ácido fólico presente em sua composição. Rico em ferro, também combate anemias e a fadiga. Já por conter vitamina A, é fundamental para a saúde dos olhos.

Foto: Reprodução/ internet

É considerada anti-inflamatória, por essa razão, consegue eliminar as inflamações das células e consequentemente as celulites. Conhecida também como diurética, a salsinha faz um faxina geral em alguns órgãos, como rins e fígado. Desta forma, ajudam o corpo a excretar substâncias nocivas para a manutenção da saúde.

Além disso, melhora a digestão, diminui a retenção de líquido e, por esses motivos, é considerada uma grande aliada no processo de emagrecimento. A salsa ainda ajuda a tratar dores digestivas, azias e cólicas menstruais. É indicada também para servir como tratamento para gota, artrite e artrose. Casos de mau hálito são resolvidos com o uso do chá feito com a salsinha.

Esse tempero é um poderoso diurético, que ajuda a reduzir o inchaço e diminuir a barriga. A nutricionista Vivian Goldberger desvendou os benefícios da salsinha e montou um cardápio com chá para emagrecer rápido.

Um chá, vários benefícios

1. Hidrata e fortifica. Rico em vitaminas C, B12, K e A, ele aumenta a resistência do sistema imunólogico e evita resfriados. Também ajuda a controlar a pressão arterial, já que contém ácido fólico, responsável por manter o coração forte. A vitamina C e o ferro evitam a anemia e a fadiga.

2. Ação anti-inflamatória e melhora da digestão. A salsinha tem propriedades anti-inflamatórias e age direto na inflamação das células, o que causa a celulite. Por isso, após um mês consumindo o chá, você já consegue perceber uma diminuição dos furinhos e do efeito casca de laranja.

3. Evita mau hálito. O cheirinho ruim que às vezes aparece na boca de quem está de dieta é eliminado com o chá de salsa. Isso porque ele tem uma grande concentração de clorofila, que inibe a produção de bactérias do mau hálito.

4. Faz uma faxina geral no organismo. Por ser um ótimo diurético, melhora o funcionamento dos rins e também do fígado e os ajuda a expulsar toxinas, deixando os órgãos mais limpos e menos sobrecarregados. E mais: esse temperinho combate as doenças cardiovasculares, pois elimina as gorduras por meio da urina.


Como fazer o chá

Para ter o efeito desejado na dieta, a recomendação da nutricionista é consumir quatro copos de chá de salsa (de 250 ml cada um) por dia. Um deles sempre deve ser em jejum: isso ajuda a estimular os rins e eliminar líquidos logo pela manhã. Os outros podem ser consumidos ao longo do dia. Para amenizar o sabor, a dica é adicionar gotas de limão ou adicionar algumas gotas de adoçante.

Ingredientes:
· 5 ramos de salsa
· 1 litro de água

Modo de preparo:
lave a salsinha e retire 5 raminhos. Coloque 1 litro de água em uma chaleira ou panela, adicione a salsa e deixe ferver por 5 minutos. Retire as folhas da salsa do líquido usando uma peneira e está pronto.


Cardápios com o chá de salsinha:

Opção 1

Em jejum
250 ml de chá de salsa

Café da manhã
1 torrada integral com 1 fatia de queijo branco + 1 xíc. (chá) de leite desnatado com café + 1 fruta

Lanche da manhã
250 ml de chá de salsa

Almoço
1 prato (sobremesa) de alface com 2 unidades de tomate-cereja e ½ chuchu cozido temperado com azeite de oliva e uma pitada de sal + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 col. (sopa) de lentilha + 1 bife de fígado médio grelhado + 250 ml de chá de salsa

Lanche da tarde
1 barrinha de cereal light

Jantar
1 prato de sopa de legumes com 1 punhado de croûtons + 100 ml de suco natural

Ceia
250 ml de chá de salsa

Opção 2

Em jejum
250 ml de chá de salsa

Café da manhã
2 biscoitos sem recheio + 1 xíc. (chá) de leite desnatado com achocolatado light + 1 fruta

Lanche da manhã
250 ml de chá de salsa

Almoço
1 prato (sobremesa) de alface com ½ pepino + 1 prato (sobremesa) de macarrão cozido ao sugo com abobrinha e berinjela + 250 ml de chá de salsa

Lanche da tarde
1 punhado de soja tostada

Jantar
1 pão árabe com 1 col. (sopa) de molho de tomate, 1 col. (sopa) de ricota e 2 col. (sopa) de atum + 1 copo de água de coco

Ceia
250 ml de chá de salsa

Opção 3

Em jejum
250 ml de chá de salsa

Café da manhã
1 fatia de pão integral com 1 col. (sobremesa) de requeijão light + 200 ml de suco de laranja sem coar

Lanche da manhã
250 ml de chá de salsa

Almoço
1 pires de brócolis refogado com alho e azeite + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé médio de pescada grelhado + 250 ml de chá de salsa

Lanche da tarde
1 pote de iogurte de frutas diet

Jantar
1 batata grande assada e recheada com 1 col. (sopa) de seleta de legumes e 1 col. (sobremesa) de requeijão light + 100 ml de chá gelado de caixinha light

Ceia
250 ml de chá de salsa


FONTE

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/cha-de-salsinha-diminui-o-inchaco-e-emagrece-ate-5-kg-em-1-mes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.