domingo, 1 de dezembro de 2013

Pimentão



O pimentão é um dos vegetais mais consumidos, do qual se conhecem mais de 150 variedades distintas, ainda que possam ser divididas em dois grandes grupos, picantes e doces.

São ricos em fibra, vitaminas, hidratos de carbono e antioxidantes, sobretudo vitamina C, chegando a ter o dobro da quantidade encontrada nas laranjas ou em morangos.

Um componente característico é a capsaicina, mais abundante nas variedades picantes, que tem ação antibiótica, analgésica e estimulante da mucosa gástrica e da vesícula biliar.Grande fonte de vitaminas presentes no pimentão

– Vitamina C: tem numerosas propriedades e participa em inúmeros processos biológicos, mas se devemos destacar alguma propriedade, sem dúvida é sua potente ação antioxidante, estimulante do sistema imune, cicatrizante e protetora frente à doenças cardiovasculares.

– Carotenoides: sua ação antioxidante se soma à vitamina C.

– Vitamina A: é de extrema importância no crescimento e mantimento da estrutura óssea, e têm um papel determinante na função reprodutiva masculina e feminina e no desenvolvimento correto da gravidez.

– Folatos: são necessários na formação de anticorpos, glóbulos brancos e hemácias e na síntese de material genético. Além disso, é conhecida sua necessidade durante a gravidez e a infância.

– Também contém vitamina E e outras vitaminas do grupo B, como B1, B2, B3 e B6.Outros nutrientes

Além de sua riqueza em vitaminas, o pimentão contém muita fibra e água que, junto com suas baixas calorias fazem com que seu consumo possa ser abundante se seguimos uma dieta hipocalórica, e mais, é recomendado porque a fibra exerce efeito de saciedade e laxante. Do mesmo modo, ajuda a controlar a prisão de ventre.

Quanto a sua composição mineral, o pimentão contém potássio, o que lhe confere ação diurética, além de magnésio, fósforo e cálcio, ainda que em menor proporção.

Seu consumo é recomendado em situações de déficit ou necessidade de quantidades extra de ferro, como em casos de anemia, após acidentes ou cirurgias, em gravidez e menstruações.

Por fim, vale ressaltar que aquelas pessoas que tenham o estômago mais sensível, deverão consumir com mais precaução as variedades picantes, pois essa pode irritar a mucosa gástrica. Porém, os pimentões doces neutralizam a acidez gástrica.
Propriedades medicinais

Por todos os componentes e propriedades já descritos e presentes no pimentão, todas as suas variedades são eficazes nas seguintes situações:

– Inflamações;

– Indigestões;

– Em casos de má circulação sanguínea;

– É indicado em casos de disenterias, problemas digestivos e coágulos sanguíneos, para abrir o apetite e por fim;

– Riquíssimo em vitamina C.

FONTE

https://melhorcomsaude.com/pimentao-grande-fonte-vitaminas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.