sábado, 7 de dezembro de 2013

Curando o mal de Alzheimer com óleo de coco


Depois de anos batalhando contra a doença de Alzheimer de seu marido, Drª. Newport se deparou com diversas evidências de que uma dieta cetogênica tem um potencial grande de ser um tratamento eficaz para diversas doenças degenerativas, incluindo a de seu marido.

Drª. Mary T. Newport resolveu testar esta hipótese, realizando assim a incrível façanha de tratar a doença de Alzheimer do marido com óleo de coco em um contexto de uma dieta cetogênica. Com o tempo, a Dra. Newport percebeu que uma dieta cetogênica melhora os sintomas de uma série de outros problemas de saúde. O sucesso do uso do óleo de coco no tratamento de doenças degenerativas tem garantido a ela o direito de conduzir pesquisas em seres humanos e animais, na Universidade do Sul da Flórida (University of South Florida).


Drª. Mary Newport começou a dar ao seu marido de 6 a 7 colheres de sopa de Óleo de coco refinado (Óleo MCT – triglicérides de cadeia média), por dia, misturado nas refeições. O óleo de coco refinado (MCT) é consideravelmente mais eficaz do que o óleo de coco tradicional na produção de corpos cetônicos. Em poucas semanas ela começou a notar uma dramática melhora cognitiva em seu marido.


Drª. Mary dedica boa parte de sua vida em ajudar pessoas portadoras de doenças degenerativas com o uso do óleo de coco refinado junto com uma dieta cetogênica. Ela tem acompanhado o tratamento de diversos casos e tem concluído que a grande maioria das pessoas tem observado melhoras significativas das funções cognitivas e da saúde em geral. Ela escreveu um livro sobre o assunto e disponibiliza bastante informação em seu website: http://www.coconutketones.com


Existem diversos depoimentos de pessoas que tem curado seus transtornos mentais com o consumo de óleo de coco nos últimos anos, com o aumento da popularidade da dieta Paleo e dietas low-carb. Aquivocê pode encontrar depoimentos de outras pessoas que foram tratadas com uma dieta cetogênica e com o óleo de coco. Contudo, é importante que um médico ou nutricionista sejam consultados para adotar tal regime alimentar.

Esta notícia pode ser novidade para algumas pessoas, mas muitos já haviam se deparado com estudos conduzidos mais recentemente que demonstram o potencial de uma dieta cetogênica no tratamento de diversas doenças degenerativas e uma crescente tendência de pesquisas com o foco no tratamento de doenças neurológicas. Eles em geral indicam que uma dieta cetogênica tem um potencial de curar doenças neurológicas, sendo que notei que o mal de Parkinson, Alzheimer e epilepsia têm sido as mais estudadas, seguidos de outros transtornos como a Síndrome de Tourette, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros. Você pode encontrar alguns estudos completos e resumos aqui:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3321471/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3321471/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9823827/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1176378/?report=reader

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2898565/?report=reader

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2731764/?report=reader

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23242044

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22796483

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22787591

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21070829

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3321471/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20395146

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20204773

http://www.tampabay.com/news/aging/doctor-says-an-oil-lessened-alzheimers-effects-on-her-husband/879333

Estas pesquisas indicam que, em indivíduos portadores da doença de Alzheimer, corpos cetônicos são os melhores substratos energéticos para o cérebro deles, uma vez que muitos neurônios são inaptos a usar a glicose como fonte de energia, ao contrário de indivíduos saudáveis, causando assim a morte dos mesmos e uma gradual perda cognitiva ao longo dos anos. Esta incapacidade cerebral de usar glicose é decorrente da resistência à insulina, quando o pâncreas de um indivíduo se torna inapto a produzir o hormônio insulina, que é responsável por por promover o ingresso da glicose nas células.Esta condição pode ser desenvolvida em indivíduos com a síndrome metabólica, obesos e com sobrepeso.

Em outras palavras, o que as pesquisas descobriram é que as células neurais de indivíduos portadores da doença de Alzheimer podem manter-se vivas e ativas caso seja proporcionada uma alternativa energética ao cérebro, sendo esta alternativa os corpos cetônicos, ao invés da glicose que não pode ser sintetizada pelas células neurais destes indivíduos, impedindo assim a perda cognitiva.


Além disso, o tratamento com óleo de coco é recomendado, pois seu consumo aumenta a produção de corpos cetônicos e corpos cetônicos podem supostamente aumentar a produção de Trifosfato de adenosina ou ATP, responsável por armazenar energia dentro das células para que possam exercer suas funções vitais, essenciais à sua sobrevivência. Ou seja, o consumo de óleo de coco fornece um tipo de energia alternativa ao cérebro, que aumenta a produção de ATP, protegendo assim as células neurais que estão em risco de serem extintas, devido aos químicos externos que são tóxicos para os neurônios. 
Como entrar em estado de cetose:

Não é novidade para muita gente que para entrar em estado de cetose é preciso restringir o consumo de carboidratos e diminuir o consumo de proteínas, de modo a usar gordura como principal fonte de energia. É possível dizer com base em estudos que o consumo de carboidratos deve ser restrito a menos de 40g diárias para alcançar este objetivo, e o consumo de proteínas não devem passar das 100-120g. Um pequeno aumento na quantidade de carboidratos ingeridos pode reduzir substancialmente o número de corpos cetônicos produzidos. No entanto, de acordo com Dra. Newport e alguns médicos que têm usado a dieta cetogênica para o tratamento de versas condições, é possível aumentar mais ainda a produção de corpos cetogênicos com o óleo de coco ou o óleo MCT e é possível produzir os mesmos efeitos ingerindo quantidades ligeiramente mais altas de carboidratos, até 50 gramas, aproximadamente. Eles recomendam como tratamento o consumo de 40g a 50g de carboidratos com mais de 4 colheres de óleo MCT diárias em indivíduos mais vulneráveis ao efeito da restrição de glicose, além da redução da ingestão de proteínas.

Não obstante, é importante ressaltar que é preciso cautela ao adotar este regime alimentar, para qualquer fim desejado, pois diversos efeitos colaterais podem ocorrer em algumas pessoas, como por exemplo, dores de cabeça, enjôos, tontura e irritabilidade. Para minimizar os efeitos colaterais, é importante que sejam consumidos vegetais com pouco amido como fonte de carboidratos neste regime alimentar, pois eles oferecem benefícios à saúde e podem ser benéficos para a flora intestinal de modo a impedir ou minimizar os efeitos colaterais, que podem estar relacionados ao efeito tóxico causado por danos à flora intestinal.

Está se tornando cada vez mais notável a importância dos corpos cetônicos como alternativa energética para as células neurais de indivíduos portadores de algumas doenças degenerativas. A princípio, para muitos, esta parece ser uma alternativa muito simplista, no entanto, a ciência tem demonstrado cada vez mais que a adoção de uma dieta cetogênica pode servir como auxilio eficaz no tratamento e na prevenção e de doenças degenerativas, sendo uma alternativa mais barata, que pode proporcionar resultados surpreendentes.

fonte

http://primalbrasil.com.br/curando-o-mal-de-alzheimer-com-oleo-de-coco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.