sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Avocado: fruta da família do Abacate


Avocado e abacate: veja mais diferenças e semelhanças entre eles. O avocado tem mais nutrientes que o abacate. A pequena fruta em forma de pera possui expressivo teor de fibras, o dobro do potássio da banana, além de vitaminas E, B6, ácidos graxos monoinsaturados, gordura saudável e antioxidantes.

Brasil exporta mais de 3 mil toneladas da fruta, que começou a ser produzida no país há 30 anos

Uma fruta da família do abacate tem ganhado o mercado externo e feito sucesso na gastronomia internacional. O avocado começou a ser produzido no Brasil há 30 anos. Hoje, mais de 3 mil toneladas são exportadas por ano para a Europa.

Abacate das variedades Hass e Fuerte, com casca mais dura, pouca água e rico em óleo, o avocado ainda não é muito conhecido no Brasil. A maior parcela dos consumidores está no exterior. Pouco a pouco, no entanto, a fruta vem conquistando espaço no país. Original do México, a fruta é frequentemente confundida com a variedade tropical, que é a mais comum.

– 90% do avocado produzido no Brasil vão para o mercado externo. Além de ser consumida in natura, a fruta dá origem à polpa e ao azeite, que são muito apreciados pelo mercado gastronômico – afirma a gerente de marketing e vendas da Fazenda Jaguacy, Ligia Falanghe Carvalho.

A fruta é produzida o ano inteiro, em épocas diferentes, dependendo da região. A Fazenda Jaguacy, localizada em Bauru, interior de SP, cultiva 500 hectares de avocado, além de assistir mais 30 produtores da fruta espalhados por São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

– Há dois anos, conseguimos, através de técnicas agronômicas e locais de plantio, produzir avocado praticamente o ano inteiro – diz Ligia.

Para quem não consome o avocado com medo de ganhar peso, Ligia aconselha o consumo de uma metade da fruta por dia.

– O avocado tem uma grande concentração de vitaminas A, D e E, o que auxilia no combate ao envelhecimento e no emagrecimento, apesar de todo mundo achar que o abacate engorda – afirma Ligia.


Propriedades do avocado

O alimento funcional é interessante para todas as idades

Rico em vitamina A, C, E e B6, o avocado é uma fruta funcional muito nutritiva. Seus componentes contribuem para ter pele saudável, saúde nos olhos, previne infecções e até auxilia em problemas de impotência sexual. Além destes, o potássio, mineral mais abundante no avocado, previne as cãibras e o fósforo e é fundamental para a formação dos ossos e dentes. 

O avocado possui gordura insaturada (vegetal) e componentes biologicamente ativos como fitoestérois - substância capaz de inibir a absorção e síntese do colesterol; e por conter fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e auxiliar o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos. Ao contrário do que se pensava, esta gordura ômega 9 presente no avocado é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, diminui o estado inflamatório do organismo. Já está cientificamente comprovado que a obesidade é uma doença inflamatórias assim como diabetes, hipertensão, depressão, artrite, celulite etc.

Inúmeras são as qualidades do avocado, e se desejar incluir a fruta na sua alimentação, veja dá dica de duas receitas práticas e que podem fazer parte do seu cardápio. 


GUACAMOLE 
Ingredientes
½ cebola picada 
1 tomate em cubos 
½ limão 
1 avocado 
Pimenta e sal à vontade 

Modo de preparo: Amasse suavemente a polpa do avocado; misture a cebola, o suco de limão, a pimenta e o sal. Por último acrescente o tomate. Sirva com torradas, tacos ou cenouras em palitos. 

SALADA DE AVOCADO
Ingredientes:
1 maço de alface americana 
2 tomates 
1 avocado 

Modo de preparo: Misture o avocado cortado em cubos, com os tomates em rodelas e a alface. Tempere a gosto com azeite e sal. 



FONTE


Canal Rural

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/1661-propriedades-do-avocado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.