sábado, 26 de janeiro de 2013

Mulungu



O Mulungu (Erythrina mulungu) é da família Fabaceae. Trata-se de uma árvore nativa, muito comum na parte central e Nordeste do Brasil, ocorrendo também em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e na floresta estacional semidecidual da Bacia do Paraná, até Tocantins e Bahia. Viçosa, tem floração vermelho vivo – pela qual também é conhecida como Árvore-de-Coral –, grande porte (atinge cerca de 15m de altura), e sua floração é de Junho a Setembro.
 
O Mulungu possui as seguintes propriedades medicinais: é ansiolítico, antidepressivo, tranquilizante, sedativo, hepatoprotetor, hipotensivo, entre outros. Utiliza-se o Mulungu através de infusões, decocções, extrato seco, tintura e xaropes, todos a partir da raiz e da casca da árvore, pois A SEMENTE É ALTAMENTE TÓXICA.
 
 
 
Mulungu é uma planta medicinal também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira.
Essa planta medicinal é muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, o Mulungu possui propriedades relaxantes que diminuem os sintomas de ansiedade e de agitação no indivíduo, deixando-o mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias.

Leia mais aqui

Propriedades do Mulungu

Calmante; antiasmático; analgésico; diurético; expectorante; hipnótico; hipotensivo; narcótico; sedativo; tranquilizante; antidepressivo; hepatoprotetor; hipotensivo; antibacteriano; anti-espasmódico; tônico; anti-inflamatório.

Para que serve o Mulungu

Histeria; insônia; neurose; ansiedade; agitação; depressão; ataque de pânico; compulsão; distúrbio de sono; hepatite; esclerose; pressão alta; cistite; epilepsia; irritação nos olhos; problemas de lactação; edemas; dor de cabeça; hérnia; espasmos; diarreia; insuficiência urinária; gengivite; estresse; palpitação; tosse; asma; afecções na boca; bronquite asmática; coqueluche; crises nervosas; dores reumáticas; dores musculares; febre.

Modo de uso do Mulungu

O chá de mulungu é um excelente remédio caseiro para acalmar os ânimos, pois esta planta medicinal tem propriedades calmantes que ajudam indivíduos que sofrem de insônia ou ansiedade a relaxar.
Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 6g de casca de mulungu e 150 ml de água. Preparar este chá é muito fácil, basta colocar a casca para ferver por aproximadamente 15 minutos. Após o tempo determinado deixe o chá amornar e está pronto para ser bebido.

O chá de mulungu deve ser tomado 3 vezes ao dia. Mas cuidado, apesar de seus benefícios esse remédio caseiro não pode ser utilizado por mais de 3 dias seguidos, seu uso excessivo pode causar paralisias musculares. Para fins medicinais são utilizados os frutos, flores, cascas.
  • Para acalmar: Adicionar 6g das cascas de mulungu em 150 ml de água fervente. Deixe ferver por 15 minutos e beba o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais do Mulungu

Sedação; sonolência; paralisias musculares. O mulungu pode potencializar o efeito de alguns medicamentos ansiolíticos e anti-hipertensivos.

Contraindicações do Mulungu

Indivíduos que fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos.

FONTE

http://www.tuasaude.com/mulungu

http://emplastrum.blogspot.com.br/2012/04/mulungu.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.