quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Orégano mata células de câncer de próstata




Pizza com ou sem orégano? A partir de hoje, aposto que muitos homens vão fazer questão de comer esse tempero. Muitos de nós usamos o orégano simplesmente para dar um sabor diferente às nossas comidas ignorando que ele tem propriedades curativas; pelo qual hoje falaremos delas, das propriedades curativas do orégano!

Ele é um estimulante para o estomago, especialmente nos casos de perda do apetito, dificuldade de digestão ou gases. Além disso é carminativo; antiespasmódico; expectorante, especialmente nos casos de bronquite ou asma; antisséptico; diurético; sudorífico, eliminando as toxinas do organismo; e também é muito usado contra anemia.

Pesquisadores da Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, descobriram que essa... erva amplamente empregada na cozinha do Mediterrâneo pode ser utilizada para ajudar a tratar o câncer de próstata.



No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens – atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% dos casos totais de cânceres. Só neste ano, estima-se que sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. E vale ressaltar que sua taxa de incidência é seis vezes maior nos países desenvolvidos que nos países em desenvolvimento.

Entre as opções de tratamento, merecem destaque as cirurgias, quimioterapias, terapias hormonais e terapias imunes. Mas, infelizmente, todos esses tratamentos estão associados a complicações ou a efeitos colaterais graves.

Coordenadora da pesquisa, a médica Supriya Bavadekar testou um dos componentes do orégano – a substância carvacrol – em células cancerosas de próstata. Resultado: o carvacrol induziu apoptose (termo científico para morte celular programada, que é um tipo de autodestruição celular ordenada) nas células doentes.

Agora, Bavadekar tentará entender como a substância faz isso. “Sabíamos que o orégano possuía propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas seus efeitos sobre células cancerosas eleva seu status”, conta a médica. 

O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. 

Origem 

Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos. 

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. 

Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos. 
Utilização na culinária 

É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana. 

Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confecção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão. 

Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega. 

A palavra orégano (de Origanum) tem origem grega e significa “alegria da montanha”. Para os gregos, a erva tinha o poder mágico de trazer felicidade;

Estudo realizado pela Universidade de Franca, no estado de São Paulo, revelou que o orégano manteve o equilíbrio do nível de açúcar no sangue, porém evitando que baixe excessivamente, ao contrario alguns medicamentos existentes no mercado. 

O responsável por esse efeito benéfico é uma substância chamada ácido rosmarínico, que aparece em grande quantidade no tempero. 

Receitinhas

PARA MÁ DIGESTÃO: faça uma infusão de 1/2 litro de água fervente com 10g de sumidades floridas; 

PARA ASMA: Ferver 30g de sumidades floridas em 1 litro de água por 10 minutos. Depois de morno, coar e adoçar com mel; 

LOÇÃO PARA CASPA: Ferver 30 g de orégano em 1 litro de água por 10 minutos. Coar e enxaguar os cabelos limpos. 
Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégano
- Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a umidade desapareça. Esterilize um vidro ou garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégano. Junte duas xícaras (480ml) de vinagre branco ou de maçã, cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período. Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos. 


FONTE 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.