sábado, 15 de setembro de 2012

Pistache



Segundo pesquisa, comer pistache pode ser uma boa forma de controlar o apetite e garantir o peso ideal - A revista Cosmopolitan anuncia uma boa notícia para aqueles que adoram passar o dia beliscando: comer pistache pode ser uma ótima e saborosa forma de manter a forma. A publicação cita estudos divulgados no jornal Appetite que mostram o alimento como uma forma de ajudar as pessoas a reduzirem o consumo de calorias e, consequentemente, a perder peso. 

Cientistas e nutricionistas já haviam observado essa faceta do pistache que, além de pouco calórico, é rico em proteínas e fibras. Um recente estudo realizado em Harvard foi além e mostrou que o pistache pode trazer ainda mais benefícios quando são servidos ainda com casca. Durante a pesquisa, dois grupos de pessoas foram observados diante de recipientes com pistache, com quantidades ilimitadas disponíveis ao longo de um dia. Para o primeiro grupo, foi deixada uma bacia com pistaches ainda na casca, enquanto o outro podia se servir do alimento já descascado. 

A observação mostrou que o grupo que comeu do pote com casca ingeriu 22% menos do que o outro grupo. O autor do estudo, James Painter, explicou que o fato das pessoas comerem mantendo contato visual com a quantidade de casca descartada as ajuda a mensurar o quanto comeram e, com isso, controlar as porções. A regra também pode ser aplicada a outros tipos de alimento.

O pistache ou pistáchio (Pistacia vera) pertence à família da Anacardiaceae e género Pistacia. Tanto a árvore quanto o fruto seco verde possuem essa denominação. É uma árvore de folha caduca e pequena (5 a 7 metros de altura, e que tende a inclinar-se) com folhas pinadas dióicas, nativa do sudoeste asiático (Ásia Menor, Irão, Síria e Israel e Palestina), de onde se estendeu o cultivo à região mediterrânica e à Califórnia.

Valor nutricional
Pistache dentro da casca e fora da casca (em roxo) 
100 g de pistache contém em média:
Proteína - 20,6%
Carboidratos - 8%
Óleo - 48%
Colesterol - 0%
Cálcio - 135 mg
Potássio - 1093 mg
Fósforo - 503 mg
Magnésio - 158 mg
Vitamina A - 233 U.L

Outras vitaminas:
Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (Vitamina B2), Niacina (Vitamina B3)

Consumo
Os grãos são mais frequentemente consumidos inteiros, torrados e salgados (como os amendoins) ou frescos.

Também é famoso o sorvete de pistache, de coloração verde. É utilizado em doces como a baklava e frios como mortadela.

Habitantes do meio-oeste americano fazem salada de pistache, que inclui pistaches frescos, ou pudim de pistache, conservas de frutas e, por vezes, queijo cottage ou marshmallow.

Um estudo americano publicado no Journal of Nutrition sugere que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que outros tipos de nozes, e que, se incorporado à dieta, pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto.

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.