sábado, 15 de setembro de 2012

Mangostin

 
O mangostin, também conhecido no Brasil como mangostão, é considerado a fruta mais famosa e mais saborosa, isto porque a rainha Vitória da Inglaterra (1819-1901), ao prová-la, disse não haver saboreado antes nenhuma fruta tão deliciosa, ficando conhecida como a fruta-da-rainha.

Originário da Ásia, o mangostin é de disseminação bastante restrita, cultivado principalmente nas regiões tropicais da Ásia, Índia, Austrália e em alguns países da América. No Brasil, foi introduzido por volta de 1935 na Bahia, e em 1946 no Pará, sendo hoje cultivado principalmente nestes estados e em pequena escala no Espírito Santo e São Paulo.
 
Sua casca, de textura parecida com à de uma romã é utilizada para fazer chás e sua polpa é formada de gomos brancos e mole. Seu sabor é adocicado e, de fato, muito suave e agradável. É consumida, principalmente, como fruta fresca e pertence a mesma família do abricó-do-Pará, do bacuri e do bacupari – Clusiaceae.
 
Esta fruta está se tornando famosa no mundo pelo seu sabor e valor medicinal. O mangostin tem uma distribuição bastante equilibrada de nutrientes e é riquíssima em fibras, além de conter em sua estrutura compostos que lhe atribuem importantes propriedades funcionais. Estudos estão sendo feitos para comprovar seus efeitos sobre prevenção e tratamento de infecções, inflamações e doenças como o câncer, além de outros benefícios a saúde.
 
fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.