domingo, 2 de setembro de 2012

Chá Quebra Pedra

 
A cada dia que passa, fica mais famoso entre os jovens o consumo de Chá Quebra Pedra.

Isso porque a alimentação de hoje em dia é repleta de sal, e esse sal se acumula em nossos rins, formando as pedras nos rins, ou cálculos renais. A quebra pedra vem justamente combater esse mal, auxiliando o organismo a quebrar e expelir essas pedras. Mas funciona mesmo o consumo de quebra pedra, chá? Sim, seu consumo nessa forma é o mais inidicado, até por auxiliar no aumento da ingestão de liquidos, muito necessária durante o estado agudo do cálculo renal.


A quebra pedra é uma planta conhecida principalmente pelos benefícios do chá quebra pedra. As raíes dessa planta são reconhecidas por possuirem derivados flavônicos, triterpenóides e esteróide estradiol que têm ação diurética, antibacteriana, hipoglicemiante, antiespamódica, hepatoprotetora, anticancerígena, litolítica, colagoga. Por esse e outros motivos é tão interessante analisar a importância do chá quebra pedra para nossa saúde.

O chá quebra pedra ou erva pombinha, arrebenta pedra ou saxifraga é indicado para prevenir a formação de cálculo renal. Além disso, a sabedoria popular nos ensina ainda que o chá quebra pedra soluciona diversos outros problemas de saúde que afligem o nosso dia-a-dia, tais como nefrites, cistites, pielites, hepatite do tipo “B” e hidropsia. O modo como fazer o chá quebra pedra e como tomar o chá quebra pedra é muito simples, rápido e prático.

Tome o chá quebra pedra e sinta as virtudes que ele possuí atuando em seu corpo evitando cálculo renal que causa dores e transtornos com tratamentos que podem chegar até em cirurgia.

Mas para que serve exatamente o chá quebra pedra? Cálculo Renal é uma resposta muito adequada.



Benefícios da Quebra Pedra

Mas será que a quebra pedra realmente ajuda mesmo a dissolver os cálculos renais? Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) investigaram as propriedades medicinais do chá de quebra pedra. Ao final do estudo, eles comprovaram que a erva é eficaz para prevenir a formação de pedra nos rins. No entanto, não ficou comprovado que ela seja capaz de quebrar ou dissolver os cálculos.

Dessa forma, o ideal é tomar o chá antes que as pedras nos rins apareçam. Veja como preparar o chá de quebra pedra:

Você vai precisar de:
■2 colheres de sopa de quebra-pedra seca
■Um litro de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente o quebra pedra. Tape a panela e deixe por cinco minutos.

Posologia

Beba o chá de quebra-pedra durante todo o dia em pequenas quantidades.

Outras dicas

O quebra-pedra relaxa os ureteres, possui uma ação analgésica e diurética, facilitando a eliminação dos cálculos, geralmente sem dor ou sangramento. Além disso aumenta a filtração glomerular e a excreção do ácido úrico. Este mesmo chá também pode ser usado, combate à hepatite B, como analgésico ou aintespasmódico.

Recentemente o quebra-pedra virou notícia devido ao fato de ter saído uma patente americana do uso desta planta para hepatite do tipo B. Os trabalhos mostraram que neste caso, o fitoterápico deveria ser empregado através de injeções ou de cápsulas entéricas, pois os sucos digestivos inativam os princípios ativos da planta no estômago.

O quebra-pedra pode ser utilizado para problema renal na forma de chá, extrato fluido, tintura ou cápsula. O chá é o mais indicado pois acaba forçando a pessoa a beber mais líquido, auxiliando a eliminação da pedra pela própria pressão da urina. Pode-se empregar de 30 a 40 g de planta fresca ou 10 a 20 g de planta seca em um litro de água. Prepare o chá de manhã e vai bebendo durante o dia. Pode potencializar os efeitos entrando com outras plantas, como folhas de abacate, chapéu-de-couro, panacéia, caninha-do-brejo, entre outras.

Recomendamos o uso do quebra-pedra durante umas três semana e suspender durante uma semana, e ir repetindo desta forma até melhorar os sintomas, mas normalmente em 2 ou 3 dias o problema já está sanado.

Sucos cítricos também são ótimos aliados contra a formação dos dolorosos cálculos renais.



FONTE

http://www.quebrapedra.com.br/destaques/cha-quebra-pedra


http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-quebra-pedra


http://www.oficinadeervas.com.br/detalhe.php?id_produto=105&p=quebra-pedra
 

8 comentários:

  1. adorei a materia, mas eu gostaria de tirar uma duvida. Eu tenho nefrite lupica e ha um tempo parei de urinar, antes de começar a dialisar a minha diurese era 3.700 l e agora passou a ser 300ml gosaria de saber se eu tomando o esse cha eu poderei voltar a urinar novamente?

    ResponderExcluir
  2. Nao. Nao pode adoçar. Vc encontra em capsulas em homeofharmas ou em casas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  3. Há muito tempo eu sabia que o quebra-pedra é bom para os rins, só não outros diagnósticos dessa consagrada planta.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.