sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nêspera


No Brasil, a nêspera é chamada popularmente de ameixa amarela. A nespereira (Eriobotrya japonica Lindl), pertencente à família rosaceae, a mesma do pêssego, ameixa vermelha e nectarina, e subfamília Prunoideae. Ela é originária do sudoeste da China, porém, só se tornou conhecida mundialmente quando foi introduzida por imigrantes chineses no Japão, país em que teve uma grande aceitação ao ponto deste ser considerado o maior produtor de nêspera in natura, seguido por Israel e Brasil.

É uma árvore pequena, mas pode crescer até cinco metros de altura. A nespeira é uma planta frutífera diferente das demais, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores são brancas e as frutas da nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e varia de doce a ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Popularmente, aqui no Brasil, a nêspera é chamada de ameixa-amarela, ameixa silvestre ou ameixa-japonesa.

Seu consumo pode ser in natura, combinada a outras frutas ou por meio de preparações como sucos, cremes, tortas, sorvetes, geléias, compotas, licor e vinho. Algumas variedades são utilizadas como expectorante, para alívio de infecções da garganta, como diurético e ação antidiarreica.


A nêspera possui uma elevada quantidade de vitamina C, além de vitamina A, que proporcionam resistência ao organismo, ajudam no fortalecimento da visão e são ótimos antioxidantes. Também contém vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5). A vitamina B1 (tiamina) é indispensável à saúde do sistema nervoso, como fator de crescimento normal e auxilia no equilíbrio do metabolismo. A vitamina B2 é uma vitamina que resiste à elevações de temperatura e, portanto mantém-se conservada naqueles derivados da nêspera que passam pela cocção. A vitamina B3 (niacina) é essencial para o metabolismo de muitas substâncias do organismo, dentre elas os carboidratos, principais responsáveis por fornecer energia ao organismo.

A nêspera possui boas quantidades de sais minerais, como magnésio, cálcio e fósforo. O magnésio existe em boa quantidade nas sementes, nos frutos secos e nas leguminosas. Ele é importante na formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. O cálcio é um micronutriente essencial para a formação e manutenção de tecidos, ossos e dentes. O fósforo atua de forma significativa na reprodução e lactação, além de ser ótimo para problemas de memória. Em conjunto com o cálcio,atua na formação de ossos e dentes, sendo essa ação conjunta muito importante também nas contrações musculares.

É uma fruta muito rica em fibras, com destaque para a pectina, o que lhe confere grande importância na culinária, pois sua adição é utilizada para conferir ao produto uniformidade e firmeza, como por exemplo, sucos, geleias ou polpas de frutas, e também para ajustar o seu teor à um nível adequado para a geleificação. As fibras também têm um papel muito importante no funcionamento do intestino, ajudam no controle e prevenção do diabetes, das dislipidemias e dos cânceres intestinais. Além disso, dietas o consumo equilibrado de fibras ajuda na manutenção de peso e mesmo no emagrecimento.

FONTE

NUTRIÇÃO EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.