quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alimentação Saudável na Infância


Sou vovó desde agosto/2011 e estou amando!! Meu neto é lindo!! Minha filha também está apaixonada com a experiência de ser mãe, tanto que aderiu a campanha da amamentação exclusiva até os seis meses. Eu apoio...

Você sabia que, no Brasil, cerca de 10% das crianças com menos de 5 anos já têm sobrepeso ou são obesas? “É um dado preocupante, porque o risco de elas se tornarem adolescentes e, de quebra, adultos obesos é muito maior”, afirma Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!

O que fazer para contornar esse problema? Veja aqui cinco dicas da revista SAÚDE! para evitar a obesidade na infância:

1. Leite materno
Um estudo da Universidade Federal de São Paulo mostrou que a amamentação exclusiva até os seis meses – recomendada pela OMS – está relacionada a valores mais baixos de índice de massa corporal, gordura e circunferência abdominal na adolescência. Ou seja, bebês que recebem o leite materno tendem a se tornar jovens magros e saudáveis. Por isso, mamães, amamentem seus pequeninos!

2. Mamadeira depois dos 2 anos
A criança costuma tomar uma quantidade maior de leite ou suco de frutas na mamadeira do que no copo, até pela própria diferença de tamanho dos dois utensílios. Além disso, o consumo de calorias cresce, porque a mamadeira é oferecida como complemento à alimentação sólida.

3. Porções menores de comida
Não exagere nas porções de alimentos oferecidas aos filhos. Os pequenos não devem comer a mesma quantidade de um adulto. “O melhor é servir menos e, depois, se a criança quiser repetir, acrescentar um pouco mais ao prato sem exageros” orienta a nutricionista Juliana Boanto, de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.

4. Apresente opções saudáveis
Você sabia que é na infância que o paladar começa a se desenvolver? Criar gosto por frutas, verduras, legumes e comidas com pouco sal desde pequeno facilita a formação de bons hábitos alimentares. Não é uma tarefa fácil. Os pais devem servir de exemplo. Não adianta exigir que o pequeno coma brócolis, se você devorar batatinhas fritas na frente dele. Mais uma dica: persistência. Cada alimento novo deve ser apresentado à criança umas dez vezes.

5. Brincar, brincar!
Evite o sedentarismo. Quanto mais brinquedos ativos, como bolas, melhor! Não valem TV e nem videogame. Convide as crianças para brincar ao ar livre. Estimule as atividades físicas. Crianças ativas queimam calorias e não correm o risco de engordar.

Por Patrícia Giuffrida

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.