sexta-feira, 1 de julho de 2011

Para evitar rugas e manter a pele mais bonita



Considerado um cartão de visita, o rosto das pessoas é uma parte do corpo com mais evidência e, por isso, é também a que mais fica exposta ao sol, ao vento e a poluição. Segundo o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato ao iniciar o processo de envelhecimento, com o passar dos anos, as manchas e linhas de expressão também podem aparecer. "O envelhecimento da pele começa por volta dos 25 anos de idade", aponta.



É nesse período que, principalmente, as mulheres procuram por algo que retarde esse processo. E, é aí que entram os produtos. "São produtos que atuam em quatro características principais de envelhecimento da pele: a alteração (da textura e cor), rugas, sulcos e flacidez", enumera Sato.



De acordo com o dermatologista, os anti-idades ou também chamados de antissinais são indicados para os indícios de envelhecimento específicos da pele. "Numa pele manchada pela exposição crônica ao sol o produto tem como função o clareamento e não tratamento de rugas e flacidez", esclarece.



O médico ressalta que as indústrias de cosméticos produzem os cremes de acordo com as faixas etárias dos clientes: 25 a 30 anos, 30 a 40 anos e 40 e acima de 50 anos. "Uma paciente de 25 anos dificilmente terá flacidez na face. Por isso, o produto deverá ter apenas filtro solar associados a antioxidantes, que têm poder preventivo", salienta. "Já uma pele com acima de 50 anos é necessário associação de creme e procedimentos dermatológicos como, por exemplo, para as manchas o plaser-luz pulsada, para as rugas de expressão, o botox e os sulcos, o preenchimentos", ressalta o dermatologista.



Os produtos industrializados, explica Sato, atendem as principais queixas da população e a uma demanda maior. "Já os cremes manipulados tem a vantagem de tratar a queixa dermatológica de cada paciente especificamente. Assim, há a possibilidade de utilizar maior concentração de algum componente, por exemplo, os ácidos", esclarece. Porém, o dermatologista avisa que o tempo de validade dos manipulados é menor. "Em geral, no nosso receituário há prescrição de produtos industrializados e manipulados", conta.

  • Grão de café

De acordo com o dermatologista, embora, os cremes apresentem uma função de rejuvenescimento da pele, uma alimentação balanceada também pode desempenhar um papel importante na estética facial. "O grão do café e o açaí, por exemplo, possuem substâncias antioxidantes que agem na prevenção e no tratamento da alteração da cor da pele causadas pelo sol", aponta.



Sato também destaca os alimentos que possuem concentração de vitamina C e principalmente a vitamina E com outros procedimentos de prevenção. "A combinação de alimentos saudáveis, proteção solar e o uso de cremes preventivos ou procedimentos estéticos determinam o sucesso de qualquer tratamento dermatológico", lembra o dermatologista.



Você não precisa esperar a chegada dos "enta" para se prevenir contra as indesejáveis rugas e pés de galinha na região dos olhos. Depois dos 25 já é hora de começar. Veja o que fazer com as dicas do cirurgião plástico ocular André Borba.

  • - Proteção contra o sol:
a partir dos 20 anos, o uso diário de protetor solar ou creme com fator de proteção solar é indispensável para o rosto. Já existe no mercado o primeiro protetor solar exclusivo para a pele mais fina das pálpebras.
  • - Adeus ao cigarro:
parar de fumar é fundamental. O hábito aumenta em até cinco vezes as chances de envelhecimento precoce da pele. E, novamente, tudo começa pela região dos olhos.
  • - Hidratação facial:
depois de um dia de trabalho e exposição aos fatores nocivos como o sol, o frio e a poluição, o hidratante facial é fundamental. Use a partir dos 20 anos diariamente.
  • - Cremes:
a partir dos 25 anos é hora de optar pelos cremes com substâncias ativas no rejuvenescimento ao redor dos olhos. Dependendo do tipo de pele, usar ácido retinoico, glicólico e kójico. O uso noturno já é indicado.
  • - Cuide das sobrancelhas:
evite a cera quente que aumenta as chances de pálpebras caídas no futuro. Por causa do trauma, as pálpebras ficam mais flácidas precocemente e pigmentadas.
  • - Peelings:
a indicação é a partir dos 25 anos. Peles foto envelhecidas e com manchas vão rejuvenescer com a técnica. Ao favorecer certa esfoliação, o peeling estimula a elastina e o colágeno, melhorando a aparência da pele.
  • - Toxina botulínica:
indicação é a partir dos 30 anos, dependendo do paciente. A toxina ameniza as rugas dinâmicas. Deve haver cuidado na hora de aplicar, tanto em relação à quantidade quanto ao local.
  • - Preenchimentos:
indicados nos casos onde há depressão ou rugas profundas nas regiões glabelar (sobrancelhas) e sulco-naso labial (nariz e boca). Realizado com ácido hialurônico ou PMMA (polimetil metacrilato), entre outros.


FONTE






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.