sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ervas para emagrecer


Emagrecer não me parece algo tão fácil, mas também não é impossível. Eu já fiz das dietas mais loucas as mais comportadas. Resultados??!! Avaliando criteriosamente eu reconheço que só alcancei o peso desejado quando coloquei minha saúde em primeiro lugar e apostei numa dieta equilibrada, aliada a exercícios... e tudo mais que todo mundo fala, sabe e poucos fazem. Acrescentei ao meu dia granola, aveias, chás, linhaça, gergelin. Diminui o consumo de açúcar, sal, frituras, massas. E tantas outras coisinhas que pra mim tem dado certo. De modo que acredito que cada um deve encontrar o seu ritmo em busca de uma vida mais saudável.

DICAS:
Você pode ingerir ervas medicinais para emagrecer, já que com ervas você pode fazer seu metabolismo acelerar, pode diminuir a ansiedade... as ervas agem como diurético e até mesmo regulam o intestino.

"Algumas plantas e ervas são vistas como uma alternativa para quem quer perder peso e, de fato, auxiliam no emagrecimento, mas como coadjuvantes. Elas não fazem milagres. A atividade física, a reeducação alimentar e a redução do estresse e ansiedade devem ser sempre privilegiadas", afirma o endocrinologista Flávio Madruga, especialista ortomolecular e membro da Associação Brasileira de Nutrologia e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

E as tais pilulas mágicas?! Hoje, os anúncios de "emagreça sem esforço", "perca peso sem fazer dieta" e "fique magra em poucas semanas" são cada vez mais comuns e tentadores. De fato, há substâncias fitoterápicas que podem ajudar na perda de peso, que, inclusive, estão sendo muito difundidas e comercializadas em forma de cápsulas. Com acompanhamento adequado e doses certas, os fitoterápicos podem ajudar no emagrecimento, aliados a mudanças de hábitos necessárias.

Os fitoterápicos são remédios elaborados a partir dos extratos de plantas consideradas como medicinais. O uso de plantas no tratamento de doenças é muito antigo e aparece em diferentes sociedades de forma independente. Na China, por exemplo, surgiu cerca de 3.000 anos antes de Cristo, com a descrição dos efeitos terapêuticos do ginseng e da cânfora, pelo imperador Cho-Chin-Kei.

Apesar de muito antigo, apenas nos dias atuais a fitoterapia adquiriu caráter científico, com estudos e pesquisas que comprovam o uso dos extratos de planta na cura de doenças. Em muitos casos, plantas conhecidas tradicionalmente como medicinais não tiveram seu efeito comprovado.

Em outros casos, os fitoterápicos tiveram resultados cientificamente comprovados. E muitos deles podem ser usados na perda de peso e obesidade.

O ganho de peso se justifica por vários fatores: alimentação inadequada, estresse, mau funcionamento hormonal, inflamação, sedentarismo, depressão, entre outros. Nesses casos, o uso de fitoterápicos pode combater um ou mais fatores, colaborando com o emagrecimento.

A maioria das plantas (ou substâncias) abaixo não são tão conhecidas. Prometemos, com o tempo, escrever sobre estas plantas e como utilizá-las eficientemente. As dicas são de A Nutricionista.

  • Plantas que ajudam a emagrecer
Chá verde (Camellia Sinensis): estimula a queima de calorias e a oxidação de gorduras, além de funcionar como antioxidante e antiinflamatório.

Porangaba (Cordia salicifolia): ajuda na redução do apetite e age como redutor de gorduras localizadas.

Garcínia (Garcinia cambogia): acelera a queima de calorias e evita o acúmulo de goduras no sangue. Além disso, diminui o apetite e, principalmente, a compulsão por doces.

Gymnema (Gymnema sylvestre): também reduz a vontade de comer doces, porque retarda a absorção do açúcar pelo sangue. O ácido gimênico, componeten da gymnema, acelera o metabolismo, favorecendo a queima de calorias.

Caralluma fimbriata: assim como as outras plantas, atua principalmente na redução do apetite, pois funciona como falso mensageiro cerebral de saciedade. Alguns pesquisadores afirmam também que a caralluma tem importante efeito na redução da circunferência da cintura.

  • Substâncias que ajudam a emagrecer

Citrus aurantium: é extraído da laranja amarga e funciona como um ativador natural do metabolismo, pois estimula produção de adrenalina. Além de facilitar a perda de peso, também tem efeitos diuréticos e desintoxicantes.

Cassialamina: sua principal função é inibir a digestão de gorduras. Além disso, reduz a pressão sangúinea e os níveis de colesterol.

Faseolamina: é uma substância extraída do feijão branco, e age, principalmente, na inibição da absorção de carboidratos, presentes em massas, pães, batatas e arroz.

  • Cuidados e precauções
Os fitoterápicos são remédios e seu uso deve ser prescrito por um profissional;

Para haver uma perda de peso saudável, é preciso aliar o uso dos fitoterápicos com uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico;

O uso dos fitoterápicos não é recomendado à pessoas hipertensas ou com sensibilidade à cafeina;

A Anvisa regula a produção de fitoterápicos no Brasil. Por isso, verifique sempre a origem dos remédios fitoterápicos antes de usá-los.

Confira abaixo então uma lista de ervas medicinais para emagrecer, com elas você irá emagrecer de maneira saudável.

Salsaparrilha (Smilax sp
Dente-de-leão (Taraxacum officinale)
Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Carqueja (Bacchris trimera Less)
Gengibre (Zingiber officinale)
Guaçatonga (Casearia sylvestris)
Laranja-da-terra (Citrus aurantium)
Sete-sangrias (Cuphea balsamona)
Cavalinha (Equisetum arvense)
Hamamélis (Hamamelis virginiana)
Castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum):
Hibisco (Hibiscus sabdariffa)
Cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana)
Zedoária (Curcuma zedoaria)
Psilium (Plantago psyllium)
Fucus (Fucus vesiculosus)
Hortelã (Mentha piperita):
Camomila (Matricaria chamomile)
Melissa (Melissa officinalis)
Jasmim (Jasminum officinalis)
Mulungu (Erythrina mulungu)
Aniz (Pimpinella anisum)
Alfafa (Medicago sativa)
Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)
Bardana (Arctium lappa)
Malva (Malva sylvestris)
Sene (Cassia angustifolia)
Chá emagrecedor 7 ervas, composto de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)
Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllus)
Carqueja (Baccharis genistelloides)
Jurubeba (Solanuma paniculatum)
Abacateiro (Persea americana)
Cavalinha (Equisetum arvense)
Bugre (Cordia salicifolia)
Boldo do Chile...

FONTE

Ervas para emagrecer - Receita Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.