quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dente-de-leão



Dente-de-leão é o nome vulgar de uma planta medicinal também conhecida como amor-de-homem, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira. As crianças conhecem esta planta pela designação o-teu-pai-é-careca? um jogo infantil que mostraria se o pai de outra criança, a quem se faz a pergunta, seria careca ou não, depois de soprar os frutos desta planta que, ao serem levados pelo vento, deixam uma base semelhante a uma cabeça careca.

Na forma de salada ou chá, o dente-de-leão é ótimo depurativo do sangue. Natural de Portugal, o dente-de-leão é encontrado em todo o mundo. Pode parecer uma planta simples, mas tem várias funções medicinais. Possui alto teor de potássio e atua nas células nervosas e musculares. Protege contra a pressão alta e derrame cerebral. Exerce papel essencial nos casos de contração muscular, condução nervosa e hipertensão. É benéfico no tratamento do câncer. O látex de sua haste, rico em vitamina A, é excelente para a visão.

O dente-de-leão é um laxante suave, não irritante, útil em caso de atonia intestinal. Seu efeito laxante e depurativo traz bom resultado em casos de eczemas, furúnculos e especialmente no combate à celulites.



Utilizações:
Raiz

■purificador do sangue
■reumatismo
■diurético
■laxante
■facilitar a digestão
■estimular o apetite
■obstipação

O consumo do chá de dente-de-leão ajuda a aumentar a produção de bílis sendo adequado para o tratamento de problemas de fígado e vesícula.

Folhas

■hipertensão
■deficiência cardíaca.
Preparação:

Junte 2 colheres de sopa de raízes ou de folhas picadas num 1 litro de água. Ferva durante 3 minutos, tampe até ficar frio. Coe e tome ao longo do dia.

A planta inteira é usada como diurético, purificador do sangue, laxativo e para facilitar a digestão e estimular o apetite; pode também ser utilizado em casos de obstipação. Além disso, contribui para aumentar a produção de bílis por isso é adequado para os problemas de fígado e vesícula biliar. A raiz é indicada para reumatismo. Faz-se óleo de massagem, também para artrite. Também é conhecida como um ótimo emagrecedor quando tomado(chá) 3 vezes ao dia.

Usos do dente de leão na culinária

O dente de leão tem vários usos culinários. Suas folhas podem ser comidas cozidas ou cruas de várias formas, como em sopas ou saladas. Geralmente as folhas mais jovens são comidas cruas em saladas, enquanto as mais maduras são cozinhadas. As folhas do dente de leão são ricas em Vitaminas A e C, ferro e cálcio, sendo que possuem mais ferro e cálcio do que o espinafre. As flores podem ser usadas para fazer vinho de dente de leão.


FONTE

WIKIPÉDIA

CORPO SAUDÁVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.