sexta-feira, 11 de junho de 2010

Chá Amarelo

No Oriente, o consumo do chá verde é largamente utilizado e faz parte dos povos de países como China, Japão e Índia há pelo menos quatro mil anos, quando suas propriedades terapêuticas já eram conhecidas.

O hábito atravessou fronteiras e se estabeleceu também aqui no Brasil, onde as pessoas se sentem cada vez mais atraídas por seus benefícios à saúde e à promessa de auxílio ao emagrecimento que ele oferece. Agora, outro chá está ganhando a preferência dos consumidores: o chá amarelo.

Ele vem da mesma planta da qual é produzido o chá verde, a Camellia Sintesis. A diferença está na produção dele, que tem um processo de fermentação e secagem mais lentas, o que inclusive confere a cor amarelada às folhas. Isso proporciona algumas características mais funcionais, potencializando seus benefícios e trazendo um sabor mais doce e suave do que o do seu mais amargo e famoso "irmão", o que o torna ainda mais atraente.

“Sua ação contra os radicais livres combate também o envelhecimento precoce, protegendo a pele e prevenindo o aparecimento de rugas e acne, fortalece o sistema imunológico e proporciona disposição e bem-estar”

Os grandes responsáveis pelos benefícios desta planta são os polifenóis, moléculas que atuam mantendo a saúde das células. Além disso, a bebida também é repleta de catequinas, substâncias bactericidas e antioxidantes, que facilitam a absorção dos nutrientes pelo organismo, a eliminação de substâncias tóxicas ao corpo, como alguns tipos de bactérias, impedem a ação nociva dos radicais livres e diminuem a acidez do estômago.

O chá é eficaz, portanto, para o tratamento de úlceras e outros problemas estomacais, controla o colesterol, protege o coração, tem propriedades anticoagulantes, favorece quem tem alergias respiratórias e acredita-se que seja eficaz também na prevenção de diversos tipos de câncer. Sua ação contra os radicais livres combate também o envelhecimento precoce, protegendo a pele e prevenindo o aparecimento de rugas e acne, fortalece o sistema imunológico e proporciona disposição e bem-estar.

Sua fama de emagrecedor vem da aceleração que o chá promove no metabolismo e da capacidade de eliminar lipídios, as células de gordura. Mas não há comprovação científica que o chá seja capaz de reduzir peso.

Portanto, para quem quer emagrecer, é imprescindível ter consciência de que isso é também conseqüência de se cultivar a saúde em todos os aspectos, não só de receitas milagrosas. É preciso esforço e disciplina.

O melhor caminho é manter uma dieta equilibrada, bons hábitos alimentares, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente. Fazendo isso, o saboroso chá amarelo com certeza agirá como um grande e eficaz aliado, e você poderá aproveitar mais todos os benefícios que ele tem a oferecer.

por Flavia Penedo
Fonte: Bolsa de Mulher

Qual a diferença?
Todos estes chás são preparados com as folhas de camellia sinensis. O que os difere é o cultivo, a colheita e o modo de processamento
por Paula Aftimus e Thaís Harari


Chá vermelho:
Passa por um processo de fermentação -e é nessa etapa que adquire sua coloração característica. Possui sabor forte, mas não tão amargo quanto o chá-verde nem tão suave quanto o branco.

Chá branco:
Leva esse nome porque as folhas com que é produzido - muito jovens e ainda não oxidadas - ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada. O sabor é muito sutil se comparado ao dos outros chás.

Chá verde:
Aplica-se calor nas folhas - através de vapor ou utilizando bandejas quentes - a fim de frear o processo de oxidação. A bebida possui sabor acentuado e gosto vegetal marcante, chegando a ser um pouco amargo.

Chá amarelo:
Tem produção semelhante à do chá-verde, mas o processo de secagem é mais lento: as folhas repousam até ficarem amareladas. A coloração dourada ou acastanhada e o sabor mais suave que o do chá-verde são suas principais características.

Dicas quentinhas

- Depois do almoço, prefira o chá quente. Assim, ele dissolve a gordura mais rapidamente e facilita a digestão.
- Não reaqueça o líquido. Caso contrário, ele pode perder suas propriedades
antioxidantes.
- Evite tomar o chá à noite. Ele possui cafeína, um estimulante.
- Não se deixe enganar: como o nome já diz, a coloração da bebida deve ser amarela (levemente acastanhada).

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.