domingo, 20 de junho de 2010

A alimentação e o papel do Nutricionista!


Nutracêutico, uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos à saúde, pode abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas, produtos herbais e alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas. Várias frutas, plantas e vegetais têm sido avaliados e reconhecidos como fontes de nutracêuticos. Os nutracêuticos são considerados uma alternativa saudável para promover o bem-estar, mas não substituem nenhum tipo de medicamento por não terem finalidade medicamentosa.

Hoje em dia, uma alimentação adequada vai além do trivial arroz com feijão. Confira nessa matéria!

A nossa alimentação tem modificado bastante nos últimos tempos, já se foi a época que só se falava da importância da refeição equilibrada com salada, arroz, feijão e carne; nos dias atuais, começamos a desvendar outros benefícios de diversos alimentos que aumentam significativamente o aporte nutricional da nossa dieta, estes alimentos não somente nos sustentam mas também têm papel importantíssimo na prevenção e, porque não também dizer, na diminuição de sintomas de diversas doenças.

Estudos recentes têm mostrado o papel importantíssimo de algumas ervas como, por exemplo, um tempero muito utilizado na culinária indiana, o açafrão, cientificamente conhecido como Curcuma longa, seu princípio ativo, Curcumina tem demonstrado resultados muito positivos no tratamento contra diversos tipos de câncer, além de propriedades que ajudariam a diminuir a incidência de Alzheimer, por inibição da formação das placas beta amilóides presentes nesta patologia. Talvez seja esta uma das possíveis explicações da baixa incidência de Alzheimer na população indiana.

Um outro alimento que merece destaque é a alfarroba, uma leguminosa conhecida como o substituto do cacau, por conter mais fibras, menos gorduras e calorias. Além destas propriedades é riquíssima em vitaminas e minerais como A, B1, B2, B3, magnésio, cálcio e ferro, e grande antioxidante também.

A nutrição não somente avançou nestas descobertas, mas também possibilitou o surgimento dos nutracêuticos, que são por definição alimentos ou partes de alimentos (nutrientes isolados) cujo benefício é a prevenção e o tratamento de doenças, sua apresentação na maioria das vezes é em cápsulas.

Já é muito comum encontrarmos em prateleiras produtos nutracêuticos, tais como: berinjela, alho, açaí entre outros.

O papel da nutricionista neste contexto já passou do limite do prato de comida, atualmente este profissional está capacitado a orientar a dieta adequada assim como a prescrição de nutracêuticos necessários a cada indivíduo, de acordo com a sua necessidade.


VOCÊ SABIA QUE: a mistura de proteínas e carboidratos na mesma refeição pode causar efeitos desagradáveis como sensações de mal-estar e cansaço, falta de energia e metabolismo lento. Essa combinação deve ser evitada, pois pode ser maléfica para o organismo, devido a fermentação que estimula a liberação de toxinas nocivas para o corpo e faz com que o aparelho digestivo fique sobrecarregado. Além das sensações já citadas acima, é comum ter como resultado da mistura de proteínas e carboidratos, o armazenamento de gordura no organismo. Isto ocorre, pois esta combinação imprópria aumenta a liberação do hormônio insulina que é responsável por inativar a enzima lípase (responsável pela metabolização da gordura) que quebram a gordura, isto é, aumenta o deposito de gordura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.