sexta-feira, 24 de julho de 2009

Rotina: Checar os níveis de colesterol

Checar os níveis de colesterol deveria ser rotina para prevenir graves doenças cardíacas. Mas a verdade é que uma pesquisa com 2 mil pessoas acima de 18 anos em todo o Brasil constatou que mais da metade da população brasileira (53%) nunca fez o exame de colesterol.

O estudo, realizado por médicos do Conselho Latino-Americano de Cuidados Cardiovasculares e patrocinado pela Schering-Plough, também mostrou um outro problema: a doença não apresenta sintomas. “Ainda assim, a dislipidemia - aumento das gorduras no sangue, que incluem colesterol e triglicérides – é fator de risco para várias doenças cardíacas, como infarto e derrame celebral” alerta o médico José Rocha Faria Neto, um dos cardiologistas do conselho e professor de Cardiologia da PUC do Paraná.



Mas o que faz essa gordura?

O colesterol é um tipo de gordura fabricado pelo corpo e encontrado nas fontes de gordura saturada (carne, leite e seus derivados, ovos e pele de frango). “Nosso organismo precisa dele, mas em níveis baixos. Uma alimentação rica nessa gordura aumenta o colesterol ruim (LDL)”, avisa o médico. Porém, a grande vilã continua sendo a gordura trans. “Ela aumenta o colesterol ruim no sangue e ainda baixa a concentração do bom (HDL)”, esclarece Neto. “Uma dieta com frutas, vegetais, cereais integrais, peixes, azeite de oliva e carne magra e a prática regular de exercícios são mudanças de hábito para reverter o problema e preveni-lo também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.