quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cuidados Pós-Peeling

Passados três meses, o peeling apresenta o ápice de seu resultado devido a produção de neocolágeno, o que deixará a textura do rosto mais firme.



Originária do inglês "to peel", em português a palavra peeling significa descamar, esfoliar. Antes de submeter-se a um peeling é preciso definir o tipo mais adequado para o estágio em que a sua pele se encontra. Há procedimentos físicos, químicos e, em alguns casos, é necessário fazer a combinação dos dois.

O processo constitui o rejuvenescimento cutâneo, quando este se associa ao envelhecimento da pele, agravado pelos raios solares no decorrer da vida. Age conforme os mecanismos que as esfoliações causam nas alterações da pele: estimulação do crescimento epidérmico em função da remoção do extrato córneo, destruição de camadas de peles lesadas e indução de resposta inflamatória profunda que é capaz de provocar nova formação de tecido colágeno.

É contra-indicado para gestantes e lactantes. Ao realizar um peeling o paciente não deve tomar sol e precisa usar um protetor solar com índice de 30, principalmente durante as duas semanas posteriores à intervenção estética.

Durante as primeiras semanas:
Aspergir água e colocar compressas frias em infusões de camomila sobre a área do peeling
Hidratações semanais no consultório - que ajudará a retirar as crostas residuais, diminuir o edema e facilitar a reepitelização.

Uso de hidratantes com filtros solar diariamente, renovando as aplicações várias vezes ao dia. Evitar expor-se a luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura. No caso de hipersensibilidade ou prurido utilizar hidrocortisona 0,10% tópica.

Após as primeiras duas semanas: (De acordo com cada situação)
Uso diário de gel ou creme com ácido glicólico em concentrações de 8 a 15% por vezes associados a despigmentantes (ác. fítico, hidroquinona) nas áreas com manchas, cicatrizes ou rugas residuais.

Após quatro a seis semanas:
Tratar cicatrizes ou manchas residuais com um novo peeling localizado (retoque) ou através da prescrição de outros agentes esfoliantes de uso tópico.

Após a normalização da pele devemos instituir um tratamento diário tópico preventivo e de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.