terça-feira, 30 de junho de 2009

Sete erros comuns que prejudicam a dieta e a saúde


Se você quiser emagrecer, o certo é manter uma refeição balanceada onde contenha as porções ideias de cada alimento

Você procura comer de forma correta, sem exagerar as gorduras e doces, adotando legumes, verduras e frutas na alimentação diária e mesmo assim não consegue emagrecer. Essa é uma situação muito comum às pessoas que seguem regimes alimentares não orientados por um nutricionista ou programa alimentar. O problema pode estar, além no exagero das quantidades, afinal o excesso, mesmo se for de alimentos saudáveis, também pode engordar, na combinação errada de alimentos na mesma refeição.

Quem nunca ouviu falar que não se deve misturar arroz, batata e farinha no mesmo prato? Na verdade, a questão não é só colocar os três juntos, mas no fato de que cada um representa uma porção de carboidrato na refeição, que tira espaço para alimentos mais saudáveis. "O intuito é evitar o excesso deste nutriente, já que ele é transformado em gordura e contribui para o ganho de peso" explica a nutricionista Luiza Naslausky. "Existe um limite de carboidratos que deve ser ingerido ao longo do dia: 50 a 60% do nosso valor calórico total devem ser provenientes dos carboidratos".

Erros mais comuns

Nunca misturo arroz e batata na mesma refeição, principalmente à noite - A questão é saber equilibrar a refeição e ficar atento à quantidade total de carboidratos. "Podemos comer arroz e batata num mesmo momento, desde que tenhamos noção de que os dois alimentos são do grupo dos carboidratos" lembra Luiza. Portanto, devemos sempre comer uma pequena quantidade de cada alimento.

Já à noite, a necessidade energética está diminuída e o excesso de carboidrato é transformado em gordura. "Logo, o que deve ser evitado é o excesso deste nutriente, não significando que não podemos comê-lo. Saladas, carnes magras e frutas são alimentos que tornam a refeição leve, sendo estas as opções para o consumo à noite" afirma a nutricionista. O principal é termos uma alimentação saudável ao longo do dia, respeitando a quantidade e a qualidade dos alimentos.

Parei de comer feijão com arroz, agora vou só de salada no almoço - A combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro. "A metionina é um aminoácido encontrado em abundância no arroz, porém em pequena quantidade no feijão. Enquanto a lisina, também um aminoácido é encontrado em abundância no feijão, porém em pequena quantidade no arroz" explica a nutricionista da Sprim Box. Por isso, nada de tirar esta combinação brasileira do prato. "O arroz e feijão são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro".

Para diminuir o consumo de carboidratos, parei de comer cenoura e beterraba, legumes que também têm o nutriente - A beterraba e a cenoura, por exemplo, são legumes que possuem uma quantidade maior de carboidratos, se compararmos a outros legumes, como a abobrinha e o chuchu. Porém, essa diferença não é significativa para um ganho de peso. "Muita quantidade de qualquer alimento fornece calorias em excesso. E calorias em excesso, de qualquer tipo de fonte, vão levar ao ganho de peso" afirma a nutricionista Luiza Naslausky.

Após o almoço, como um iogurte de sobremesa, que é fonte de cálcio - Estudos mostram que o cálcio chega a reduzir em até 60% a absorção de ferro. "A ingestão de alimentos lácteos junto com as grandes refeições não é recomendada, já que são elas que nos fornecem grande parte de alguns nutrientes, como o ferro" lembra Luiza. Sendo assim, melhor dar um intervalo de pelo menos uma hora entre a refeição e o consumo do iogurte.

Após as refeições, meu cafezinho é sagrado - O almoço e o jantar são refeições importantes, pois são compostas por alimentos que nos fornecem nutrientes específicos, como o ferro e o zinco. "O café e o chá possuem uma substância chamada tanino que prejudica a absorção do ferro. Logo, este hábito deve ser evitado" explica a nutricionista.

Não consigo deixar de beber durante as refeições, mas dou preferência para refrigerantes diet para não engordar - O consumo de líquidos deve ser evitado durante as grandes refeições, sendo que a quantidade máxima recomendada é de 200ml por refeição. "Caso haja a ingestão de líquidos durante o almoço ou jantar, o indicado é que se dê preferência aos sucos cítricos, pois a vitamina C presente nesses sucos potencializa a absorção do ferro" afirma Luiza Naslausky.

Afirmação 7: O chopp com os amigos na sexta-feira não pode faltar, mas para evitar excessos, nunca aceito as porções de petiscos calóricas.

Resposta: O mito que a barriguinha de chopp não é causada pelo álcool ingerido e sim pelos petiscos gordurosos que acompanham a bebida faz com que muitas pessoas exagerem na bebida sem comer, mas tanto o álcool como os petiscos engordam. "O álcool fornece 7kcal por grama e é o que chamamos de calorias vazias, já que o álcool não oferece nenhum benefício nutricional" lembra a nutricionista da Sprim Brasil. "Uma lata de cerveja tem em média 130Kcal e o chopp na maioria das vezes é acompanhado por petiscos gordurosos e muito calóricos. Logo, ambos contribuem para o acúmulo de gordura".

Fonte: BondeNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.