terça-feira, 30 de junho de 2009

DPOC - Doença causada pelo cigarro


                                                       Escada simboliza os desafios dos pacientes do DPOC -
                     Desconhecida da população, doença causada pelo cigarro é a quinta causa de morte no país

No Dia Mundial de combate à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, especialistas alertam sobre o mal e promovem atendimento gratuito

Que o cigarro é um dos principais causadores de doenças e problemas, todo mundo já sabe. Mas uma das principais conseqüências do tabagismo, e uma das piores doenças que ele pode causar, é praticamente desconhecida da população.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, chamada pelos médicos de DPOC, é uma condição em que a vítima perde sua capacidade respiratória. “Há muito tempo já se sabe que o indivíduo que fuma e desenvolve um problema pulmonar não tem apenas enfisema ou bronquite, mas sim uma síndrome que é um misto das duas coisas. Este quadro é chamado de DPOC”, afirma o presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, o médico José Eduardo Cançado.

Ela costuma atingir de 35% a 40% dos fumantes e o especialista explica que é preciso ter uma predisposição genética para desenvolver a doença. Apesar do percentual parecer pequeno, cerca de 180 mil pessoas são hospitalizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS) e 40 mil morrem todo ano por conta desta condição. No Brasil, ela é a quinta causa de morte, e no mundo, a sexta.

Para alertar a população sobre este mal que atinge a capacidade pulmonar, entidades médicas promovem nesta quarta (19) ações de conscientização e atendimentos gratuitos em sete cidades do país.

Características
A DPOC se caracteriza pela perda da função pulmonar, ou seja, pela diminuição da capacidade de respirar. A falta de oxigênio no organismo leva à redução da atividade física, que por sua vez atrofia os músculos. E isso só piora o problema, pois a musculatura tem papel importante no transporte do oxigênio pelo corpo. Todo este quadro leva ao comprometimento de outros órgãos, principalmente o coração, e gera uma tendência ao desenvolvimento de osteoporose e desnutrição.

Em casos extremos, a dificuldade de respirar é tanta que a pessoa não consegue tomar banho ou se vestir sozinha. Alguns pacientes chegam a precisar de inaladores com oxigênio o tempo todo. “A pessoa não morre rápido, mas fica sofrendo com uma falta de ar tremenda“, conta o médico.

Sintomas
De acordo com Cançado, uma das coisas que a população precisa saber é que a tosse e o pigarro não são conseqüências comuns do cigarro; eles já indicam que alguma coisa não vai bem. “O indivíduo fuma e acha que é normal tossir. Não é. O primeiro alerta é esse. Chiado, tosse, pigarro e catarro indicam alterações, que podem ser o início da doença”, diz.

O especialista recomenda que quem tem esses sintomas procure um médico, para verificar como está a condição respiratória e a probabilidade de desenvolver a doença. Cerca de 90% das pessoas que apresentam o problema são fumantes ou ex-fumantes. O restante costuma ser causado pela exposição a outros tipos de fumaças nocivas.

No entanto, se diagnosticada cedo e a pessoa parar de fumar, é possível prevenir que a doença se desenvolva. Por isso a desinformação é um dos principais obstáculos ao combate da DPOC. “Muita gente tem a doença mas não tem o diagnóstico, porque só procuram o médico em estágio avançado da doença, e aí a resposta ao tratamento é muito pior”, diz Cançado.

A DPOC é muito mais freqüente em fumantes do que o câncer. O Dia Internacional de Combate, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e campanhas como a realizada neste dia procuram justamente educar a população.

Tratamento
José Eduardo Cançado afirma que não existem remédios para reconstruir a parede dos pulmões, destruídas pela doença. Mas é possível diminuir a progressão da DPOC, ou até mesmo estancá-la, principalmente se ela for diagnosticada no início.

“Quem começa a fumar, não acredita que vai ter uma doença 30, 40 anos depois. Ela demora a se manifestar, mas depois que começa progride muito mais rápido”, diz. Mais um motivo para alertar a população a procurar descobrir os casos cada vez mais cedo.

Fonte: DPOC - Doença causada pelo cigarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.