terça-feira, 30 de junho de 2009

Síndrome do Túnel do Carpo

Compressão do nervo do punho

Muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido à compressão. Os resultados são incômodos como dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos e que pioram durante a noite.

Como o quadro tende a ser progressivo, merece toda atenção. Nos casos mais avançados pode haver perda de força para segurar objetos com a mão. Segurar volante do carro, amarrar calçados ou descascar frutas e legumes pode ficar impossível caso o diagnóstico não seja descoberto a tempo. Pessoas que se dedicam a trabalhos manuais com movimentos repetidos ou tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez) são mais propensas a desenvolver o problema.

A comprovação da compressão do nervo é feito através de um exame chamado eletroneuromiografia, capaz de constatar um atraso na condução de estímulo elétrico pelo nervo mediano ao punho. O tratamento varia de imobilizações específicas a cirurgias, nos casos mais graves.

No entanto, o melhor remédio é prevenir, fazendo intervalos durante a digitação, diversificando os trabalhos e mantendo uma postura adequada, por exemplo.

Equipe Bem Star

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.