segunda-feira, 2 de junho de 2008

Semente de Linhaça


Estudos quentíssimos mostram que a semente do linho é mesmo capaz de impedir o crescimento do câncer de mama. Mas existem macetes na hora do consumo que você precisa conhecer para tirar o melhor proveito desse superalimento. Estão todos aqui!

Mais um fito-hormônio, que rejuvenesce, emagrece e alivia os sintomas da TPM e da menopausa, entrou no cardápio da moda: a semente de linhaça. Com a aparência de alpiste, as sementes de linhaça, para fazer efeito, devem ser trituradas e depois pulverizadas nas saladas, adicionadas aos sucos, à granola, ao gersal do arroz integral.
O novo pozinho mágico não falta, por exemplo, nas mesas do restaurante Celeiro, no Leblon, e de qualquer naturalista que se preze.

A semente de linhaça, comum nas gaiolas de passarinhos, por fazê-los cantar bem alto, é um fito-hormônio adotado há milênios pela medicina chinesa para, aliada à soja e à aveia, eliminar os sintomas da menopausa.

As mulheres chinesas nunca sofreram desses transtornos de maneira tão crítica quanto as ocidentais, como o médico Hélion Póvoa conta em seu novo livro, “O cérebro desconhecido” (Editora Objetiva). E tudo graças à linhaça.

A médica Jane Corona avisa que as melhores são as sementes de linhaça dourada (clarinha), porque não foram aquecidas e mantêm alto percentual de ácidos não saturados. A mais escura não é tão poderosa, pois os ácidos, aquecidos, ficaram rançosos. Cremerj recomenda uso de fito-hormônios.

A médica Gláucia Saad, do Núcleo de Fitoterapia do Rio de Janeiro, diz que a semente de linhaça tem ainda excelente ação laxante devido ao seu conteúdo de mucilagem, que torna as fezes mais macias:

— Ela deve ser triturada levemente no liqüidificador ou socada em um pilão para que seja absorvida.

O óleo da semente de linhaça é rico em lignanas e isoflavonas, substâncias que atuam nos receptores do hormônio estrogênio e ajudam a diminuir sintomas da menopausa.

— É ainda fonte de ácidos graxos essenciais, que previnem o aparecimento de depósitos de gordura em tecidos e artérias — diz a médica.

A nutricionista Sheila Wowczyk explica que a semente da linhaça é uma fonte natural de ômega 3, que é importante no tratamento do colesterol ruim (o LDL). Ela também é rica em vitamina E, que protege as células; é antioxidante e rica em potássio, protegendo contra cânceres de mama e de próstata:

— E funciona muito bem para quem tem prisão de ventre. Sheila ensina uma receita infalível contra a prisão de ventre: um copo com duas colheres (de sopa) de linhaça coberta com água. Basta deixar de molho a linhaça na água de um dia para o outro.

— No dia seguinte, a linhaça amolecida pode ser misturada com leite, iogurte ou suco de laranja — diz a especialista.

Com ou sem linhaça, a polêmica sobre a eficácia dos fito-hormônios vai esquentar ainda mais na próxima semana. A Comissão de Fitoterapia do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) resolveu contrariar as recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que considera os fito-hormônios inócuos ou no mínimo de eficácia não comprovada.

O coordenador do Serviço de Terapias Naturais da UFRJ, Décio Alves, um dos membros da comissão de fitoterapia do Cremerj, vai anunciar benefícios comprovados de fito-hormônios como as isoflavonas da soja. Ele diz que as sociedades de ginecologia e o Cremerj consideram os medicamentos fito-hormonais uma promissora abordagem terapêutica. A divulgação dos trabalhos científicos será feita durante o Simpósio de Fito-hormônios, no sábado, no Cremerj.

Os efeitos do consumo da semente

ANTIOXIDANTE: A médica Claudia Torres, da clínica Flor de Lótus, no Leblon, especialista em medicina chinesa, diz que as sementes de linhaça têm atividade antioxidante (combate os radicais livres) e antibacteriana para um germe comum a algumas infecções da pele, o Stafilococus aureus . Ela reforça a ação da vitamina E, que é conhecida como agente antienvelhecimento cutâneo e, sob a forma de compressas, feitas a partir da decocção das sementes, pode ser usada no combate a eczemas e abscessos cutâneos.

ANTICÂNCER: Em países onde é consumida em maior quantidade, como a China, observou-se uma diminuição na incidência de câncer de mama e de algumas disfunções ovarianas.

EMBELEZADOR: Para a nutricionsita Sheila Wowczyk, a linhaça deixa as mulheres mais bonitas. Diminui as tensões pré-menstruais e as displasias mamárias.

ANTIINFLAMATÓRIO: A médica Jane Corona diz que um dos grandes efeitos da linhaça é aumentar a produção de prostaglandinas no organismo, que são antiinflamatórios naturais e atuam contra artrites, doenças auto-imunes, eczemas, diminuindo em geral a deterioração das articulações.

CONTRA DEMÊNCIA: Por diminuir a solulibilidade das membranas celulares, as sementes de linhaça combatem ainda, segundo Jane Corona, o excesso de gordura no cérebro, que já se demonstrou ser uma das principais causas da demência e do mal de Alzheimer.

ANTIGORDURA: Os trabalhos científicos que serão divulgados no sábado pelo Cremerj comprovam que as isoflavonas da soja melhoram o perfil lipídico de seus consumidores, combatendo o excesso de gorduras.

MENOR RISCO CARDÍACO: Trabalhos feitos com as isoflavonas da soja comprovam ainda a melhora dos parâmetros de risco cardiovascular; a diminuição de risco para câncer; a maior proteção de tecido nervoso; e a manutenção ou ganho de massa óssea nas mulheres. Fonte: (O Globo)

Semente de Linhaça DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá.

Semente de Linhaça MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias.

RECEITAS COM LINHAÇA (ENCONTREI LÁ NO CLUBE DA ROSINHA)

Receita com Linhaça
Receita de Pão de Liqüidificador com Linhaça
Ingredientes desta Receita:
• 2½ tabletes de fermento biológico
• 1 ovo
• 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
• 2 xícaras (chá) de água
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral fina
• 1 xícara (chá) de uvas passas pretas sem sementes
• 1 colher (sopa) de extrato de soja
• 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
Preparo da Receita
Bata no liqüidificador a água, o ovo, o açúcar, o sal, o extrato de soja, a semente de linhaça e o fermento. Coloque numa vasilha, junte as farinhas, misture bem e acrescente as passas. Coloque em duas fôrmas para pão untadas e enfarinhadas, deixe descansar por 10 minutos e leve para assar em forno quente por aproximadamente 30 minutos.

Vitamina Laxativa
Ingredientes
Semente de Linhaça - 1 colher (sobremesa)
Fibra de Trigo Grossa (Farelo) - 2 colheres (sopa)
Ameixa seca - 4 unidades
Açúcar Mascavo Tradicional - a gosto
Outros itens
1 fatia de mamão papaya
1 copo de iogurte natural desnatado
Modo de preparo:
Bater tudo no liqüidificador e tomar em jejum, pela manhã

Suco anti-oxidante
Ingredientes
Semente de Linhaça - 1 colher (sobremesa)
Gérmen de Trigo crú - 1 colher (sobremesa)
Extrato de soja (leite de) - 2 colheres (sopa)
Açúcar Demerara - a gosto
Outros itens
1/2 cenoura
200 ml de água mineral
3 cubos de gelo
suco de 1 limão
Modo de preparo:
Bater tudo no liqüidificador e tomar em jejum, pela manhã

Vegetais com Linhaça
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Calorias: 144 por porção
Proteínas: 5,5g
Carboidratos: 18,1g
Gorduras: 7,1g

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo de canola (8g)
1 cebola picada (100g)
1 abobrinha pequena em cubos (100g)
1 ½ xícaras (chá) de couve-flor em pedaços (200g)
1 ½ xícaras (chá) de brócolis em pedaços (200g)
1 xícara (chá) de cogumelos frescos em pedaços (150g)
½ xícara (chá) de cenoura em cubos (100g)
Molho
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça inteiras ( 25g)
1 dente de alho amassado (2g)
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado (15g)
¼ xícara (chá) de caldo de galinha (50ml)
2 colheres (sopa) de molho de soja (25ml)
1 colher (sopa) de vinagre (10ml)
1 colher (chá) de açúcar (5g)]

Para polvilhar
1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça tostadas (15g)
Modo de preparo:
Refogue no óleo, a cebola, a abobrinha, a couve-flor, o brócolis, os cogumelos e a cenoura por cerca de 10 minutos, mexendo em fogo baixo até que amaciem. Misture os ingredientes do molho e adicione à panela. Deixe mais 5 minutos e sirva polvilhado com a semente de linhaça tostada.
Para tostar as sementes, coloque em uma frigideira e deixe em fogo baixo até que exalem um perfume de nozes, por cerca de 5 minutos.

RECEITA DE FEIJÃO COM LINHAÇA (FARINHA) E SAL DE ERVAS:
Ingredientes
100g de feijão carioquinha
10g de cebola
20g de tomate
20g de jerimum (abóbora)
2g de coentro
2g de cebolinha
10ml de óleo
750ml de água
1g de alho
2 colheres (sobremesa) de sal de linhaça (farinha)
2 colheres (chá) de sal de ervas

Modo de Fazer
Primeiro, selecionar o feijão e adicionar quatro partes de água.
Cozinhar de dois a três minutos sob pressão.
Deixar em repouso na mesma água por uma hora (caso o indivíduo sofra de "gases", sugere-se a eliminação da água e acréscimo de outra – mesmo que alguns nutrientes sejam perdidos, os mesmos podem ser compensados com o acréscimo de legumes na preparação, além do jerimum ou abóbora).
Preparar um refogado com os temperos (tempero brasileiro: tomate, cebola, alho, coentro ou salsa e cebolinha).
Acrescentar farinha de linhaça e sal de ervas (mistura previamente feita com partes iguais de: alecrim, manjericão, orégano – desidratados – e sal).
Juntar o refogado ao feijão. Voltar ao cozimento sob pressão por mais 30 minutos (o tempo varia com o tipo do feijão).

Falsa clara com linhaça
INGREDIENTES
1/4 de xícara de SEMENTES DE LINHAÇA
2/4 de xícara de ÁGUA filtrada
MODO DE PREPARAR
1) Coloque a LINHAÇA na xícara e, por cima, a ÁGUA (a xícara ainda ficará 1/4 vazia);
2) Deixe descansar por 3 horas ou um pouco mais;
3) A água ficará geletinosa e essa mistura de água com linhaça poderá ser usada no preparo de bolos, bolinhos e diversos outros pratos, para que os ingredientes dêm "liga" junto com outros que queira adicionar.
DICAS LEGAIS
1) Poderá ser guardado em geladeira, em vasilha bem tampada, por um período de até 2 dias, sem perder seu poder de dar "liga". Não aconselhamos o uso após este prazo, mesmo que em geladeira.
2) A linhaça é altamente nutritiva e quase sem sabor, já que os grãos são duros e não se partem com a mastigação. Em pratos doces (bolos, por exemplo), pode dar a aparência de chocolate granulado.

Patê de Berinjela e sementes
1 (sopa) de gergelim integral branco
1 (sopa) de semente de linhaça
1 (chá) de trigo para kibe
½ (chá) de azeite
500 gramas de berinjela em pedaços com casca
Sal moído iodado marinho á gosto
4 dentes de alho espremidos
600 ml de água

Deixar o trigo de molho em uma vasilha com 400 ml de água. Levar ao fogo em uma panela berinjela, azeite, alho e água, deixando secar até que as berinjelas fiquem bem macias. Retirar do fogo e passar pelo processador até obter uma pasta lisa. Desprezar a água do molho do trigo e colocar no fogo com mais 200 ml de água, acrescentar sal, gergelim, semente de linhaça e deixar no fogo até a água secar. Levar à geladeira para resfriar. Misturar as preparações e servir com pão integral ou torradas.
folhas de alface, cenoura ralada e algumas rodelas de tomate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.