quarta-feira, 11 de junho de 2008

Os Benefícios da Dieta da Sopa


Ao contrário de outras dietas para emagrecer, na dieta da sopa não há restrições nos alimentos que come desde que tome a sopa com cada refeição. De vegetais a batatas e bifes, pode comer tudo o que quiser. Claro que os dietistas que estão a seguir a dieta são encorajados a comer muitas frutas e sumos sem adoçantes e açucares. Não pode ingerir alimentos fritos nesta dieta. Outra regra é evitar o álcool, pão, e refrigerantes com açúcar.

Uma desvantagem da dieta da sopa é que não é uma dieta para o longo prazo. Só pode ser feita durante um período de 7 dias. Até ao fim dessa semana, a pessoa pode perder até 8 kilos dependendo da alimentação durante essa semana. Fazer a dieta durante mais de uma semana pode ser perigoso para a saúde tendo em conta a quantidade de peso que já perdeu ate então.

É por esta razão que os dietistas escolhem a dieta da sopa quando querem emagrecer muito rápido. Muitas pessoas fazem esta dieta de emagrecimento para ficar em forma antes de começar uma dieta mais longa. A dieta da sopa também é utilizada para quem quer perder peso extra para eventos especiais.

Se tem tentado perder peso durante muito tempo, pode já ter ouvido falar da dieta da sopa. Esta dieta é fácil de seguir e é uma dieta de perder peso radical que parte do principio que quanto mais sopa de repolho comer durante 7 dias, mais peso vai perder. A dieta da sopa consegue fazer com que uma pessoa perca facilmente 5 quilos em uma semana.

Como esta dieta é feita para o curto prazo e não requer um compromisso a longo termo é fácil de perceber porque é que se tornou uma dieta para emagrecer muito famosa. Outra razão para a sua popularidade é o seu baixo custo, o preço do repolho é muito baixo e é o ingrediente principal de toda a dieta. Assim não tem de se preocupar em gastar dinheiro enquanto perde peso e emagrece.

Então… a Dieta da Sopa funciona?

Muitos dizem que esta dieta quase que garante perder 5 kilos em uma semana. Enquanto isto pode ser verdade, os especialistas de nutrição dizem que a maioria da perda de peso vem de perdas de água e não de gordura. Os cientistas notaram que é impossível perder tanta gordura em uma semana. Desta forma uma parte do peso que perde com a dieta das sopas é temporário e provavelmente vai ganhar algum desse peso de volta depois de fazer a dieta.

A receita original da dieta da sopa tem um sabor muito suave e desta forma surgiram muitas receitas com muito sal, para tornar a receita mais saborosa. As pessoas que não têm tolerância para muito sal não devem fazer esta dieta. Os dietistas têm que entender que esta dieta tem muito poucas proteínas. Devido a este facto as pessoas sentem-se fracas e de cabeça leve enquanto fazem a dieta das sopas. O efeito secundário mais vulgar é a flatulência. Deve também falar com o seu médico antes de começar esta dieta.

A dieta da sopa de repolho é uma dieta de baixa gordura e muita fibra, mas não é balanceada a nível nutricional e desta forma não pode dar uma perda de pesa permanente. Com a ênfase no repolho, esta dieta tem certas carências de vitaminas e minerais. Para seguir esta dieta tem que estar preparado para umas refeições monótonas.

Como a dieta da sopa lhe requer que coma grandes quantidades de sopa de repolho e algumas frutas, vegetais, pouco peixe e carne o seu metabolismo vai mudar. Como a dieta da sopa vai levá-lo a ter muita fome e a ingerir tão poucas calorias o seu metabolismo vai desacelerar e vai fazer com que queime gordura muito lentamente.

Em consequência disso é aconselhável não fazer mais do que uma semana desta dieta. Desta forma a dieta é fácil de seguir e é normal as pessoas perderem entre 5 e 8 kilos com a dieta da sopa. Basicamente é comer sopa de repolho até estar cheio. Existem também outras comidas que podem comer.

Para relembrar, não pode beber álcool. As únicas bebidas que pode tomar é água e sumo de frutas sem adoçantes ou açúcar (o sumo de frutas só pode tomar no dia das frutas).

Durante a dieta da sopa pode comer os seguintes alimentos:

Dia 1 – fruta (exceto bananas)

Dia 2 – vegetais (incluindo uma batata)

Dia 3 – fruta e vegetais (sem batatas e sem bananas)

Dia 4 – bananas (até 8 bananas) e leite magro

Dia 5 – carne de vaca (até 550 gramas) e tomates até 6

Dia 6 – carne de vaca e vegetais (exceto batatas)

Dia 7 – arroz integral, vegetais (exceto batatas), sumo sem açúcar ou adoçante

Existem outras receitas da dieta da sopa no Mercado mas os ingredientes mais importantes são as cebolas, tomates enlatados, pimentos verdes, alho francês, cenouras, cogumelos e claro o repolho!

Eu consegui perder bastante peso com a dieta da sopa de repolho, consegui perder 5 kilos em uma semana, mas o meu médico disse que foi devido a perda de água e não devido à perda de gordura. Passar fome durante todos esses dias faz com que o metabolismo fique super lento, fazendo o corpo entrar em contenção e acumular tudo o que pode em gordura, em vez de queimar a gordura.

Aqui segue a receita da dieta da sopa:

•1 berinjela média cortada em cubos
•1 nabo médio cortado em cubos
•2 maços de cebolinha verde picados
•2 latas de purê de tomates (680 g)
•1 maço de salsão (= aipo) picado
•1 repolho grande fatiado
•1 pacote de sopa de cebola (70 g)
•1 cebola média picada
•3 cenouras médias cortada
•2 xícaras de vagem picada
•Sal a gosto
•Curry a gosto
•Salsinha a gosto
•Pimenta-do-reino a gosto
•4 litros de água

Os benefícios da dieta da sopa são a perda de peso rápida e desde que não se importe de comer sopa de repolho, não vai passar fome! Esta dieta é por vezes conhecida como dieta da sopa Adriane Galisteu, pois a actriz utilizou esta dieta para melhorar a sua figura. As desvantagens da dieta da sopa são que muitos dietistas podem não conseguir aguentar a falta de energia e náuseas da dieta e que o plano alimentar oferece pouca variedade e pouco valor nutricional. Devido à dieta da sopa ser não sustentável é melhor encontrar uma dieta para emagrecer que ajude a perder e manter o peso baixo.

1. é mágica ou da pra realmente emagrecer? Da sim, Temos 6 anos de experiência. Nossos pacientes perdem de 4 a 6 kg em 1 semana e se sentem renovados. A dieta é pratica e pode ser feita por qualquer pessoa. Pode ser feita também apenas por 3 dias para desintoxicação.

2. é saudável? Com certeza. É uma dieta medica Ela aumenta o sistema imunológico e desintoxica o organismo em todos os níveis. A maioria das dietas bloqueia o mecanismo de desintoxicação. A dieta do Dr. Atkins (proteínas) pode causar artrite, pois os rins não conseguem filtrar.

3. Qual o ingrediente mais efetivo na sopa? O principal é o repolho. Cada 100 gramas possui apenas 22 calorias. Alem de ser rico em fibras.O corpo gasta mais energia digerindo o repolho, do que recebe através da sopa. Quanto mais se consume repolho mais calorias se queima. Alem do mais repolho possui vitamina B12 e C. A carência de vitamina C é uma das causas da obesidade.

4. como amenizar os efeitos causados pelo repolho? Acrescente na água da sopa um punhado de flores de camomila ou tome chá de camomila.

5. Dizem que toxinas não existem? Existem. Não da pra ter idéia do que um cachorro quente faz no nosso corpo . Uma alimentação errada desequilibra os níveis de pH no organismo. O corpo fica mais acido. Sedimentos ácidos se formam. As estruturas das células “queimam” – conclusão - toxinas. Aparecem o cansaço, a circulação sanguínea é prejudicada. Levando ao aparecimento de reumatismo, artrite e artrose. O corpo armazena uma quantidade enorme de água pra neutralizar a acidez. Por isto algumas pessoas tem uma aparência inchada.

6. João e Maria foram alimentados com doces pela bruxa para engordarem rápido. é verdade que muito doce engorda? Sim, é uma “engorda “ de insulina. Carboidrato em forma de cerveja, doces, açúcar e farinha branca elevam os níveis de insulina e “engordam” o fígado. 85% dos alemães tem um “fígado gordo”. Isso significa que o órgão mais importante do nosso corpo, o fígado, responsável pela limpeza do organismo, não pode trabalhar corretamente. Acarretando diabetes do tipo II e artrite.

Nosso corpo armazena metais pesados e outras substancias tóxicas.A digestão e o metabolismo se tornam comprometidos. A pessoa engorda ainda mais, se instala o cansaço crônico, o sistema imunológico enfraquece, as veias calcificam….levando a um enfarte ou derrame.

7. E como a exatamente a sopa de repolho desintoxica? A sopa de repolho é uma drenagem em quatro níveis: digestão, sistema linfático, circulação sanguínea e sistema imunológico. Todas as toxinas saem do corpo.

8. A sopa limpa o corpo por inteiro? Sim cada ingrediente tem um efeito especifico. Os legumes com suas fibras limpam o intestino. Possuidores de substancia imunológicas, como flavonoides, que ativam os anticorpos do sistema imunológico, que “matam” 3 vezes mais “inimigos “ do que normal.

RECEITAS DA SOPA 

(ingredientes para 1 pessoa . - suficiente para 2 dias) Pode se substituir ou eliminar alguns dos ingredientes, mas o repolho tem que ter. Alem do mais não se pode colocar grãos na sopa (lentilha, ervilha, grão de bico) nem batata, carne, frango, bacon, muito menos macarrãozinho.

SOPA NUMERO 1:
500 g de repolho
300 g couve flor
170 g cenoura
1 talo de salsão
300 g tomate
2 pimentões vermelho
150 g cebola
150g alho poro
2 dentes de alho
2 cm de gengibre
200 ml polpa de tomate
2 col.sopa azeite
1,5 l de água
2 quadradinhos caldo legumes
1 col.sopa cominho em grãos
1 col sopa de curry
1 col sopa coentro
2 folhas de loros
2 pimentinhas malagueta
2 capim-limão
1 col de chá de shoyo
salsinha e coentro frescos
Cozinhando: lave, pique os legumes e coloque numa panela pra cozinhar ate que estejam macios. a salsa, o coentro salpique e o shoyo acrescente no fim do cozimento.

SOPA NUMERO 2
500 g de repolho
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
250 g cenoura
3 talos de salsão
4 tomate
1 cebola gde
2 dentes de alho
1 colh de sopa de pimenta em grão seca
2 col sopa de vinagre balsâmico
4 col sopa azeite
75 gr azeitonas preta
3 anchovas ou sardinhas
2 galhos de tomilho, manjericão, e sálvia
para a pasta de azeitona
200 gr de azeitonas sem caroço
2 anchovas
casca de limão
50 g alcaparras (deixar de molho durante a noite pra tirar o sal)
2 galhos de tomilho
200ml de azeite
MODO DE FAZER: frite a cebola e o alho, acrescente os legumes picados. deixe cozinhar por 5 minutos.acrescente as anchovas picadinhas. acrescente o vinagre balsâmico deixe cozinhar por mais 5 minutos.

para a pasta de azeitonas: misture todos os ingredientes ate virar uma massa homogênea. Para cada porção de sopa, acrescentar uma colher de chá da pasta.

SOPA NUMERO 3

500g repolho
1/2 talo de salsão
2 ervas-doce
4 cenouras
4 alcachofras
4 tomates gdes sem pele e semente
2 pimentões
3 dentes de alho
1 cebola grande picadinha
1 limão
1 limão galego
4 col. sopa azeite
2 litros de água com caldo de legumes
2 col. sopa de pimenta calabresa seca
1 col sopa de salsinha picada
1 col sopa erva cidreira picada
sal e pimenta preta
MODO DE FAZER: tirar as folhas da alcachofra e cortar o restante em fatias. lavar e picar os outros legumes em pedaços pequenos refogar os legumes e a pimenta calabresa seca em duas colheres de sopa de azeite. acrescentar a água e temperar com sal e pimenta. cortar o limão em 4 e colocar os pedaços na sopa cozinhar em fogo médio e panela semi tampada por 20 minutos. apos o cozimento colocar 2 colheres de sopa de azeite, a salsa e a erva doce picadinha e não levar mais ao cozimento. servir no prato com cascas de limão galego ralados e pimenta do reino.

É PROIBIDO:
AÇÚCAR
PÃES
BISCOITOS, BOLACHAS,
REFRIGERANTES DIETS OU ÁGUA COM GÁS (PRA NÃO DILATAR O ESTOMAGO),
BEBIDAS ALCOÓLICAS
LEITE INTEGRAL 
MASSAS 
FRITURAS 
ACOMPANHAMENTOS: 

1° DIA = TODAS AS FRUTAS EXCETO BANANA.

Seu primeiro dia consistiria em comer todas as frutas, exceto banana. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia. Para beber: Chá, café, suco de uva ou água a vontade, porém tudo sem açúcar. Coma somente sopa e frutas no 1° dia. Melancia e melão possuem menos calorias que a maioria das outras frutas.

2° DIA - TODOS OS LEGUMES E VERDURAS.

Coma até que esteja farto: Legumes e verduras frescas de sua preferência, crus ou cozidos. Coma quanta folhosos, sopa desejar no decorrer do dia. Tente comer os legumes verdes folhosos, mas afaste-se de feijões secos, grão de bico, ervilhas e milho. Na hora do jantar se quiser, pode comer uma batata grande cozida com manteiga. Lembre-se: NÃO COMER FRUTAS NESTE 2° DIA.

3º DIA - TODAS AS FRUTAS E LEGUMES/VERDURAS

Tome quanta sopa, frutas, legumes e verduras desejar. Lembre-se: NÃO COMER BATATA COZIDA. Se tiver comido por três dias tudo o que foi indicado e em quantidade suficiente e equilibrada, já terá perdido peso.

4° DIA - BANANAS E LEITE DESNATADO

Coma até 8 bananas e beba tantos copos de leite desnatado que desejar. Tome sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia. BANANAS E LEITE POSSUEM CALORIAS CARBOIDRATOS, POTÁSSIO, PROTEÍNAS E CÁLCIO que seu corpo estará precisando neste dia particular de sua dieta e irão diminuir o desejo imenso de consumir açúcar.

5º DIA - PEIXE FRANGO ou CARNE E TOMATES

Você pode comer neste dia 280 a 400 gramas de bife grelhado ou frango, juntamente com o conteúdo de uma lata de tomates frescos e firmes. Ou 6 tomates frescos. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia. Tente beber de 6 a 8 copos de água durante o dia para lavar e ELIMINAR O ÁCIDO ÚRICO que está em seu corpo.

6º DIA - FRANGO LEGUMES E VERDURAS

Coma bife ou frango grelhado (até três pedaços grandes), legumes e verduras em quantidades razoáveis, mas não COMA BATATA COZIDA. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia.

7° DIA - ARROZ, SUCOS, FRUTAS E LEGUMES

Dê preferência ao arroz integral. Tome os sucos sem açúcar, e os legumes, coma à vontade. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia.

VEGETARIANOS PODEM SUBSTITUIR A CARNE POR PVT, SOJA OU TOFU. BEBA 3 LITROS DE ÁGUA DIARIAMENTE. CONSULTE SEMPRE UM MEDICO ANTES DE INCIAR QUALQUER DIETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.