quinta-feira, 12 de junho de 2008

Manual Completo da Dieta dos Pontos



"Aprenda a manter o equilíbrio corpóreo com esse conceito baseado no bom senso,no prazer de viver e na ciência."

PRINCÍPIOS DA DIETA
Os 5 mandamentos do Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e criador da Dieta dos Pontos:
1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça;
2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer;
3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada;
4- É possível comer bem e ter um peso normal;
5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.

O QUE É?
É um método que favorece o processo de reeducação alimentar. Ele parte de uma lógica simples de entender. Tanto o gasto de energia do organismo como a quantidade de energia contida em cada alimento são representados por pontos (1 ponto equivale a 3,6 calorias). Se você consome a mesma quantidade de pontos que seu corpo gasta, mantém o peso. Se consome menos, emagrece.

VOU PASSAR FOME FAZENDO ESTA DIETA?
Não existe forma de emagrecer sem que haja certo grau de sacrifícios,
principalmente na fase de adaptação. O certo é que você não vai comer menos que seu organismo precisa para ficar saudável.

A proposta do endocrinologista Alfredo Halpern, um dos especialistas mais respeitados no Brasil, é dar liberdade para você montar o seu cardápio, desde que respeite uma cota. "Milagre não existe: qualquer um que coma sem critério e a mais do que precisa vai engordar. Não proíbo nenhum alimento, mas também não digo que pode comer à vontade."

Nesse regime, Halpern transformou as torturantes calorias numa pontuação (cada ponto vale 3,6 calorias) e estabeleceu uma cota de consumo diário. Para saber a pontuação dos alimentos, é preciso consultar tabelas. Se ultrapassar o limite, você tem comer menos no outro dia.

O ideal é seguir a pirâmide alimentar. "Essa ainda é a melhor fórmula de comer bem, com direito a tudo, e de forma saudável." Traduzindo para o cardápio, 55% do que você coloca no prato (165 pontos) devem vir dos pães, massas, cereais, de preferência integrais (todos esses carboidratos energéticos), e das frutas, verduras e legumes (carboidratos reguladores). De 15% a 20% (60 pontos) precisam vir das carnes, do leite, iogurte e queijo — especialmente as versões magras — e do feijão (proteínas). E 25% (75 pontos) podem ser originários da gordura, na forma de óleo, azeite, manteiga, frituras, mas sem esquecer que ela já está embutida em vários alimentos, como carnes e pratos prontos. Doces, que também fazem parte do grupo, podem ser incluídos, mas com moderação. Leia-se em doses pequenas — o ideal é que sejam consumidos só nos fins de semana.

Edite sua tabela e cole num caderninho/agenda

Para você garantir o sucesso do programa é adotar um diário alimentar. "Quando você anota o que comeu, presta mais atenção ao que põe no estômago e reduz infinitamente os excessos", garante o criador da dieta. Ele deve estar certo. Calculadora na mão!

Comece a anotar tudo (até balinha) por uns 3 dias, sem se policiar muito, ou seja, antes de inicia a dieta pra valer. Calculando no fim do dia, vc conseguirá identificar as coisas desnecessárias que comeu por gula ou compulsão.

Com o tempo, vc decora os alimentos que mais ingere no dia-a-dia e tbem aprende a fazer trocas saudáveis de alimentos parecidos.

PRINCIPAIS MANDAMENTOS
Faça conversões: Sempre que necessário faça as conversões das medidas caseiras:

1 col. de sopa = 3 col. de chá - 1 col. de arroz = 2 col. de sopa - 1 escumadeira média = 5 col. de sopa
1 concha média = 5 col. de sopa - 1 xícara de chá = 7 col. de sopa

O que usar à vontade (ZERO PONTOS)
Os temperos que não valem pontos são: • aceto balsâmimo• alcaparras• alecrim• alho• baunilha• canela• cheiro-verde• coentro• cominho• curry• cravo • ervas finas• estragão• gengibre• hortelã• louro• manjericão• manjerona• mostarda em grãos• orégano• páprica• pimenta • pimenta-do-reino• raiz-forte• sal• salsa• sálvia• shoyu• suco de limão• tomilho• vinagre• Você também pode usar adoçante dietético à vontade.

Frutas verduras e legumes

Na tabela completa cada alimento tem seu pontos, mas vc pode usar uma resumida, somente nos casos de frutas e verduras e legumes, como segue abaixo

ZERO PONTOS
- Verduras: Acelga, agrião, alface, alga-marinha, almeirão, chicória, couve, erva-doce, escarola, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsão, taioba, tomate.
- Bebidas: Água, café, chá, limonada (tudo sem açúcar)

10 PONTOS - Legumes (para 2 colheres de sopa)
- Abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, broto de bambu, broto de feijão, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, cogumelo, couve-flor, ervilha fresca, palmito, quiabo, vagem.

11 PONTOS – Frutas
- Abacate (1/4 de unidade pequena), Abacaxi (1 rodela pequena), Abricó (1/2 xícara de chá), Ameixa (2 unidades pequenas), Amora (1 pires de chá), Banana-maçã (1 unidade), Banana-nanica (1/2 unidade), Banana-ouro (2 unidades) , Banana-prata (1 unidade), Caju (2 unidades), Caqui (1 unidade), Carambola (1 unidade), Cereja (10 unidades), Damasco (2 unidades), Figo fresco (1 unidade), Framboesa (1/2 copo), Fruta-do-conde (1/2 unidade), Goiaba (1 unidade), Grapefruit (1/2 unidade), Jabuticaba (1 pires de chá), Kiwi (1 unidade), Laranja (1 unidade), Lima-da-pérsia (1 unidade), Maçã (1 unidade) Mamão (1 fatia pequena), Manga (1 unidade), Maracujá (1 unidade), Melancia (1 fatia média), Melão (1 fatia média), Morango (10 unidades), Nectarina (10 unidades), Papaia (1/4 unidade), Pêra (1 unidade), Pêssego (1 unidade), Pitanga (1 xícara de chá), Salada de frutas (1/2 porção), Tâmara (2 unidades), Tangerina (1 unidade), Toranja (1 xícara de chá), Uva (12 unidades), Uva passa (1 colher de sopa),

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

- Evite líquidos durante as refeições.

- Anote diariamente os alimentos consumidos, suas quantidades e o número de pontos para saber se o total foi ultrapassado e se será necessária a compensação no dia posterior. Se vc exagerou demais, não adianta ficar passando fome o resto da semana por causa da "jaca" nunca faça menos 300 pontos pois vc vai passar mal, simplesmente recomece a dieta.

- Faça alguma atividade física. Ela é uma das maneiras mais eficazes e prazerosas formas de perder peso. Não é para menos: você conhece algum método que lhe dá direito de comer o que quiser e que promete enxugar de 3 a 5 quilos da sua silhueta por mês? Assim é a Dieta dos Pontos.

Veja algumas recomendações:
No caso de produtos industrializados, a precisão será maior se você dividir o total de calorias indicado no rótulo por 3,6 (que é o valor de 1 ponto).

Na tabela você também vai encontrar algumas preparações que são fritas, como a coxinha de galinha. No entanto, aprenda este truque: ao ler, por exemplo, os pontos de um filé de frango ou de qualquer outro alimento sem nenhuma especificação da forma de preparo, eles se referem a uma preparação assada, grelhada ou cozida.

Se a comida for preparada com fritura simples, aquela de imersão, então você deverá multiplicar os pontos indicados na tabela por 3. Já se for um prato à milanesa ou empanado, você deverá multiplicar os pontos da nossa tabela por 4.

Nas grandes refeições, como almoço e jantar, você deve descontar 15 pontos logo no início. Esses pontos se referem ao tempero usado na cozinha para preparar a comida. Eles incluem até o óleo do preparo — que pode ser qualquer um de sua preferência, como soja, milho, girassol, canola ou azeite de oliva.

O tempero acrescentando à mesa deve ser computado à parte. Portanto, além dos 15 pontos de cada refeição, você deverá descontar o molho da salada ou aquele fio de azeite sobre uma fatia de pizza, por exemplo.

· Livro Dieta dos Pontos (mais atual, encontrado em banca de revistas/jornaleiros e no site da Saraiva R$24.90) - Este livro é para todos: gordos e magros de todas as idades que querem aprender a comer de tudo e ficar no peso ideal. Ensina você a calcular o seu limite personalizado de pontos; traz dicas práticas de emagrecimento sem afastar você do que mais gosta de comer; orienta sobre reeducação alimentar de crianças e apresenta ainda uma tabela com os pontos de 1.325 alimentos. Alfredo Halpern com as nutricionistas Mônica Beyruti e Ana Paola Monegaglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.