segunda-feira, 2 de junho de 2008

Linhaça na Alimentação Diária


1. Como utilizar a semente de linhaça? 
A semente de linhaça pode ser consumida torrada. É necessário aquecer o forno por 10 minutos e logo após desligar o forno. Colocar uma assadeira com as sementes e aguardar mais 10 minutos. A semente após tratamento térmico pode ser triturada no liquidificador para virar farinha e deve ser armazenada em recipiente não transparente e com tampa, na geladeira por até 30 dias, assim evita a oxidação da farinha.

A semente não precisa de proteção contra luz nem ser mantida em geladeira porque possui uma capa protetora que impede sua oxidação. A farinha de linhaça é mais prática e pode ser acrescentada em sucos, frutas amassadas, vitaminas e em preparações doces e salgadas. 

Na hora da compra da farinha industrializada é importante verificar se a embalagem não é transparente, pois o contato com a luz altera o sabor e odor do produto. 

Outra maneira de utilizar a semente de linhaça é colocar 1 colher de sobremesa da semente em 150ml de água e deixar de molho por 3h, posteriormente bater no liquidificador todo o conteúdo do copo junto com uma fruta. 

2. Na prática como e onde utilizar a linhaça?
Em receitas de bolos: Substituir 2 colheres de sopa de farinha de trigo por 2 colheres de sopa de farinha de linhaça.

Para engrossar molhos, feijões, entre outros: Usar 2 colheres de sopa de farinha de linhaça.Em salada de frutas ou sucos: Usar 1 colher de sopa de farinha de linhaça.

Em receitas de pães: A cada 500g de farinha de trigo colocar 2 colheres de sopa de farinha de linhaça. Seu pão ficará mais nutritivo. 

3. Quais os benefícios da linhaça? 
São muitos os benefícios quando utilizada de maneira contínua:

*proporciona aumento da defesa celular assim como a redução no ritmo de seu envelhecimento;

*diminui a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual;

*a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide muito importante no período da menopausa, quando as taxas do hormônio estrógeno são baixas. Ela é um importante agente natural na reposição desse hormônio;

*seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue;

*diminui a tensão nervosa (ideal para as pessoas que trabalham sob estresse), contribui no tratamento da pressão nervosa e proporciona uma sensação de calma. 

*a linhaça também energiza o cérebro, porque contém nutrientes que estimulam neurotransmissores, melhorando as funções mentais de adultos e idosos.

*auxilia no tratamento do sistema cardiovascular, reduzindo o colesterol, controlando a pressão alta e a arritmia cardíaca, prevenindo também a formação de coágulos sanguíneos.

4. O óleo de linhaça tem os mesmos benefícios da semente e da farinha?
Sim, o óleo pode ser adicionado a salada, caldo de feijão ou ser ingerido puro - 1 colher de sobremesa/dia. Devido ao alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, o óleo de linhaça deve ser armazenado em refrigerador após aberto. Este produto pode ser utilizado por adultos e crianças, em moderadas doses diárias. 

5. E a cápsula de linhaça pode substituir a semente, farinha e óleo de linhaça?

Sim, a cápsula pode ser utiliza e possui os mesmos benefícios. A indicação é de 1 a 3 cápsulas/dia antes das refeições.

A Linhaça ajuda a emagrecer; mantém a TPM longe; acorda o intestino preguiçoso; deixa o coração saudável... 

"Que coisa de natureba, que nada! Depois que as atrizes Juliana Paes e Paula Burlamaqui desfiaram elogios à linhaça e atribuíram parte da sua boa forma a shakes e sucos feitos com a semente, esse alimento caiu na boca ( e na mesa) do povo.

Motivos não faltam: a linhaça tem uma quantidade enorme de substâncias funcionais - aquelas que ultrapassam a função de nutrir, dando uma força extra ao corpo para não ficar doente. Estudos quentíssimos mostram que ainda ajuda a emagrecer, pois aumenta a saciedade e estimula o intestino. Marrom (nacional) ou dourada (importada), é campeã em ômega 3. 

O óleo extraído da semente tem quase 60% desse ácido graxo - o dobro da quantidade encontrada no óleo de salmão, aclamado como a grande fonte do tal ômega. A linhaça também tem doses moderadas de ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em harmonia com o ômega 3, reduzem o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Seu arsenal de antioxidantes é potente. 

Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, vai adiando todo o processo de envelhecimento do organismo, afastando inclusive o aparecimento de rugas. Pôr a semente no prato estica a juventude por dentro e por fora. É a lignana, porém, que faz da linhaça um alimento especialmente querido das mulheres. Considerada um fitoquímico (ou fito-hormônio), essa substância tem efeito semelhante ao do hormônio estrógeno, amenizando os sintomas da TPM e da menopausa.

Mix Shake Especial da Juliana Paes
A atriz global Juliana Paes é adepta do Shake de linhaça para garantir nutrição e saciedade. "Tenho vários nutrientes que preciso em apenas um copo. Além de vitaminas e fibras, essa mistura garante carboidrato e até algumas proteínas na dose certa. Por isso dá uma enorme sensação de saciedade e fico sem fome até a hora do almoço",(entrevista à revista Boa Forma de Janeiro de 2007). 

A receita é simples: 1 copo de leite desnatado (200mL); 2 col. de sopa de farelo de semente de linhaça; 1 banana e 1 col. de sopa de mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser adicione gelo. Dica Lino Live: as 2 col. de sopa de farelo de semente de linhaça podem ser trocadas por duas colheres medidas de Lino Live.
Lúcia Freitas - Revista Boa Forma - maio 2007 ou no site

Mistura Especial da Xuxa:
Bata no liquidificador: 1 colher de chá de semente de gergelim torrado; 1 colher de chá de semente de girassol sem casca e 1 colher de chá de semente de linhaça.

Use 2 colheres de sobremesa da mistura em um copo de leite de soja light com 1 medida de suplemento protéico à base de soja e 1 fruta. Obs.: essa mistura pode também ser adicionada a frutas e/ou iogurtes entre outros.

"Em um mês, a apresentadora, Xuxa, perdeu 10 quilos - com dieta e caminhada - e retomou a antiga forma. Também iniciou uma série de tratamentos de beleza para cuidar da pele e do cabelo."

A dieta de Xuxa foi elaborada pela nutricionista Alessandra Rodrigues, da Clínica Dr. Filippo Pedrinola & Dra. Alessandra Rascovski, de São Paulo. Leia mais na Revista Contigo Edição n°1645 ou no site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.