terça-feira, 10 de junho de 2008

Água Elemento Vital



Simples, porém muito benéfica, depois do oxigênio, a água é a substância mais importante para a manutenção da vida.

A perda de 5 a 10% de água do corpo resulta em desidratação séria; quando atinge os níveis de 15 a 20% torna-se fatal.

Um corpo adulto contém em média 45 litros de água, tendo um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo e ainda ajuda a manter a temperatura do corpo estável.

A água é necessária para formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas que lubrificam os diversos órgãos e articulações além de manter a pele macia e elástica.

O adulto necessita ingerir em média de 6 a 8 copos de água por dia.

A maior parte provém de bebidas, mas uma quantidade substancial está contida por alimentos. As necessidades diárias variam consideravelmente. É preciso consumir mais água quando está quente, durante exercícios ou febres, resfriados e outras doenças.

É necessário também ingerir maior quantidade de água durante a gravidez.

O uso de diuréticos ou outros medicamentos que aumentam o fluxo urinário requer uma ingestão adicional de líquidos. Beber grandes quantidades de chá ou café também tem um efeito diurético, assim como comer alimentos salgados, o que aumenta a necessidade de ingestão de água para manter o correto equilíbrio dos líquidos do corpo.

Com a idade, a sede naturalmente diminui, de forma que pessoas mais idosas devem criar o hábito de beber água periodicamente mesmo sem sentir sede. Da mesma forma, pode surgir uma defasagem entre sede e a necessidade do corpo de ingerir água, durante exercícios intensos ou quando o tempo estiver extremamente quente e úmido. Neste caso, ao sentir sede, você poderá já estar parcialmente desidratado.

Tipos de água engarrafada:
1 - Água mineral:
É natural e difere das comuns por suas características químicas, físicas e biológicas. Contém minerais ou outras substâncias dissolvidas que alteram seu gosto e/ou lhe dão valor terapêutico. Sais, compostos de enxofre e gases são algumas das substâncias que podem estar dissolvidas na água .

Composição das Águas Minerais:
• Sulfatos: dão um gosto bem específico e podem ter efeito laxante se consumidos em grande quantidade ou se associados ao magnésio e ao sódio.
• Magnésio: sua função mais conhecida no organismo é auxiliar no combate ao stress.
• Cálcio: segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o ser humano deve ingerir, no máximo, 500 mg de cálcio por dia.
• Sódio: o consumo excessivo de sal favorece a hipertensão arterial e a retenção de líquidos no organismo. Por isso, não se deve abusar na ingestão de águas com alto teor de sódio. Atenção às águas com sabores.

Dicas e Conselhos
• Onde guardar: mantenha a água em lugar limpo, seco e ventilado com temperatura ambiente, abrigada de calor, cheiros e luz solar.
• Conservação: depois de aberta a garrafa, a água se mantém boa para o consumo em até 48 horas. No entanto, se for bebida direto no gargalo, o conteúdo se deteriora depois de 7 ou 8 horas, podendo transmitir até bactérias nocivas à saúde.
• Gás: há uma diferença entre as águas gasosas naturais e as águas às quais foi adicionado gás carbônico de outra origem. Porém ambas são benéficas ao organismo.
• Bebês: os médicos recomendam dar Água Mineral aos recém-nascidos em vez de água do filtro. Água rica demais em cloro ou em nitratos torna-se prejudicial à saúde dos mesmos.
• Quantidade: quanto mais água se bebe, mais a urina é diluída e menores são os riscos de cálculos renais. A água bicarbonatada pode neutralizar o meio ácido onde os cristais de ácido úrico se formam.

2 - Água com gás
Contém dióxido de carbono para ficar borbulhante. As águas gaseificadas naturais já vem nesse estado da própria fonte; nos outros casos, a gaseificação é feita na fábrica.

3 - Água potável
É colocada no mercado em garrafões dos mais diversos tamanhos e marcas. Pode ser retirada de qualquer fonte aprovada: água encanada do município, riachos, rios, reservatórios ou cisternas. Em seguida, é filtrada e desinfetada e o conteúdo mineral pode ser ajustado.

4 - Água termal
É retirada de fontes naturais. Pode ou não conter gás, seja por processo natural ou artificial de gaseificação. Normalmente, o conteúdo mineral é inalterado.

5 - Água purificada
é aquela que foi esterilizada e filtrada para remover seus minerais naturais.

6 - Club Soda
É a água encanada filtrada que foi gaseificada e enriquecida com bicarbonatos, citratos, fosfatos e outros tipos de sais minerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.