domingo, 15 de junho de 2008

Dieta de Atkins


Dieta de Atkins

O Método Nutricional Atkins, conhecido popularmente como Dieta de Atkins foi desenvolvida pelo cardiologista americano Robert Atkins (1930-2003) nos anos 70. Tornou-se mundialmente famosa pelo facto de provocar uma rápida redução de peso não restringindo a ingestão de proteínas e gorduras.

Ao contrário das dietas que visam reduzir a ingestão de calorias, a dieta de Atkins consiste em mudar o metabolismo habitual de queima de hidratos de carbono para a queima de gordura (lipólise). Para isso, propõe a restrição intensa de hidratos de carbono, mantendo o consumo normal de gordura e proteínas.

A dieta Atkins propõe uma redução drástica na ingestão de hidratos de carbono em todas as refeições para quantidades que variam de 15 a 60 g, de acordo com as fases que ele denominou de: indução, perda contínua de peso, pré-manutenção e manutenção.

O Dr. Atkins acreditava que a perda de gordura ocorre quando o corpo deixa de usar os hidratos de carbono como combustível e passa a usar as gorduras.

É, no entanto, uma dieta controversa sendo alvo de diversas críticas, sendo acusada de causar danos aos rins, enfraquecer os ossos e aumentar os níveis de colesterol.

Conheça as 4 fases da Dieta de Atkins:
Fase de Indução
Fase da perda contínua de peso
Fase de pré-manutenção
Fase de manutenção

Vantagens da dieta

A dieta de Atkins permite uma eficaz e rápida perda de peso sem passar fome através de uma dieta pobre em hidratos de carbono.

Recentemente, a dieta de Atkins foi reconhecida como, de entre diversas dietas populares, a mais eficaz, pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, EUA, tal como foi publicado no The Journal of the American Medical Association de 6 de Março, 2007. De acordo com aquela Universidade, a taxa de sucesso na perda de peso daqueles que seguem um regime de baixo consumo de hidratos de carbono está na ordem dos 40% para as mulheres (numa amostra de 300 mulheres com excesso de peso). Leia o estudo aqui:

http://www.atkins.com/research-library/comparison-of-the-atkins-zone-ornish-and-learn-diets-for-change-in-weight-and-related-risk-factors-among-overweight-premenopausal-women-the-a-to-z-weight-loss-study-a-randomized-trial/

Desvantagens da dieta

Vários especialistas defendem que esta dieta é das mais perigosas para a saúde humana. Segundo eles, não está devidamente testada no longo prazo desconhecendo-se os efeitos para a saúde. A falta de fibra na dieta de Atkins pode levar à obstipação e a um aumento do risco de algumas doenças, como o cancro do cólon, enquanto a ingestão restritiva de lacticínios, frutos e legumes pode levar a deficiências de cálcio, vitaminas B, vitamina C e alguns sais minerais como o ferro. Para tentar colmatar estas potenciais deficiências, o Dr. Atkins recomendou o consumo de suplementos específicos.

A razão para que esta dieta tenha sido alvo de diversas criticas prende-se com o facto da mesma encorajar o consumo de gorduras, tais como bacon, ovos, etc, e colocar de parte alimentos como as frutas e legumes. Deste modo, vários médicos e nutricionistas da comunidade internacional acreditam que a dieta de Atkins não é segura, e pode até levar a uma fraqueza geral do organismo.

Resumindo, a dieta de Atkins é muito severa na ingestão de hidratos de carbono, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo.

Alimentos permitidos:Carnes, aves, peixes, verduras e frutas são muito bem-vindos. A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon.

Alimentos proibidos:Todos os derivados de hidratos de carbono são expressamente proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico. Queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.

Dieta de Atkins - Fase de Indução

A fase indução tem uma duração aproximada de 14 dias e a ingestão de hidratos de carbono deve sofrer uma redução drástica não devendo o seu consumo ultrapassar os 15 g por dia. Segundo Dr. Atkins, neste período, a redução de peso é “surpreendente” sendo esse facto um dos maiores estímulos para continuar com a dieta.

Ao reduzir severamente a ingestão de hidratos de carbonos, o corpo utilizará os seus hidratos de carbono armazenados no fígado e nos músculos em forma de glicogénio que se deverá esgotar 3 a 4 dias depois. É a partir desse momento que o organismo passará a utilizar as gorduras armazenadas no corpo para obter energia provocando uma redução efectiva no peso. Ao decompor a gordura, o corpo gera umas substâncias denominadas por cetonas. Através de umas tiras que se vendem nas farmácias é possível verificar a presença de cetonas na urina. Se o resultado for positivo, significará que o corpo estará perdendo peso.

Nesta primeira fase, a alimentação diária consiste basicamente em 100g de proteínas (cerca de 400g de carne), 75 g de gordura e menos de 20 g de hidratos de carbono.

O que se pode comer:

Carne (excepto fígado), peixe, marisco em qualquer quantidade.
Gorduras de qualquer tipo: azeites, maioneses, manteiga.
Sem limites em quantidade.
Ovos cozidos como desejado e em quantidades sem restrições especiais
Queijos em consumo moderado
Bebidas: água, café descafeinado, infusões.

O que não se pode comer:
Açucares e derivados
Farinhas e produtos que as contenham como o pão, massas, etc.
Cereais, fruta, milho, legumes.
Batatas e féculas.
Leite e tudo o que tiver mais de 10% de hidratos de carbono


Pode cozinhar os alimentos da forma como desejar: cozido, frito, grelhado.
No entanto, não deve comer sem apetite.

Passadas as duas semanas deve-se aumentar os hidratos de carbono em 5 gr diários durante uma semana. Se mantiver a perda de peso e o teste da cetona for positivo, deverá voltar a aumentar os hidratos de carbono na semana seguinte. Siga a dieta até que o resultado da cetona for negativo.
Segundo Dr. Atkins, nesta altura terá encontrado o seu nível crítico de hidratos de carbono que varia de pessoa para pessoa. Ajuste então a dieta ao ponto anterior e poderá entrar na segunda fase da dieta.

Dieta de Atkins - Fase da perda contínua de peso

Esta fase, como o próprio nome indica, consiste numa redução de peso constante. Trata-se de manter o consumo de hidratos de carbono abaixo do ponto crítico. Deverá experimentar como o corpo reage a cada aumento de hidratos na dieta. Nesta fase, Dr. Atkins aconselha a tentar aumentar a quantidade de saladas e verduras na dieta. Esta fase deve ser acompanhada por exames laboratoriais para avaliar o perfil lipídico.

Dieta de Atkins - Fase de manutenção

A última fase é permanente e, de acordo com o autor, favorece a manutenção do peso. A quantidade de hidratos de carbono pode aumentar ainda gradualmente, desde que respeite a tolerância individual. Os doces continuam a ser proibidos na dieta. Se houver aumento de 2,5 kg, o programa deve ser reiniciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.