sábado, 14 de junho de 2008

Dieta das Proteínas



As proteínas têm papel fundamental no organismo. Agindo na reparação e construção de tecidos, elas são essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos.

Dieta das proteínas
Com ela você perde até 3 quilos em 7 dias! Esta dieta, que está na crista da onda porque emagrece de verdade e não faz você passar fome, privilegia carnes, ovos e outras fontes de proteína. Experimente e perca os quilinhos extras que estão comprometendo o seu visual.

Os cuidados que a dieta pede
Para algumas pessoas o regime das proteínas não é recomendado. E é sempre bom contar com um acompanhamento profissional...

Dietas com um teor maior de proteínas não são aconselhadas para as pessoas que têm algum problema renal. Depois de metabolizadas, as proteínas produzem substâncias que sobrecarregam os rins na hora da filtragem.

Se você faz muitos esportes, converse com um especialista. Como o seu gasto energético é muito grande, os carboidratos podem fazer falta.

Quem tem problemas metabólicos crônicos, como diabetes ou distúrbios cardíacos, deve procurar um médico antes.

Para a dieta dar certo,nada de radicalizar! O regime com baixa quantidade de carboidratos não faz bem apenas para sua silhueta, conforme explica o endocrinologista Alberto Serfati. Ele ajuda a evitar problemas cardiovasculares. "Não dá para esquecer também que existe um tipo de gordura no sangue, conhecida como triglicérides, que está ligada ao aumento de ingestão de carboidratos", explica.

Se você, apesar de todos os argumentos apresentados, está com a pulga atrás da orelha porque já ouviu falar que não se pode ficar sem carboidratos, tem toda razão. Radicalizar - a menos que se tenha uma boa razão para isso - nunca foi a melhor solução. Por isso, é bom lembrar que o sucesso da dieta se baseia em dois pontos fundamentais: equilíbrio e boas escolhas. Assim você emagrece sem perder a saúde. Então, antes de começar o seu regime, se ligue nas seis dicas que vêm a seguir...

1. Você não deve abolir totalmente os carboidratos da sua mesa. E muito menos entupir seu cardápio de gordura para que seu organismo tenha de onde tirar energia. Tente ser moderada. Dá até para consumir pouquíssimos carboidratos nas primeiras semanas sem prejuízo para o seu organismo nem para a sua silhueta. O endocrinologista carioca, na maioria dos casos, introduz de 40 a 50 g de carboidratos já na segunda semana de dieta.

2. Escolha as gorduras boas para o seu corpo. Gorduras, inclusive, são necessárias ao organismo. Sem elas você não conseguiria, por exemplo, absorver algumas vitaminas. Entretanto, a escolha entre as várias gorduras faz diferença. Por exemplo: em vez de fritar seu bife na manteiga, gordura saturada que favorece o entupimento das artérias, prefira o azeite de oliva - este sim, considerado o must entre todos os óleos, já que foi provado que faz um bem danado ao coração. Também não custa lembrar que gorduras, embora permitidas nessa dieta, continuam tendo 9 calorias por grama. Por isso, é bom não exagerar.

3. Opte pelas melhores fontes de proteína. Elas são essenciais para a construção de todos os tecidos e se encontram nas carnes, ovos, leite e derivados, frutos do mar, peixes e aves. Como você tem infinitas opções para fazer seu próprio cardápio, introduza as carnes brancas de aves ou peixes mais vezes na semana (e deixe o bifinho acebolado para no máximo três vezes).

4. Não deixe faltar na dieta vitaminas, sais minerais e fibras provenientes dos vegetais. Como os legumes e verduras estão liberados à vontade, capriche na salada e nos legumes refogados para suprir o que falta nos alimentos ricos em proteínas e gorduras.

5. Beba, no mínimo, dois litros de líquido por dia. Isso inclui água, sucos de frutas com menos carboidratos (como limonada), refrigerantes dietéticos e chás. Tudo sempre adoçado com gotinhas pouco calóricas, ok?

6. Fale com seu médico se perceber alguma alteração no seu organismo (ou se passar mal enquanto faz a dieta). É bom você saber que, nos primeiros dias, é possível que sinta cansaço muscular. Esta sensação é decorrente do desequilíbrio da quantidade de sais minerais, especialmente o potássio, em conseqüência da perda de água. Para compensar essa deficiência, inclua na dieta tomate, banana ou uva passa.



Você pode comer sempre
1. Peixes: linguado, badejo, truta, haddock, atum, bacalhau,salmão, surubim, sardinha, aliche, arenque, kani etc.

2. Aves: frango, peru, chester, codorna. Dê preferência às partes brancas da carne das aves.

3. Embutidos: peito de peru, mortadela ou fiambre de chester, presunto de peru, salsicha de frango. Prefira os embutidos de aves, que contêm menos gorduras saturadas.

4. Carnes: rã, coelho, vitela, cordeiro.

5. Iorgute desnatado, queijos brancos (minas, cottage, ricota).

6. Clara de ovo, óleo de canola, azeite de oliva extravirgem, azeitona.

7. Maionese light, creme de leite ou manteiga.

8. Gelatinas dietéticas.

9. Todas as verduras e legumes.

10. Café, chá, mate, limão, suco de tomate e refrigerantes dietéticos. Lembre-se: nunca use açúcar e sim adoçante.

Só uma vez por dia
1. Leite desnatado ou água-de-coco (1 copo).
2. Torrada de glúten ou pão dietético (duas fatias ou unidades).
3. Pudim, doce ou geléia dietética (2 colheres de sopa).
4. Sorvete dietético (1 copo ou 1 picolé de fruta).
5. Frutas (1 vez por dia): 1 abacate, 2 cajus, 2 goiabas, 1 fatia pequena de melancia, 1/2 fatia de melão, 1 xícara de morangos, 2 figos, 2 pêssegos, 1 fatia de mamão, 1 laranja, 1/2 pêra, 1/2 maçã, 2 fatias finas de abacaxi, 2 tangerinas ou 2 kiwis.

Falsas panquecas
Ingredientes
1 e 1/4 de xícara (chá) de couve-flor cortada miúdo l 1/2 colher (sopa) de óleo de soja l 1 ovo grande l 1/2 colher (chá) de sal l 2 colheres (chá) de cebola ralada l 1/2 colher (chá) de fermento em pó l Óleo para fritar.

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma pasta uniforme. Coloque óleo no fundo de uma frigideira e esquente bem. Despeje colheradas de massa e espalhe na frigideira como se faz com a massa de panqueca. Deixe dourar de um lado e vire. Doure do outro. Retire só quando a falsa panqueca estiver firme. Dá para oito porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.