terça-feira, 15 de abril de 2008

Temperos que Curam


Temperos, perfumes, chás revigorantes e remédios calmantes são algumas das maneiras de empregar as ervas de cultivo doméstico - plantas em geral mais utilizadas pelos sabores, aromas ou propriedades medicinais. Ao longo da história, as especiarias sempre tiveram um papel importante, tanto na alimentação, dando cor e sabor aos pratos, quanto na saúde, ajudando a curar os mais diversos males.

Entenda um pouco mais sobre elas

Houve um tempo em que as especiarias eram comercializadas a peso de ouro. Por elas, navegadores portugueses e espanhóis lançaram-se em mares desconhecidos e perigosos e acabaram descobrindo novas terras. Essa mesma curiosidade fez com que o homem também investigasse as propriedades terapêuticas das ervas. Aos poucos, o próprio uso foi desvendando seus efeitos no organismo.

Hoje se sabe que além de serem capazes de conservar os alimentos e modificar seu sabor, os temperos também aceleram o processo digestivo e melhoram as defesas do corpo. "As ervas, no seu estado natural ou na forma de essência, prestam enorme benefício ao organismo ao estimularem sua resistência contra agentes causadores de moléstias, ou ao ativarem todo o metabolismo, eliminando assim o motivo de muitos males como certas dores ou dos intestinos, resultantes da má digestão", explica o pesquisador Roberto Weil no livro As ervas que curam, um encontro com a farmacologia natural, publicado pela editora Gaia.

"As ervas (...) prestam enorme benefício ao organismo ao estimularem sua resistência contra agentes causadores de moléstias ou ao ativarem todo o metabolismo"

E o melhor é que fazem isso de uma forma deliciosa! Para o chef Franco Bonadini, do restaurante Piselli, em São Paulo, as ervas são o principal elemento de identificação da personalidade de um cozinheiro. "Os temperos são como membros de uma família, com uma hierarquia bem definida. O manjericão seria, nesse contexto, o avô das especiarias, pelo fato de estar presente na cozinha mediterrânea há séculos, fazendo parte de mais de 80% dos molhos utilizados por ela", diz.

Com a ajuda do chef e da nutricionista Priscila de Mattos Machado Andrade, do Rio de Janeiro, montamos um glossário dos principais temperos, suas aplicações mais indicadas na culinária e suas propriedades terapêuticas. Que tal experimentar?

1. Pimenta calabresa

Na culinária: mais usada na finalização dos pratos, a pimenta tem um uso um tanto restrito, pois seu efeito está mais relacionado à sensação do que ao sabor.

Na saúde: boa para o fígado, por ser um ingrediente quente, deve ser evitada por pessoas com hipertensão. Indicada nos casos de anorexia, dispepsia, faringite e inflamações. Contém uma substância chamada capsaicina que, a baixas doses, estimula o apetite e a secreção de sucos gástricos, além de diminuir a dor.

2. Hortelã

Na culinária: bastante utilizada na região da Toscana, principalmente nas receitas à base de peixe.

Na saúde: tem várias propriedades curativas. É calmante, tônica, antiespasmódica, combate os vermes e é digestiva. Usada contra inapetência, dispepsia, flatulência, síndrome do cólon irritável, vômitos, enxaqueca, fadiga e sinusite. Também alivia dor de dente, urticária, gripes e resfriados.

Na homeopatia: é utilizada na tosse seca, cólica hepática e ainda contra o prurido vaginal.

3. Orégano

Na culinária: ingrediente importante para personalizar os pratos preparados pelo chef, combina com massas, carnes e saladas.

Na saúde: é usado contra inapetência, diarréia, faringite, bronquite, asma, otite, e sinusite. Também é eficaz para problemas de pele. É digestivo, expectorante, anti-séptico e diurético. Topicamente, é analgésico e cicatrizante.

4. Noz-moscada

Na culinária: muito relacionada à categoria de sabores e sensações, Bonadini a utiliza em risotos e na produção das massas frescas.

Na saúde: melhora a função hepática, é diurética e digestiva. Muito usada contra inapetência, diarréia, halitose e dores musculares. Aumenta o apetite, é anti-séptica e estimulante do sistema nervoso central. Seus óleos essenciais têm efeito antiinflamatório.

1. Açafrão-da-terra

Na culinária: para Bonadini, o açafrão é o barão das especiarias, não só pelo preço mas também por ser um ingrediente completo em sensação e sabor, não precisando da ajuda de nenhum outro tempero para dar ao prato um aroma único e bastante nobre.

Na saúde: usado como antiinflamatório nas artrites, eczema, psoríase, tosse e machucados. Previne aterosclerose e trombose e combate problemas gastrointestinais e hepáticos.

2. Alecrim

Na culinária: muito requisitado para o preparo de peixes e carnes, tanto no tempero quanto no molho.

Na saúde: é um excelente antioxidante. Como chá, limpa as mucosidades estomacais, abre o apetite e facilita a digestão. Usado também nos casos de estresse, inflamações, seborreia, contusões e entorses. Seu óleo essencial é bactericida.

3. Sálvia

Na culinária: costuma ser usada para valorizar o preparo de peixes e carnes.

Na saúde: seu chá combate inflamações nas gengivas e aftas, aumenta o apetite, melhora as secreções digestivas, age contra gastroenterites, diarréias e hipertensão arterial. Indicada para problemas de pele, como micoses e feridas. Em xampus tem ação anticaspa e estimulante. Usada em loções para peles oleosas e com acne.

4. Manjericão

Na culinária: muito utilizado em molhos da cozinha mediterrânea, é um companheiro fiel do tomate e de suas variações.

Na saúde: possui propriedades digestivas e elimina os radicais livres. É indicado para dispepsia, tosse irritativa, inapetência, enxaquecas, parasitoses intestinais, faringite, feridas e combate dores musculares.

5. Manjerona

Na culinária: assim como o orégano, a sálvia e o alecrim, intensifica o sabor de carnes, peixes e molhos.

Na saúde: o vapor da infusão da planta é bom para desobstruir o nariz. Como chá combate artrites e reumatismo. Colocada em alimentos, auxilia na digestão e estimula o apetite. Indicada contra gastrite, úlcera, ansiedade, hipertensão arterial, insônia, enxaqueca e problemas respiratórios. É analgésica e cicatrizante.



Nada melhor que uma comida bem preparada e preenchida com o gostinho especial dos diversos condimentos. E, como bem sabemos, na cozinha brasileira o que não falta é sabor. Mas, se em nossos pratos sua fama já é grande, tidos como ingredientes obrigatórios, na saúde os temperos também não deixam nem um pouco a desejar, ganhando cada vez mais destaque no que se refere aos seus valores fitoterápicos.

Sabendo disso, que tal explorar um pouco mais essas ervas milagrosas e desfrutar com muito mais saúde seus variados sabores e aromas únicos. Viviah de Andrade, nutricionista da Clínica Più Bella, no Rio, traz uma lista bem bacana para você ficar por dentro dos benefícios desses ingredientes para lá de especiais.

“Estas ervas, além de serem medicinais, contribuem para realçar o sabor dos alimentos”, explica.

Sendo assim, fique à vontade e saboreie...

ALECRIM: Realça o sabor de aves e carne de carneiro. É um bom ajudante no controle da pressão alta. Seu óleo é eficaz para dores musculares e seu chá alivia dores de cabeça;

ALFAVACA: Bom para temperos de sopas e molhos. Possui propriedades digestivas, antiflatulenta, anticatarrais e antiasmática. Também é benéfica para problemas urinários;

CEBOLINHA: Realça o sabor de batatas, sopas e cozidos e tem propriedades de baixar a pressão sangüínea;

CEROFILO: Ideal para peixes e possui propriedade antihipertensiva;

COENTRO: O seu sabor forte realça os pratos de vegetais, molhos e aves. Tem propriedade de aliviar problemas digestivos;

CONFREI: Nativa da Rússia, seu chá é indicado como analgésico, anti-séptico e antiasmático. Também possui propriedade anticâncer, devido ao antioxidante alantoina;

DENTE DE LEÃO: Suas raízes e folhas têm bastante vitamina C. Tem efeito diurético, laxativo e depurativo, purificando o sangue;

ERVA DOCE: Ideal para massa de pães e, quando em chá, tem efeito calmante, diurético, antiasmático e digestivo. Se tomado na fase da amamentação; pode estimular o aumento da produção de leite;

HORTELÃ: Suas folhas realçam o sabor de peixes, carne moída e carneiro. Também fica muito bom com frutas e sorvetes. Auxilia na digestão e acalma os brônquios se passada nas costas e peito das crincas. Além disso, suas folhas quando mascadas aliviam e refrescam o hálitO. Além de combater a oleosidade da pele e do cabelo, a hortelã cura dor de ouvido e combate a insônia. É só colocar algumas folhas dentro do seu travesseiro e boa noite.

Receita de beleza (controlar a caspa)
Bata no liquidificador um maço de hortelã e um copo d'água. Coe e friccione por todo o couro cabeludo.

Receita de saúde(dor de ouvido)
Ponha 20 gramas dos ramos com flores de hortelã em um litro de água fervente e deixe por 15 minutos. Tome uma xícara de café, três vezes ao dia.

LOURO: Bom para sopas, cozidos e feijão. Tem propriedade de aliviar os gases digestivos;

MANJERICÃO: base de diversos pratos. É diurético, digestivo, fortificante e antigripal.

ORÉGANO: Bom para saladas e pratos que contenham tomates. Suas folhas são digestivas e descongestionantes;

SALSA: Quando consumida em porções de 30g, são ricas e boas fontes de Vitamina C. Possui grande quantidade de bioflavonóides e monoterpenos, substâncias anticancerígenas e diuréticas;

SALVIA: Bom para pratos de aves, carne de porco e pães. Seu chá é usado como digestivo e como líquido para bochechos e gargarejos, agindo contra gengivites, aftas e inflamações na garganta;

TOMILHO: É uma das ervas favoritas na culinária italiana. Seu chá é bom para aliviar distúrbios intestinais e em gargarejos contra inflamações da garganta, bem como em xaropes para tratamentos de tosses e congestões respiratórias;

ESPECIARIAS MAIS DO QUE AROMATIZANTES:

ALÇAFRÃO: Potente afrodisíaco. É utilizado em sopas de verduras, arroz, peixes e brioches doces;

ALCAPARRA: seus botões são utilizados na preparação de molhos e temperos. Atua como estimulante estomacal. Alerta: como são conservados em sódio, os hipertensos devem usar o ingrediente como moderação;

CANELA: Alivia inchaços e gases. Bom para ser usado com bananas, maçãs assadas, entre outros;

COMINHO: Especiaria picante. Combina bem com pimentas e é bom no preparo de tahine (pasta de gergelim). Combinado com pimentas, pode auxiliar na perda de peso, por aumentar o gasto energético basal;

GENGIBRE: Bastante popular em sobremesas e refrigerantes. É utilizado contra enjôos.

MOSTARDA: Combina com frango e carne bovina. É aliado no alívio de dores e congestão;

PIMENTA: É usada para condimentar vários pratos quentes do Brasil e México. A capsaicina, óleo volátil que dá o ardor às pimentas, é usada como analgésico. Melhoram o humor, por estimular a produção de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar;

PIMENTA DO REINO, PRETA OU BRANCA: Excelente no preparo de sopas carnes e aves. Base de diversos pratos como pizza, sanduíches... Aspirar seu pó previne os desmaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.