terça-feira, 15 de abril de 2008

Sem Tempo Para Alimentar-se


Para quem não tem tempo de comer adequadamente...FALTA TEMPO! O corre-corre do cotidiano deixa muita gente de cabelo em pé – e ESTÔMAGO VAZIO! Todo mundo tem horário para estudar, para trabalhar, para ir à academia, levar os filhos à escola... e a alimentação acaba sendo a última coisa a se pensar...

Por isso, cada vez mais, as pessoas substituem as refeições por sanduíches, bolachas, tudo que seja rápido de comer... daí o aumento do número de restaurantes fast food! A desculpa é a falta de tempo, mas... será que não há tempo mesmo para a alimentação saudável?

É possível, sim, ter uma alimentação balanceada na correria da vida atual!

A palavra-chave para melhorar a qualidade do que você come é PLANEJAMENTO! Planejar significa organizar-se para ter sempre à mão alimentos de consumo rápido, mas que sejam saudáveis. Assim, quando bater aquela fome e você não puder sair da sua mesa de trabalho, você não vai precisar morrer de fome até o almoço!



HORA DE ACORDAR!

Se sair de casa, de manhã, às pressas e não tomar café da manhã faz seu estilo, é preciso repensar... O café da manhã é a energia para você ter pique logo cedo. Caso não queira trocar alguns minutinhos a mais de sono pelo café da manhã, coma alguma coisa no caminho para o trabalho/escola. Algumas sugestões práticas de comer e carregar:

- Bolachas sem recheio
- Sucos e achocolatados em caixinha
- Iogurtes batidos
- Pão com queijo

Poupa Tempo

O organismo necessita de energia a cada 3-4 horas. Portanto, entre o café da manhã, almoço e jantar, os lanchinhos são bem vindos! Eles evitam que você exagere nas quantidades da próxima refeição.

Opções rápidas de lanches:

- Água de coco em caixinha
- Sucos prontos
- Frutas lavadas
- Bolachas embaladas individualmente
- Barrinhas de cereais

Fast!!! Food???

A maioria das opções dos restaurantes fast-food são ricas em gordura e, portanto, muito calóricas, e pobres em vitaminas e fibras. Quando estiver com pressa, no almoço ou jantar, procure restaurantes por quilo próximos ao seu trabalho. A comida já está pronta e você pode montar refeições saudáveis:

- Capriche na salada
- Evite molhos gordurosos
- Sirva-se de uma porção de carne
- Escolha arroz OU batata OU massa
- Saboreie um suco natural

QUANTO MAIS COLORIDA SUA REFEIÇÃO, MELHOR!

LEMBRE-SE:

Apesar de haver várias opções disponíveis, pegar “um pouco de cada” é exagero! Você terá oportunidades de saborear as outras preparações novamente.

PROGRAME-SE:

Para ter “lanches saudáveis” sempre à mão, antes de sair de casa ou na noite anterior:

- Prepare seu sanduíche e deixe-o na geladeira
- Lave as frutas e coloque em saquinhos
- Separe a barrinha de cereal, as bolachas ou o suco em caixinha.

ALTAS HORAS...

Chegar em casa depois de um longo dia e ter que preparar a refeição é desanimador para algumas pessoas... Se é o seu caso:

- Deixe alface, tomate e outros vegetais lavados na geladeira. É só temperar e comer!
- Prepare massas (de rápido cozimento) com molho vermelho (pouco calórico)
- Faça um risoto rapidinho com sobras de carnes e legumes
- Para colocar mais vitaminas e minerais na refeição: uma fruta de sobremesa!

Renata Dal Farra Carsava é acadêmica de Nutrição da USP e estagiária da Nutrociência Assessoria em Nutrologia e Especializadas em Adolescência para equipe multidisciplinar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.