segunda-feira, 21 de abril de 2008

Quinoa ou quinua




Quinoa ou quinua, tanto faz! De nome científico Chenopodium quinoa, a quinoa é considerada uma planta sagrada pelas culturas Inca e Pré-Inca, sendo cultivada há mais de sete mil anos na Região Andina, principalmente no Peru e na Bolívia. O nome “quinua” é de origem quéchua, o idioma falado pelos incas, e significa “Grão-Mãe” ou “Grão-de-Ouro”. A escolha remete às propriedades nutricionais do vegetal, considerado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) como um dos alimentos mais completos e balanceados para consumo humano.

Muito tem-se falado da "quinua". Mas afinal, o que é isso?

A quinua é um grão que também pode ser encontrada na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um "alimento perfeito". E o melhor: a quinua se adapta facilmente nos solos mais pobres.

Descoberto pelos incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, o cereal tem valor nutritivo altíssimo. "As sementes podem ter o dobro da quantidade de proteínas da maioria dos vegetais, com melhor qualidade", explica o pesquisador Carlos Spehar, 58, da Embrapa Cerrado, um dos responsáveis pela chegada da quinua ao país.

Indicações
O público-alvo são:
- os atletas devido ao alto teor de proteína e baixo teor de colesterol;
- as mulheres em menopausa, já que o grão ameniza os sintomas;
- e aos celíacos, pessoas com intolerância ao glúten.

A nutricionista Gabriela Marques já indica a quinua aos seus pacientes e diz "apesar de altamente protéica, não possui glúten. É ótima para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas". A nutricionista lembra ainda que a quinua é rica em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória.

Os chefes dos restaurantes já estão se adequando a nova "moda" na alimentação. Muitos estão criando pratos a base de quinua.

Onde Encontrar Quinua
A importadora que traz a quinua para o Brasil chama-se "Quinua Real". Toda a quinua desta importadora é orgânica(livre de agrotóxicos e química em geral).


Para saber mais, acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.