terça-feira, 15 de abril de 2008

Os Cereais na Alimentação


Os cereais tem sido importantes cultivares há milhares de anos. Sua produção, estocagem e uso contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento da civilização moderna. São utilizados principalmente na forma de farinhas e empregadas como matérias-primas para diversos tipos de alimentos, como produtos panificados, biscoitos, macarrão, confeitos e outros.

A produção mundial total dos oito cereais mais cultivados, se repartido igualmente entre a população mundial, é de aproximadamente 1 kg/habitante/dia. O consumo humano é de aproximadamente um terço desta quantidade, o restante é utilizado principalmente como ração animal, em processos industriais e como semente.

Saiba mais sobre eles:

1- Os cereais ajudam o intestino a funcionar direito, pois as fibras presentes nos cereais fazem o serviço de acelerar a digestão, especialmente quando as fibras chegam ao intestino. Beba bastante água, para que isto aconteça, senão o excesso de fibras terá efeito contrário, freando o processo e causando prisão de ventre.
2- Os cereais diminuem a ocorrência de prisão de ventre, ajudam a eliminar as toxinas, prevenindo o câncer de cólon.
3- Arrastam para fora as gorduras prejudiciais à saúde, diminuindo os riscos de problemas do coração.
4- Retardam a entrada do açúcar da comida na corrente sangüínea, protegendo contra o diabete tipo 2, mais comum em adultos.
5- Os cereais ajudam a ganhar peso, se você combiná-los com algumas frutas, como a banana e a uva.
6- Substitua seu lanche por uma porção de Granola (Vitta Croc...), por ser rica em carboidratos, que é pura energia!
7- Para os diabéticos, esses alimentos são fontes de carboidratos, e elevam pouco a taxa glicêmica. Só que têm fibras, capazes de retardar a entrada do açúcar no sangue. Mesmo pães com grãos, sem açúcar, são liberados para os diabéticos, mas com moderação.
8- As quantidades diárias mínimas e máximas de cereais que devem ser ingeridas por uma pessoa adulta são, básicamente: 40 gramas de cerais por dia, o equivalente a uma xicara de chá, são suficientes.
9- A melhor maneira de consumir cereais para aproveita-los ao máximo é evitar bater no liqüidificador. Se deseja tomar em vitaminas, acrescente-os no final, mexendo com uma colher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.