terça-feira, 15 de abril de 2008

Benefícios do Maracujá



Planta medicinal indicada como sedativa, anti-inflamatória, vermífuga, etc. O maracujá é uma trepadeira que cresce geralmente ao pé das grandes árvores. Possui folhas grandes, flores coloridas, cálice verde por fora, branco e lilás por dentro. São muito vistosas. O fruto é amarelo. A palavra maracujá vem do idioma tupi, que significa "alimento dentro da cuia". Existem vários gêneros de maracujá. As flores são características.

O maracujá é nativo do Brasil, mas hoje pode ser encontrado em partes da Europa, Estados Unidos e em outros países de clima tropical.

As propriedades químicas características do maracujá são: alcalóides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de grande quantidade de potássio, saponina e pectina.

Uso Medicinal:

Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, emenogoga, antiinflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc).

Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorróidas e desequilíbrio do sistema nervoso central.

Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a freqüência das crises.

A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha.

Existem, mais ou menos, 160 espécies diferentes de maracujá, sendo que apenas 60 produzem frutos.

A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais, segundo relatam pesquisas recentes.

Farinha de Maracujá

A farinha feita da casca do maracujá, que diminui a taxa de açúcar no sangue, é rica em pectina, um tipo de fibra que ajuda a bloquear a gordura ingerida pelo organismo. A médica e nutróloga Daniela Hueb explica que "no estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade".

Assim, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. Ela também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Além do efeito emagrecedor da pectina, que bloqueia a absorção da gordura quando chega ao intestino, a fibra protege o coração, conforme foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba.
A pectina ainda ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo.

Para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo dois litros por dia e utilizá-la diariamente, já que uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la ao cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições.



A farinha de maracujá também é rica em:

Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Faça a farinha em casa:

• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.