terça-feira, 15 de abril de 2008

Dicas para manter a saúde e prevenir doenças!



Nenhuma fórmula medicamentosa substitui hábitos de vida saudáveis, como atividade física regular, alimentação balanceada, exames preventivos, não fumar, beber moderadamente e gerenciar as pressões do dia-a-dia de maneira equilibrada.

Dez dicas para manter a saúde e prevenir doenças!

1. Nosso organismo precisa de água. Até aí nenhuma novidade, não é mesmo? Só que a verdade é que ingerimos pouca água. O recomendado é que se tome todos os dias pelo menos 2 litros deste precioso líquido. Normalmente, as pessoas ingerem menos da metade. Não confie em sua sede. Esse mecanismo, sem dúvida útil ao corpo, é um pouco tardio: quando a sentimos já estamos desidratando.

2. Tem muita gente que não abre mão de uma tragadinha. Mas lembre-se que fumar é um vício que aumenta a quantidade de radicais livres, o que destrói as células do seu corpo. Outro detalhe: o fumo diminui a capacidade do seu organismo de absorver os nutrientes presentes nos alimentos. Quer mais? O cigarro aumenta os níveis de hormônios que provocam a queda dos cabelos.

3. Uma boa aparência começa com uma boa alimentação. Uma dieta saudável e rica em vitaminas, principalmente E e C, auxilia na formação de colágeno, favorece a microcirculação e dá elasticidade à pele. A vitamina A também é importante, pois ajuda a regular o funcionamento do tecido cutâneo.

4. Abusar do sol é um dos grandes pecados, especialmente no verão. A exposição excessiva aos raios solares provoca manchas, rugas, ressecamento e câncer de pele. O preço por um bronzeado pode acabar saindo muito caro. Portanto, tome sol nos horários propícios (até as 10h e após as 16h) e não esqueça do protetor solar.

5. Dormir bem é outro fator importante para alcançar uma boa qualidade de vida. Pois é durante o sono que o corpo secreta hormônios essenciais, como a leptina e o cortisol. Durante o chamado sono profundo, o organismo libera o hormônio GH, responsável pelo crescimento e renovação das células.

6. Não há milagres. Vida sedentária é sinônimo de doenças e envelhecimento precoce. Não estamos sugerindo que você vire um atleta, mas dedicar algumas horas do seu dia às atividades físicas é muito saudável. Malhar ajuda a regular o metabolismo do nosso organismo, além de ajudar na parte estética, aumento sua auto-estima e sua alegria de viver.

7. Não é porque você mora em uma cidade grande que não há como realizar atividades físicas e ao mesmo tempo relaxantes e interessantes. Caminhar por parques públicos, visitar museus ou até mesmo passar um tempo em spas urbanos podem ser ótimas opções.

8. Para vencer o estresse do dia-a-dia prepare um chá com ervas medicinais: passiflora (a folha do maracujá), cavalinha, sálvia e flores de camomila. Deixe em infusão em pote tampado por 20 minutos.

9. Para as mulheres, o chá de casca de uma árvore chamada ‘agoniada’, encontrada nas casas especializadas em ervas medicinais, é um forte aliado da saúde de útero e ovários.

10. No mais, pense positivo e tente fazer de cada dia algo mais feliz e promissor. Só depende de você e do modo como encara a vida e os problemas.

"Para combater a celulite, caracterizada por depressões de inchaços e de gorduras, nada melhor que adotar uma alimentação saudável a base de redução de sal, açúcar e gordura saturada, aumentando também o consumo de frutas e vegetais..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.