terça-feira, 15 de abril de 2008

Dormir Bem: Uma Necessidade...

Dormir bem ajuda a evitar rugas e acúmulo de gorduras, garante o bom funcionamento fisiológico e ainda favorece o desempenho físico. Conheça algumas medidas para embarcar numa noite de sonhos tranqüilos!


Antes de ser um fator importante para a estética, o sono é uma necessidade vital. Dormir é tão essencial para conservar a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Prova disso são as infindáveis pesquisas que mostram como quem viveu muito tempo teve ao longo da vida um sono regular. Isso acontece porque dormir é sinônimo de descansar o corpo do desgaste físico do dia. É também o momento de reorganização da mente após um período de muitos estímulos. Por isso, é fundamental garantir a qualidade do sono.


"O sono é essencial para diversas funções cerebrais, como memória, aprendizado e concentração. Ele também contribui para a boa qualidade fisiológica, pois garante disposição e energia para o corpo", explica a pneumologista do Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Luciana Palombini. De acordo com ela, o sono profundo ajuda a preservar o tônus muscular, combate doenças ósseas como a osteoporose e ainda garante uma boa atuação física.

Quando uma pessoa dorme, ela ainda passa por uma série de reparos em todos os nossos órgãos vitais, graças à elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que se agregam aos tecidos dos órgãos - fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração - e os renova.
Além desses benefícios, está cientificamente provado que quem dorme mais engorda menos. "A privação do sono diminui a liberação de hormônios responsáveis pela saciedade. Por isso, quem dorme pouco tem mais fome", afirma a neurologista Dalva Poyares, também médica do Instituto do Sono. Os hormônios em questão são a leptina (importante na queima da gordura) e a grelina (que regula o controle do peso e o consumo de energia). Segundo Dalva, a falta de sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Quem não dorme, desregula até mesmo o nível do colesterol e do triglicérides.

Também não é história para boi dormir que uma boa noite de sono é capaz de amenizar a formação de rugas. Primeiro porque quem dorme mal fica cansado, tenso e estressado. Um dos motivos para isso é que a falta de sono estimula a produção de cortisol, justamente o hormônio do estresse. Ao ficar apto a se irritar facilmente, a testa de quem não dorme bem fica mais franzida, o que resulta no aparecimento das rugas de tensão. Luciana conta que é na última fase do sono - conhecida como R.E.M (do inglês Rapid Eyes Moviment) - que o relaxamento da musculatura atinge seu grau máximo.

Outro fator para o aparecimento das temidas linhas de expressão também se relaciona ao GH. "O hormônio do crescimento atua ainda no rejuvenescimento e na renovação celular", esclarece. A médica conta que, uma vez que as células nascem e morrem, o sono insatisfatório faz com que elas sejam mal repostas. Sendo assim, as pessoas que não dormem direito tendem a envelhecer mais depressa.

Sem dormir no ponto

Um bom sono não é feito de quantidades de horas dormidas. O neurologista da Sociedade Brasileira do Sono e docente da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) John Fontenelli Araújo sinaliza que cada indivíduo tem necessidades distintas, embora seja indicado que um adulto durma pelo menos sete ou oito horas por dia. "Tudo depende do quanto você se sente bem quando acorda. Para alguns indivíduos, dormir por quatro horas é o bastante. Outros necessitam de pelo menos 10. Antigamente, diziam que os dorminhocos tinham pouca capacidade intelectual. Isso é balela. Albert Einstein, por exemplo, dormia 12 horas por dia", aponta.

John conta que irritabilidade, mau humor, baixa capacidade de concentração, baixo rendimento no trabalho, perda do apetite sexual e estresse são algumas das principais conseqüências do acúmulo de noites mal dormidas. Por essa razão, quem quer pegar no sono sem problemas e garantir bons sonhos para contar no dia seguinte deve investir em algumas medidas antes de se deitar. E sem apelar para remédios. "Medicação para dormir só pode ser utilizada com indicação médica. Mas uma indicação dessas é feita apenas em casos especiais, como no caso de quem sofre de distúrbios do sono. Para quem não tem problemas de saúde, é indicado procurar soluções naturais", ressalta o neurologista.

Com a ajuda dos médicos consultados para a reportagem, seguem dicas fáceis e até mesmo essenciais para quem só aprendeu a contar carneirinhos...

HORA DE DORMIR

Ambiente propício - O local do sono deve ser utilizado exclusivamente para dormir e ter relações sexuais. Em outras palavras, não leve problemas para a cama. O espaço também não pode absorver ruídos, não deve ter muita claridade, nem frio ou calor excessivos.

Na hora certa - Mantenha horários regulares para dormir e acordar. Logo o organismo vai se adaptar ao ritmo e irá condicioná-lo a se deitar no tempo estabelecido.

Ducha - Invista num banho morno antes de dormir, para dilatar os vasos sanguíneos e relaxar a musculatura.

Fuja dos estimulantes - Evite o consumo de substâncias que possam excitar o sistema nervoso, como bebidas que contêm cafeína, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas.

Xícara de chá - O hábito de preparar um chá antes de dormir recebeu aval científico. Desde que a bebida não contenha cafeína, como o preto e o mate. Fazem parte da lista melissa, capim-limão, camomila e lúpulo. Para as noites de insônia, o médico recomenda ervas com ação mais intensa, como valeriana, kava e passiflora.

Travesseiros com cheiro - Pesquisas já demonstraram que aromas produzem efeitos no cérebro. Até agora, a essência mais estudada para ajudar a dormir é a lavanda, que tem ação calmante e antidepressiva.

Jantar leve - Nada de gula antes de deitar nem de ir para a cama de estômago vazio. É importante comer algo leve antes de dormir, como uma barra de cereal. Isso porque taxas baixas de glicose atrapalham o sono.

Bom e velho leite - Uma xícara de leite morno ajuda, já que a bebida tem triptofano, substância que dá sensação de bem-estar.

Embalar o sono - Alguns sons reduzem os batimentos cardíacos e acalmam a respiração. Jazz e música de orquestra são os estilos mais indicados.

Acessórios - Máscaras e tampões de ouvidos podem ser aliados importantes para fugir da luz e dos barulhos.

Nada de água - Procure se hidratar durante o dia, tomando de dois a três litros de água. Beber água à noite dá vontade de ir ao banheiro e interrompe o sono.

Adeus, despertador - Não é aconselhável acordar quando está dormindo. É preciso despertar quando o organismo dá o sinal.

Mexa o corpo - Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente e, assim, relaxar e dormir. Durante a atividade física o cérebro fica em estado de repouso, por isso quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental.

Sexo - As relações sexuais apaziguam o espírito, relaxam o corpo e trazem uma boa noite de sono.



Fonte: Fitness Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.